Instrução Secundária em Mato Grosso: a trajetória da matemática para o ensino (1879-1902)

  • Luana Vieira Ramalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Costa dos Santos
  • Klinton Pinheiro Sales

Resumo

O artigo pretende discutir a trajetória da matemática no ensino secundário no Liceu Cuiabano em Mato Grosso, entre 1879 e 1903. Nesse sentido, é necessário entender a formação e a atuação dos professores de matemática na época. Para isso, são analisadas fontes primárias, incluindo leis, regulamentos da instrução pública e relatórios de presidentes da província. A base teórica e metodológica inclui autores da história cultural, como Chervel (1990), que discute a história das disciplinas escolares, Julia (2001) que explora a cultura escolar. A perspectiva sócio-histórica de Hofstetter e Schneuwly (2017) é utilizada para discutir os saberes profissionais dos professores que ensinaram matemática no período em estudo: saberes a e para ensinar. Os resultados das análises indicam alterações na organização das disciplinas que compunham o curso de matemática elementar, permitindo inferir a produção de novos saberes para o ensino e para a formação, evidenciando também a constituição de uma cultura escolar diferente da do ensino primário. Além disso, as análises mostram que a aquisição de conhecimentos pedagógicos está lentamente se firmando na constituição de saberes para ensinar no Liceu Cuiabano, enquanto o saber a ensinar se faz presente nas rubricas álgebra, geometria e aritmética. Este estudo se mostra pertinente para a ampliação das discussões sobre saberes profissionais de professores no contexto do ensino secundário.

Publicado
2025-03-07
Como Citar
Ramalho, L. V., Simões Costa dos Santos , E., & Pinheiro Sales , K. (2025). Instrução Secundária em Mato Grosso: a trajetória da matemática para o ensino (1879-1902). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22585
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>