ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS EN EDUCACIÓN REMOTA Y EXPERIENCIA CON AULA DE GOOGLE EN LA PANDEMIA

Palabras clave: Distanciamiento social, Google Classroom, Enseñanza remota, Pandemia

Resumen

La distancia social derivada de la pandemia COVID-19 obligó a los docentes a adaptarse a una nueva realidad, en la que la enseñanza a distancia se convirtió en la alternativa más prudente para la protección de la salud. En este contexto, esta investigación cualitativa con pasos inductivos y exploratorios presenta un informe de experiencia sobre el uso de tecnologías digitales, especialmente Google Classroom durante la enseñanza a distancia en 2020 en una escuela primaria en São Gabriel do Oeste, MS. Para apoyar las experiencias con la enseñanza a distancia y conocer la realidad de los docentes en Brasil frente a la docencia en un período pandémico, la etapa exploratoria de la investigación consistió en una revisión de la literatura para conocer las estrategias didácticas utilizadas por los docentes brasileños durante el período docente. remoto. Los resultados mostraron que Google Classroom y otras herramientas utilizadas en el aprendizaje remoto en un período pandémico son importantes en los procesos de enseñanza y aprendizaje. Sin embargo, es necesario que los docentes mejoren sus prácticas docentes a través de la formación y que los estudiantes con limitaciones tecnológicas reciban más apoyo. A pesar de esto, los entornos virtuales de aprendizaje y las plataformas de enseñanza en línea se han vuelto importantes para los procesos pedagógicos y para la salud pública en tiempos de pandemia.

Biografía del autor/a

Leandro Smiderle, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Ester Tartarotti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado na área de concentração em Genética pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002).  Atualmente é professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Instituto de Biociências (INBIO), atua na área de Biologia Geral na graduação e Ensino de Biologia pós-graduação. Tem experiência em pesquisa na área de Genética Animal, com ênfase em Biologia Molecular.

Citas

ALVES, K. B. Proposta para uso do poema “bella” em língua espanhola mediado pelo google classroom. TCC - Curso de Especialização em Línguas Estrangeiras Modernas – Inglês e Espanhol, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Campina Grande, p. 24. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/ng5es. Acesso em: 3 nov. 2021.

AMORIM, D. C. Potencial pedagógico do aplicativo whatsapp no ensino de biologia: percepções dos professores: percepções dos professores. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/PFeCP. Acesso em: 3 nov. 2021.

ARAÚJO, E. M. C. O uso das ferramentas do aplicativo "Google sala de aula" no ensino de matemática. 2016, 83 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Matemática Profissional, Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás, Catalão. 2016. Disponível em: https://link.ufms.br/2KTFp. Acesso em: 3 nov. 2021.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BONDARENKO, O. V.; MANTULENKO, S. V.; PIKILNYAK, A. V. Google Classroom as a Tool of Support of Blended Learning for Geography Students. 2019.

BREDOW, V. H.; HALLWASS, L. C. L. Aproximações via whatsapp: experiências, desafios e aprendizagens do ensino remoto emergencial. Esacademic, 2020.

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des) igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/z71rf. Acesso em: 3 nov. 2021.

CASSIO, F.; CARNEIRO, S. O descaso genocida e o cinismo: é hora de falar da educação como bem público. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/jgfYe. Acesso em: 3 fev. 2021.

COLEMARX, COLETIVO DE ESTUDOS EM MARXISMO EM EDUCAÇÃO. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE – Faculdade de Educação Rio de Janeiro – 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/kmgRB. Acesso em: 27 fev. 2021.

CORDEIRO, K. M. A. O impacto da pandemia na educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. 2020.

FACEBOOK. Termos de Serviço. Disponível em: https://link.ufms.br/wcsLe. Acesso em: 11 nov. 2021.

FREITAS, D. F.; FIGUEIREDO, F. J. B.; GUIMARÃES, T. A. O processo de ensino e aprendizagem utilizando o aplicativo kahoot. IntegraEaD, v. 2, n. 1, p. 6-6, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/oZegj. Acesso em: 11 nov. 2021.

GOMES, M. J. Desafios do E-Learning: Do Conceito às Práticas. In: SILVA, Bento D.; ALMEIDA, Leandro S. (Coord.). Actas do VIII Congresso Galaico Português de Psicopedagogia, Braga: CIEd/IEP/UM, 66-76. 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/9quXL. Acesso em: 11 nov. 2021.

GOMES, V. T. S.; RODRIGUES R. O.; GOMES R. N. S.; GOMES M. S.; VIANA L. V. M.; SILVA F. S. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, n. 4, e114, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/n5pKZ.. Acesso em: 27 nov. 2020.

GOULART, J. G. S. Flipgrid: a evolução dos fóruns de debate. In: LUNARDI, Larissa; RAKOSKI, Maria Cristina; FORIGO, Franciele Meinerz. (Org.). Ferramentas digitais para o ensino de Ciências da Natureza. Bagé, RS: Faith, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/cGSzn. Acesso em: 27 nov. 2021.

JÚNIOR, J. O. L.; MOTA, F. M. Uma proposta de ensino interdisciplinar complementar de português e matemática via google classroom. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 11, n. 24, p. 219-245, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/TrNF2. Acesso em: 27 nov. 2021.

KENSKI, V. M. Educação e internet no Brasil. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, ago. 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/DHtaM. Acesso em: 27 nov. 2021.

Layers Education, Google Sala de Aula. Disponível em: https://link.ufms.br/kMr8F. Acesso em: 18 out. 2020.

LUNARDI, Larissa; RAKOSKI, Maria Cristina; FORIGO, Franciele Meinerz. (Org.). Ferramentas digitais para o ensino de Ciências da Natureza. Bagé, RS: Faith, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/cGSzn. Acesso em: 27 nov. 2021.

MACHADO, J. R.; TIJIBOY, A. V. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação,, v. 3, n.1, 2005. Disponível em: https://link.ufms.br/gA7ys. Acesso em: 27 nov. 2021.

MORAES, M. Informática educativa no Brasil: um pouco de história. Em Aberto, Brasília, v. 12, n. 57, 1993. Disponível em: https://link.ufms.br/KqnI9. Acesso em: 27 nov. 2021.

MOREIRA, J. A., HENRIQUES, S., BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/So66h. Acesso em: 27 nov. 2021.

OLIVEIRA, D.; PEREIRA JUNIOR, E. A. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Retratos da Escola. Retratos da Escola, v. 14. n. 30, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/J0n70. Acesso em: 27 nov. 2021.

OLIVEIRA, M. A. M.; LISBÔA, E. S. S.; SANTIAGO, N. B. Pandemia do coronavírus e seus impactos na área educacional. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/n1FZd. Acesso em: 27 nov. 2021.

PAULUCCI, M. B.; DE ABREU MÓL, A. C. O uso do facebook como ferramenta de ensino e aprendizagem durante o período de isolamento social. Revista Carioca de ciência, tecnologia e educação, Rio Comprido, v. 5, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/SVjZT. Acesso em: 27 nov. 2021.

REIS, M. F. S.; FERNANDES, A. N. O. O podcast como ferramenta inclusiva em aulas remotas. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Lgirj. Acesso em: 22 mai. 2021.

ROHERS, J. A. A. D.; ANDRES, L. B.; RAKOSKI, M. C. Facebook como ferramenta de ensino. In: LUNARDI, Larissa; RAKOSKI, Maria Cristina; FORIGO, Franciele Meinerz. (Org.). Ferramentas digitais para o ensino de Ciências da Natureza. Bagé, RS: Faith, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/cGSzn. Acesso em: 27 nov. 2021.

RODRIGUES, M. A.; MENDES A. Q. Do Presencial ao Online: um estudo sobre as atitudes de estudantes face a situações de aprendizagem online. VII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2005.

SANTOS, C. A.; GAYOZO, B. A. A. Podcast em salas virtuais. IntegraEaD, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/yUQJ6. Acesso em: 27 nov. 2021.

SANTOS, C.; DIAS, C. kahoot! em ensino a distância: uma experiência em tempos de pandemia por covid-19. Interacções, v. 16, n. 55, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/coSZw. Acesso em: 27 nov. 2021.

SANTOS, M.; SOUSA JÚNIOR, A. R.; MACHADO, L. R.; BILESSIMO, S. M. S. Possibilidades e dificuldades na utilização do Google Sala de Aula: um estudo de caso em uma escola pública Brasileira. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 2, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/meyhS. Acesso em: 27 nov. 2021.

SANTOS, E.; LIMA, I. S.; SOUSA, N. J. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 16, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Q1B2x. Acesso em: 27 nov. 2021.

SILVA, C. G.; FIGUEIREDO, V.F. Ambiente virtual de aprendizagem: comunicação, interação e afetividade na EAD. Revista aprendizagem em EAD, v.1, n.1, 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/LCyEQ. Acesso em: 27 nov. 2021.

SILVA, G. R. da. Contexto pandêmico e o desafio do ensino de filosofia. In: Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina. v. 1, n. 1, 2021.

SILVA, C. D. da. Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino remoto: trabalhando funções orgânicas com o auxílio do Google Classroom. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de Brasília, 2021. Disponível em:https://link.ufms.br/eDpff. Acesso em: 27 nov. 2021.

SILVA, F. C.; PEIXOTO, G. T. B. Percepção dos professores da rede estadual do Município de São João da Barra-RJ sobre o uso do Google Classroom no ensino remoto emergencial. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/Xwk7m. Acesso em: 27 nov. 2021.

SILVA, M. A.; GRILLO Á. C.; FERREIRA, A. E. S. C. da S. Ensino emergencial a distância durante a pandemia de COVID-19: Perspectivas sobre uso da ferramenta Google Classroom e privacidade de dados. SCIAS-Educação, Comunicação e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 211-230, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/k0w4B. Acesso em: 27 nov. 2021.

SILVA, D.; ANDRADE, L. A. P.; SANTOS, S. M. P. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/xaftd. Acesso em: 27 nov. 2021.

SILVA, A. E. A. O uso do Google Classroom como recurso pedagógico em tempos de covid-19. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 2, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/HY0jj. Acesso em: 27 nov. 2021.

SIRENA, G. L. R. Google Meet como ferramenta para aulas e atividades online. In: LUNARDI, Larissa; RAKOSKI, Maria Cristina; FORIGO, Franciele Meinerz. (Org.). Ferramentas digitais para o ensino de Ciências da Natureza. Bagé, RS: Faith, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/cGSzn. Acesso em: 27 nov. 2021.

TESTA, W. L. Educação lazer e saúde: relato metodológico de educação a distância durante a pandemia do Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/iQUAI. Acesso em: 27 nov. 2021.

TOKARNIA, M. Um em cada 4 brasileiros não têm acesso à internet, mostra pesquisa. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 29 de abril de 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/RoIv0. Acesso em: 20 jan. 2021.

VALENTE, G. S. C.; DE MORAES, E. B.; SANCHEZ, M. C. O.; DE SOUZA, D. F.; PACHECO, M. C. M. D. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/tIkNx. Acesso em: 24 out. 2020.

VENTAYEN, R. J. M.; ESTIRA, K. L. A.; DE GUZMAN, M. J.; CABALUNA, C. M.; ESPINOSA, N. N. Usability Evaluation of Google Classroom: Basis for the Adaptation of GSuite E-Learning Platform. Asia Pacific Journal of Education, Arts and Sciences. v. 5 n.1, 47-51, 2008.

VIEIRA, C. G. de F. Musicalizando o Ensino de Ciências: a paródia no processo ensino – aprendizagem por intermédio do Google sala de aula. Monografia - Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.

YESKEL, Z. More teaching, Less tech-ing: Google Classroom Launches Today. Google. Disponível em: https://link.ufms.br/0U61H. Acesso em: 18 out.2020.

YESKEL, Z. Previewing a new Classroom. Google. Disponível em: https://link.ufms.br/jvAqL. Acesso em: 18 out. 2020.

Publicado
2021-12-22
Cómo citar
Smiderle, L., & Tartarotti, E. (2021). ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS EN EDUCACIÓN REMOTA Y EXPERIENCIA CON AULA DE GOOGLE EN LA PANDEMIA. Revista Edutec - Educación, Tecnologías Digitales Y Formación Docente, 1(1), 30. https://doi.org/10.55028/edutec.v1i1.13256