TECNOLOGIAS DIGITAIS E COVID-19

RELATOS DOCENTES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Ensino, Tecnologias digitais, Covid-19

Resumo

Neste trabalho buscamos responder, através de um estudo de caso específico, a seguinte questão “Quais as implicações resultantes da experiência docente com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), no contexto da pandemia de Covid-19?”. Para isso, foi construído e aplicado um questionário de caráter qualitativo e quantitativo, através da ferramenta Google Forms, a um grupo de professores de uma escola pública municipal da cidade de Lorena, Estado de São Paulo. Adotamos como base metodológica desta pesquisa o raciocínio indutivo, encontrado em Francis Bacon. A análise das respostas do grupo de professores foi realizada à luz do pensamento educacional de John Dewey e de autores relacionados ao uso das tecnologias digitais no ensino brasileiro, a saber, Lilian Bacich, José Moran, Josiane B. Cani e Dinamara P. Machado. Através dos resultados obtidos concluímos que, no contexto da pandemia de Covid-19, esses profissionais enfrentaram desafios pedagógicos, financeiros e psicológicos. Venceram os obstáculos por esforço quase que exclusivamente próprio, pois muitas das vezes se viram sós, em situações adversas do trabalho. Além disso, percebemos que quando se trata do uso das TDIC no ambiente escolar, há problemas graves na formação dos professores e nos recursos das instituições educacionais, principalmente, por falta de investimento e criação de políticas públicas efetivas.

Biografia do Autor

Homailson Lopes Passos, Centro Universitário Internacional Uninter

Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Mestre em Ciências pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP. Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena. Professor de Matemática no Ensino Fundamental da rede municipal de Lorena, São Paulo.

Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor Livre-Docente no Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais - Mestrado Profissional da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL/USP e da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa da UNESP/Guaratinguetá.

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Publicado
2022-09-25
Como Citar
Lopes Passos, H., & Alvarenga Monteiro, M. A. (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS E COVID-19. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 2(1), 1-28. https://doi.org/10.55028/edutec.v2i1.15377