Entre o som e a imagem

Convergências tecnológicas para a acessibilidade e promoção do conhecimento

Palavras-chave: Acessibilidade educacional, Convergência tecnológica, Divulgação científica, Realidade aumentada, Educação Amazônica

Resumo

Este estudo analisa a convergência de tecnologias como estratégia para promover a acessibilidade e a disseminação do conhecimento em contextos educacionais diversos. A pesquisa desenvolve-se como um estudo de caso, centrado na análise de duas ferramentas tecnológicas elaboradas em uma instituição pública de ensino superior na região amazônica: um programa semanal de rádio e televisão voltado à divulgação científica e um sistema de realidade aumentada com objetos interativos, aplicado em atividades pedagógicas. O objetivo é compreender de que modo a integração dessas tecnologias pode ampliar o acesso de diferentes públicos à informação, especialmente em regiões marcadas por desigualdades de infraestrutura e limitações de acesso à educação presencial. A metodologia empregada articula abordagens qualitativas e quantitativas, com observação participante, análise documental e levantamento de dados por meio de plataformas digitais, resultando em indicadores sobre a recepção do conteúdo por parte da comunidade. Os dados apontam que episódios da rádio com temáticas relacionadas à sustentabilidade, ciência aplicada e inclusão social obtiveram maior repercussão nas redes sociais, revelando o interesse do público por temas vinculados à realidade amazônica. Já o projeto de realidade aumentada demonstrou ganhos significativos na compreensão de conceitos científicos, especialmente entre estudantes do ensino básico, que interagiram com os objetos 3D e relataram maior facilidade em assimilar conteúdos tradicionalmente abstratos. A análise comparativa das duas ferramentas, sistematizada em quadro descritivo, evidencia a complementaridade das linguagens — sonora, visual e interativa — na mediação do conhecimento, ao mesmo tempo em que confirma a pertinência do uso de metodologias ativas adaptadas às condições socioterritoriais da Amazônia. Portanto, convergência tecnológica, quando orientada por princípios de inclusão e contextualização, constitui uma estratégia eficaz para potencializar o papel transformador na promoção do conhecimento, ao diversificar os meios de comunicação, ampliar o engajamento dos sujeitos e garantir acesso a práticas educativas mais críticas, plurais e territorializadas.

Biografia do Autor

Edson Vasconcelos, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, PA, Brasil

Graduando no curso de Licenciatura em Física. Além disso, participou como bolsista nos seguintes projetos de ensino e extensão: ÁGUA, FÍSICA E SOCIEDADE: Entendendo a importância da utilização sustentável da água através da física de 08/2023 à 07/2024 e Promoção do Acesso ao Conhecimento Científico e Tecnológico e Inclusão Social através das Tecnologias da Informação e Comunicação de 09/2024 à 07/2025.

Cleidilane Sena, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, PA, Brasil

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2005), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Ciências (Área:Física) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Física pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará- Campus de Abaetetuba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de nanopartículas e materiais compósitos de metais, óxidos (pó e filmes) e materiais elastoméricos. É líder do grupo de pesquisa Materiais Nano e Microestruturados da Amazônia (MNMA). Também atua na área de ensino de Física, como professora de Estágio Supervisionado em Física, coordenadora dos Laboratórios de Física do Campus de Abaetetuba (LFCA), integrante do núcleo docente estruturante do curso de Licenciatura em Física da UFPA-Campus de Abaetetuba. Além disso, desenvolve projetos de ensino e extensão utilizando a rádio comunitária local, realidade aumentada e materiais alternativos.

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Publicado
2025-11-24
Como Citar
VASCONCELOS, E.; SENA, C. Entre o som e a imagem. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 24 nov. 2025.
Seção
Artigos Científicos