TECNOLOGIAS DIGITAIS E COVID-19
RELATOS DOCENTES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste trabalho buscamos responder, através de um estudo de caso específico, a seguinte questão “Quais as implicações resultantes da experiência docente com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), no contexto da pandemia de Covid-19?”. Para isso, foi construído e aplicado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, através da ferramenta Google Forms, a um grupo de professores de uma escola pública municipal da cidade de Lorena, Estado de São Paulo. Adotamos como base metodológica desta pesquisa o raciocínio indutivo, encontrado em Francis Bacon. A análise das respostas do grupo de professores foi realizada à luz do pensamento educacional de John Dewey e de autores relacionados ao uso das tecnologias digitais no ensino brasileiro, a saber, Lilian Bacich, José Moran, Josiane B. Cani e Dinamara P. Machado. Através dos resultados obtidos concluímos que, no contexto da pandemia de Covid-19, esses profissionais enfrentaram desafios pedagógicos, financeiros e psicológicos. Venceram os obstáculos por esforço quase que exclusivamente próprio, pois muitas das vezes se viram sós, em situações adversas do trabalho. Além disso, percebemos que quando se trata do uso das TDIC no ambiente escolar, há problemas graves na formação dos professores e nos recursos das instituições educacionais, principalmente, por falta de investimento e criação de políticas públicas efetivas.
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