Computational Thinking and its conceptual identity in the post-BNCC era

A critical analysis of persistent ambiguities

Keywords: Computational Thinking, Conceptualization, Computing Education, Basic Education, Wing (2006)

Abstract

The inclusion of Computational Thinking (CT) as a mandatory competence in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) – Computation, in 2022, consolidated its presence in the Basic Education curriculum. However, the conceptual consolidation of CT still faces significant challenges, especially in teacher training and academic production. This article critically analyzes eight documents, including scientific articles and educational materials, published after the BNCC Computation release, aiming to identify recurring patterns of conceptual ambiguity and misuse of the term. The methodology adopted was qualitative, with a critical-documentary approach and epistemological analysis. The results indicate that many of the analyzed documents present vague definitions, metaphorical appropriations, or imprecise interpretations of the CT concept, often based on uncritical readings of Wing's (2006) original definition. Instances were also identified where the concept is used as a generic label, dissociated from minimum technical criteria such as logical structuring, formalizable representations, and computational execution potential. The analysis highlights the risk of conceptual dilution in the educational field, compromising its curricular application and teacher preparation. As an alternative, the study proposes a conceptual reconstruction anchored in three principles: epistemological clarity, technical fidelity, and didactic sensitivity. The article concludes by offering guidelines for more precise educational definitions of CT, defending its specificity as a distinct computational competence and its pedagogical relevance when correctly understood and applied. This analysis reinforces the need for conceptual rigor to ensure the effective integration of CT into Brazilian educational contexts.

Author Biographies

Marcelo Magalhães Foohs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Professor Titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de informática na educação desde 1999. Seus interesses incluem: repositórios de objetos de aprendizagem, projeto e desenvolvimento de objetos educacionais, mídias na educação, jogos educativos, aprendizagem colaborativa apoiada por computador, teorias educacionais aplicadas às tecnologias de informação e comunicação, linguística aplicada à computação, inteligência artificial aplicada à educação e processos de aquisição da linguagem.

Randerson Oliveira Melville Rebouças, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Estácio, com especialização em Engenharia de Sistemas e Mestrado em Informática em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente cursa o doutorado em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS), ocupa a posição de Gerente de Engenharia de Software na Geekie, atua como consultor de tecnologia na Engagers e é professor de tecnologia para cursos de graduação na UniSociesc em Blumenau. Com 15 anos de experiência na área de tecnologia, já atuou em empresas como Philips, Serasa, AmbevTech, MadeiraMadeira e Unico. Atuou também em projetos de inovação na UFCG, em parcerias com empresas como AOC, Compal e Motorola. Com experiência em desenvolvimento de software, DevOps e QA, tem se concentrado na gestão estratégica de times de tecnologia e na atuação como consultor em tecnologia. Sua trajetória profissional é marcada pela contribuição para a inovação e eficiência em projetos tecnológicos, sempre com um olhar atento para a diversidade e representatividade no ambiente de trabalho.

Júlia Paes Krüger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o mestrado, investigou amebas de vida livre e bactérias resistentes, contribuindo para o entendimento das interações microbianas no ambiente e aprimorando sua capacidade de desenvolver estudos científicos. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS), onde sua pesquisa se concentra no impacto do pensamento computacional no desenvolvimento linguístico. Com uma abordagem inovadora, combina os princípios da metodologia Montessori e do ensino maker para propor metodologias educacionais que conectem tecnologia e práticas pedagógicas contemporâneas. Além disso, é licencianda em Computação e Robótica Educativa pela UFRGS e professora da Educação Básica em Ciências, Computação e Robótica, coordenando também a área da Computação da escola. Desde 2021, desenvolve projetos educacionais com Arduino e Lego, criando experiências de aprendizado criativas e envolventes. Também é uma das fundadoras do grupo Porto Hacker, que promove a democratização do ensino de computação e robótica para educadores e entusiastas.

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Published
2025-07-02
How to Cite
FOOHS, M. M.; REBOUÇAS, R. O. M.; KRÜGER, J. P. Computational Thinking and its conceptual identity in the post-BNCC era. Edutec - Education, Digital Technologies, and Teacher Education, v. 5, n. 1, 2 Jul. 2025.
Section
Scholarly articles