EDUCAÇÃO EM SAÚDE

ESTUDOS COM FOCO NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO APOIO DA PREVENÇÃO E CONTROLE DA SAÚDE DE ADULTOS

Palavras-chave: Educação em Saúde, Tecnologias, APPs

Resumo

O foco deste trabalho foi revisar a literatura acadêmica acerca do tema Educação em Saúde, dando ênfase às Tecnologias Digitais, principalmente aplicativos para smartphones, chamados APPs. A pesquisa abrangeu estudos acadêmicos, teses e dissertações produzidos no Brasil entre os anos de 2010 e 2021. A busca foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. No total, foram localizados 989 trabalhos que, ao aplicar os critérios de exclusão e os títulos repetidos restaram 121 trabalhos. Destes, 28 trabalhos foram lidos e incluídos, 22 dissertações e 6 teses. Os resultados mostram que existem diversos programas de pós-graduações, principalmente no Sudeste e Sul do Brasil, preocupados em estudar e respaldar cientificamente os APPs voltados para a área da Educação em Saúde.

Biografia do Autor

Luciano Panosso da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW

Doutorando em Educação, Mestre em Educação Física e Profissional de Educação Física. Atualmente é Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW. Membro do grupo de pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI, onde atua nos temas de Educação em Saúde através das Tecnologias Digitais aliadas às Atividades Físicas.

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW

Doutora em Educação (PUC RS), Mestre em Educação (UFPel RS). Atualmente é Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/FW. Coordena o Grupo de pesquisa em Educação e Tecnologias - GPET/URI, atuando com temas relacionados a educação, tecnologias digitais, gestão e inovação acadêmica.

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Publicado
2023-12-29
Como Citar
Panosso da Silva, L., & Cerutti, E. (2023). EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 3(1), 21. https://doi.org/10.55028/edutec.v3i1.16486