Pensamiento Computacional y su identidad conceptual en el post-BNCC

Un análisis crítico de las amigüedades persistentes

Palabras clave: Pensamiento Computacional, Conceptualización, Enseñanza de la Computación, Educación Básica, Wing (2006)

Resumen

La inclusión del Pensamiento Computacional (PC) como competencia obligatoria en la Base Nacional Común Curricular (BNCC) – Computación, en 2022, consolidó su presencia en el currículo de la Educación Básica brasileña. Sin embargo, la consolidación conceptual del PC aún enfrenta desafíos significativos, especialmente en el campo de la formación docente y de la producción académica. Este artículo analiza críticamente ocho documentos, entre artículos científicos y materiales educativos, publicados tras la promulgación de la BNCC Computación, con el objetivo de identificar patrones recurrentes de ambigüedad conceptual y uso indebido del término. La metodología adoptada fue cualitativa, con un enfoque crítico-documental y un análisis epistemológico. Los resultados indican que muchos de los documentos analizados presentan definiciones vagas, apropiaciones metafóricas o interpretaciones imprecisas del concepto de PC, frecuentemente basadas en lecturas acríticas de la definición inaugural de Wing (2006). También se identificaron casos en los que el concepto es utilizado como etiqueta genérica, disociado de criterios técnicos mínimos, como la estructuración lógica, las representaciones formalizables y el potencial de ejecución computacional. El análisis evidencia el riesgo de dilución conceptual en el ámbito educativo, comprometiendo su aplicación curricular y la formación docente. Como alternativa, se propone una reconstrucción conceptual anclada en tres principios: claridad epistemológica, fidelidad técnica y sensibilidad didáctica. El artículo concluye proponiendo directrices para definiciones educativas más precisas del PC, defendiendo su especificidad como competencia computacional distinta y su relevancia pedagógica cuando es correctamente comprendida y aplicada. Esta contribución refuerza la necesidad de rigor conceptual para garantizar la efectividad del PC en el contexto educativo brasileño.

Biografía del autor/a

Marcelo Magalhães Foohs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Professor Titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de informática na educação desde 1999. Seus interesses incluem: repositórios de objetos de aprendizagem, projeto e desenvolvimento de objetos educacionais, mídias na educação, jogos educativos, aprendizagem colaborativa apoiada por computador, teorias educacionais aplicadas às tecnologias de informação e comunicação, linguística aplicada à computação, inteligência artificial aplicada à educação e processos de aquisição da linguagem.

Randerson Oliveira Melville Rebouças, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade Estácio, com especialização em Engenharia de Sistemas e Mestrado em Informática em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente cursa o doutorado em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS), ocupa a posição de Gerente de Engenharia de Software na Geekie, atua como consultor de tecnologia na Engagers e é professor de tecnologia para cursos de graduação na UniSociesc em Blumenau. Com 15 anos de experiência na área de tecnologia, já atuou em empresas como Philips, Serasa, AmbevTech, MadeiraMadeira e Unico. Atuou também em projetos de inovação na UFCG, em parcerias com empresas como AOC, Compal e Motorola. Com experiência em desenvolvimento de software, DevOps e QA, tem se concentrado na gestão estratégica de times de tecnologia e na atuação como consultor em tecnologia. Sua trajetória profissional é marcada pela contribuição para a inovação e eficiência em projetos tecnológicos, sempre com um olhar atento para a diversidade e representatividade no ambiente de trabalho.

Júlia Paes Krüger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante o mestrado, investigou amebas de vida livre e bactérias resistentes, contribuindo para o entendimento das interações microbianas no ambiente e aprimorando sua capacidade de desenvolver estudos científicos. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (UFRGS), onde sua pesquisa se concentra no impacto do pensamento computacional no desenvolvimento linguístico. Com uma abordagem inovadora, combina os princípios da metodologia Montessori e do ensino maker para propor metodologias educacionais que conectem tecnologia e práticas pedagógicas contemporâneas. Além disso, é licencianda em Computação e Robótica Educativa pela UFRGS e professora da Educação Básica em Ciências, Computação e Robótica, coordenando também a área da Computação da escola. Desde 2021, desenvolve projetos educacionais com Arduino e Lego, criando experiências de aprendizado criativas e envolventes. Também é uma das fundadoras do grupo Porto Hacker, que promove a democratização do ensino de computação e robótica para educadores e entusiastas.

Citas

BARBOSA, N. C.; MARTINS, J. L. Desconectando para conectar: a utilização do pensamento computacional no ensino de Língua Portuguesa. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 1, e13277, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.54033/cadpedv22n1-085. Acesso em: 21 abr. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://link.ufms.br/RKzbY. Acesso em: 21 abr. 2025.

CARATTI, R. L.; VASCONCELOS, F. H. L. O pensamento computacional na visão dos professores da educação básica. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 28, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2447-5246.2023.v28.42061. Acesso em: 26 abr. 2025.

CARNEIRO, A. de F. F.; SILVA, C. C. da. Pensamento computacional na educação infantil: análise do conhecimento docente e desafios enfrentados. Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 22, n. 4, e14100, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.54033/cadpedv22n4-133. Acesso em: 21 abr. 2025.

CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Nota Técnica nº 21: Inteligência artificial na educação básica: novas aplicações e tendências para o futuro. São Paulo: CIEB, 2024. Disponível em: https://link.ufms.br/Y6ZpG. Acesso em: 21 abr. 2025.

CREMA, C. Produto educacional: cartilha com atividades desplugadas para o Ensino Médio. Joinville: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585927. Acesso em: 21 abr. 2025.

DENNING, P. J.; TEDRE, M. Computational Thinking. Cambridge: MIT Press, 2019.

DENNING, P. J.; TEDRE, M. Computational Thinking: A Disciplinary Perspective. Informatics in Education, v. 20, n. 1, p. 361-390, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15388/infedu.2021.21. Acesso em: 22 abr. 2025.

FERREIRA, R. L. P.; BURLAMAQUI, A. A. R. S. S. Integração do pensamento computacional ao currículo da educação infantil: mapeamento sistemático da literatura. EM TEIA | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 15, n. 2, p. 207 224, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.51359/2177-9309.2024.263932. Acesso em: 21 abr. 2025.

GRAÇA, A.; COLAÇO, S. Pensamento computacional: desafios para os professores. Revista da UI_IPSantarém, v. 12, n. 1, p. 1-18, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.25746/ruiips.v12.i1.33679. Acesso em: 21 abr. 2025.

ROMERO, M. F. V.; GOULART, T. C. K. A incorporação do Pensamento Computacional na escola pública: um olhar para os benefícios e desafios. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, Londrina, v. 40, n. especial, p. 486-512, 2024. Disponível em: https://link.ufms.br/VTpGM. Acesso em: 21 abr. 2025.

SANTOS, B. B. dos; FALCÃO, T. P. Pensamento computacional na formação inicial de professores. RENOTE – Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 196-206, jul. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.141547. Acesso em: 21 abr. 2025.

WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215. Acesso em: 21 abr. 2025.

Publicado
2025-07-02
Cómo citar
FOOHS, M. M.; REBOUÇAS, R. O. M.; KRÜGER, J. P. Pensamiento Computacional y su identidad conceptual en el post-BNCC. Revista Edutec - Educación, Tecnologías Digitales y Formación Docente, v. 5, n. 1, 2 jul. 2025.
Sección
Artículos científicos