O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
  • O autor e os eventuais coautores conhecem e concordam com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos.
  • O autor responsável pela submissão confirma que os coautores estão cientes e notificados sobre a submissão do artigo e que após a submissão não é permitida inclusão ou exclusão de coautores.
  • O texto está escrito em português, espanhol ou inglês.
  • O arquivo da submissão está em formato .doc, .docx ou .odt.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O título do artigo tem menos do que dezesseis palavras.
  • O texto está dentro dos limites de tamanho: entre 35.000 e 50.000 caracteres (com espaços) para artigos científicos, sem contar os resumos; e entre 25.000 e 40.000 caracteres (com espaços) para resenhas críticas, sem contar os resumos.
  • O resumo está dentro dos limites de tamanho: de 200 a 300 palavras.
  • As referências estão de acordo com a ABNT NBR 6023 (2018).
  • As citações diretas e indiretas estão de acordo com a ABNT NBR 10520 (2023).
  • Não há no texto identificação da autoria ou das instituições a que pertencem os autores (as informações autorais ficarão registradas apenas como METADADOS, acessados somente pelos editores).
  • O texto submetido está em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2,5cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).
  • O texto está escrito em fonte Roboto ou Arial, corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha; emprega negrito em vez de sublinhado e itálico (exceto em endereços eletrônicos e palavras estrangeiras).
  • As figuras, quadros, tabelas e gráficos estão inseridos no corpo do texto e não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto passou por revisão de normas e língua portuguesa antes de sua submissão.
  • O trabalho possui no máximo 4 autores e pelo menos um/a é doutor/a.
  • As contribuições de cada autor na pesquisa estão explicitadas na seção específica do manuscrito, conforme o modelo de arquivo fornecido.
  • O autor principal não teve nenhum trabalho publicado na Revista Edutec no ano corrente.
  • O autor e os coautores estão cientes de sua responsabilidade e do cumprimento dos critérios éticos adotados na realização da pesquisa e apresentam as informações detalhadas no texto ou em documentos suplementares, quando aplicável.

Diretrizes para Autores

Os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes serão devolvidas aos autores, para correção. 

Os trabalhos submetidos devem ser originais e inéditos. Recomendamos que a submissão não esteja sendo avaliada para publicação em outra revista - caso contrário, deve-se justificar nos “Comentários ao editor”.

A Revista Edutec não cobra taxas para submissão, processamento ou publicação de manuscritos, nem qualquer outro tipo de taxa. 

✅ Políticas Editoriais

Conheça as políticas de escopo, avaliação, periodicidade, prazos, ética, privacidade e preservação na página Sobre a Revista.

✅ Requisitos de autoria

O trabalho deve possuir no máximo 4 autores. Pelo menos um dos autores precisa ter o título de doutor. O autor principal não pode ter publicado na Revista Edutec no ano corrente. No processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão de acordo com as exigências da revista. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

✅ Limites do texto

Para artigos científicos, o texto deve conter de 35.000 a 50.000 caracteres, considerados os espaços e as referências, exceto o resumo.

Para resenhas, o texto deve conter de 25.000 a 40.000 caracteres, considerando os espaços e as referências, exceto o resumo.

✅ Título

O título completo do trabalho deve ter no máximo 16 palavras e expressar com fidedignidade seu conteúdo.

✅ Resumo e palavras-chave

O resumo deve conter entre 200 e 300 palavras e explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos; metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Recomenda-se o uso de parágrafo único, voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. Devem-se evitar: neologismos, citações bibliográficas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente, bem como fórmulas, equações, diagramas etc. que não sejam absolutamente necessários.

As palavras-chave devem ser de 3 a 5, separadas por ponto final.

✅ Agradecimentos

Os agradecimentos (opcionais) devem ser citados em nota de rodapé e sem quaisquer referências, diretas ou indiretas, à autoria.

✅ Ilustrações

Figuras (fotos, desenhos e mapas), tabelas, quadros e gráficos devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem, sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título.

No caso de figuras, é necessário constar uma descrição da imagem, para fins de acessibilidade, em campo próprio imediatamente abaixo ou no corpo do texto.

Depois de cada item é necessário registrar sua fonte. Quando o material for original da pesquisa, deve-se fazer a indicação com a redação “Fonte: dados da pesquisa.” ou “Fonte: elaboração própria.”. Quando o material for de terceiro, deve-se fazer a indicação como citação da ABNT: “Autor (Ano, Página), ou “Adaptado de Autor (Ano, Página)”, caso haja adaptação de formato realizada pelos autores da pesquisa.

Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

As imagens devem vir em formato JPG com resolução a partir de 300 dpi e serem apresentadas em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que a legibilidade seja prejudicada. Todas as imagens devem ser enviadas também em seus arquivos originais, em formato .zip, como documento suplementar. O nome de cada arquivo deve corresponder ao enunciado do título (por exemplo: Figura 1).

A revista não aceita tabelas, quadros ou gráficos em formato de imagem. Tabelas, quadros e gráficos devem ser inseridos no corpo do texto em formato editável, para fins de acessibilidade. Mesmo que contenham imagens, partes textuais e/ou numéricas devem ser passíveis de edição. O caminho padrão para inserção desses recursos no Editor de Texto é “Inserir > Tabela/Gráfico”.

✅ Notas de rodapé

Notas de rodapé de caráter explicativo devem ser usadas com parcimônia, apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto. As notas devem estar numeradas em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem no texto.

✅ Citações

Citações diretas e indiretas devem obedecer à norma técnica da ABNT NBR 10520 (2023).

  1. Citações textuais literal de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas;
  2. Citações textuais literal de mais de três linhas devem estar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 10 e sem aspas;
  3. Nas situações (1) e (2) a indicação da autoria pode ocorrer no corpo do texto apenas com a inicial maiúscula, antes da citação literal (ficando apenas o ano de publicação e número da página entre parênteses) ou após a citação literal (ficando entre parênteses: o sobrenome apenas com a inicial maiúscula, ano da publicação e número da página);
  4. Caso não haja citação textual, mas apenas referência ao autor, o sobrenome deste deve ser indicado entre parênteses, com apenas a inicial maiúscula, junto com o ano da publicação da referida produção.

✅ Referências

As referências devem obedecer à norma técnica da ABNT NBR 6023 (2018).

Apenas as obras citadas ao longo do texto devem figurar na bibliografia, a qual deve constar, sob o título de Referências, ao final do artigo e em página separada.

✅ Traduções

O autor fica ciente de que, caso seu artigo seja aprovado, deverá enviar posteriormente resumo, título e palavras-chave vertidos para dois outros idiomas: no caso de originais em português, o inglês e espanhol; ou português e espanhol para artigos submetidos originalmente em inglês; ou português e inglês para artigos submetidos originalmente em espanhol.

✅ Ética na pesquisa

O autor e os coautores estão cientes de sua responsabilidade e do cumprimento dos critérios éticos adotados na realização da pesquisa e apresentam as informações detalhadas no texto ou em documentos suplementares, quando aplicável.

Todos os trabalhos submetidos que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.

✅ Uso de Inteligência Artificial

A Revista Edutec acolhe as orientações da Declaração de Heredia para o uso consciente e responsável de Inteligência Artificial (IA) na pesquisa, editoração e publicação científicas. Nesse sentido, fornecemos as seguintes diretrizes.

Os autores podem utilizar a IA como uma ferramenta de trabalho, mantendo sempre sua responsabilidade pelo conteúdo e a transparência sobre o uso.

  • A autoria de trabalhos científicos é exclusivamente atribuída a seres humanos. Modelos de linguagem ou IA generativa não podem ser considerados autores.
  • É fundamental declarar explicitamente o uso de IA em qualquer etapa da pesquisa ou elaboração do texto. Esta declaração deve incluir o modelo de IA e sua versão, a data de uso, como foi utilizada e quais produtos gerados pela ferramenta foram incorporados ao trabalho. O modelo de IA deve ser citado e referenciado.
  • Os autores devem filtrar e validar a veracidade das informações fornecidas pela IA, não assumindo suas respostas como absolutas. É responsabilidade do autor evitar plágio, desinformação e a propagação de vieses ao interagir com modelos de IA.
  • É proibido o uso de dados pessoais, confidenciais ou sensíveis em consultas a modelos de IA sem autorização explícita dos proprietários dos dados.
  • Caso haja financiamento de terceiros para o uso de IA no processo de pesquisa ou publicação, isso também deve ser mencionado.

Saiba mais sobre a política de uso de IA na página Ética em Pesquisa e Editoração.

✅ Identificação e currículo

O autor e quaisquer coautores devem possuir registro no ORCID e ter um Currículo Lattes, ou outro currículo on-line (se não brasileiro). As plataformas são utilizadas para verificação formal da autoria. 

✅ Informações da autoria

Para garantir a avaliação duplo-cega, o arquivo do manuscrito não pode apresentar qualquer identificação da autoria ou das instituições a que pertencem os autores. As informações autorais ficarão registradas apenas como metadados, inseridos através do formulário eletrônico de submissão. 

Nos metadados do sistema, a afiliação institucional deve ser informada no seguinte padrão: Nome completo da instituição (sem abreviações), Cidade, Sigla do Estado, País. Somente nos casos em que o autor não possua nenhuma afiliação institucional, é permitido declarar-se “Pesquisador independente”.

As contribuições de cada autor para a pesquisa devem ser explicitadas em seção específica do manuscrito, conforme o modelo de arquivo fornecido para submissão. Essa informação não deve ser ocultada para avaliação. 

✅ Formato

O texto deve ser submetido em formato A4 (margem superior 2,5cm, inferior 2,5cm, esquerda 2,5cm, direita 2cm, cabeçalho 1,25cm e rodapé 1,25cm).

A escrita deve ser realizada preferencialmente em fonte Roboto (ou Arial, como alternativa), em corpo 12, com parágrafos justificados, espaçamento 1,5 (um e meio) entre linhas e parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

Os destaques devem ser feitos em negrito. E os endereços eletrônicos e palavras estrangeiras podem ser escritos em itálico.

Todas as páginas do original devem estar numeradas sequencialmente.

✅ Modelo de arquivo

Faça download do arquivo de modelo para submissão. Todos os manuscritos devem seguir a formatação estabelecida no arquivo.

 

Artigos Científicos

Seção destinada a receber artigos científicos relacionados às temáticas que constituem o foco e o escopo da Revista Edutec, que apresentem resultados de pesquisas finalizadas ou em andamento ou ensaios teóricos. As normas de submissão devem ser conferidas em “Diretrizes para Autores”.

Resenhas Críticas

Seção destinada a receber resenhas de trabalhos relacionados às temáticas que constituem o foco e escopo da Revista Edutec, publicados até três anos antes da data de submissão. As normas de submissão devem ser conferidas em “Diretrizes para Autores”.

Política de Privacidade

Para autores e leitores

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Para avaliadores

Os dados informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação. Nome, endereço de e-mail e ORCID (se informado) poderão ser compartilhados com Reviewer Credits (reviewercredits.com) para fins de reconhecimento/certificação da revisão por pares. Consulte a Política de Privacidade do Reviewer Credits