A relação entre EaD e o aprendizado não-formal via plataformas de streaming
Resumo
O presente artigo se propõe a analisar a relação entre a Educação a Distância (EaD) e o aprendizado via plataformas de streaming, com o objetivo de verificar se esse tipo de aprendizado pode ser considerado uma modalidade de EaD, à luz de seus desafios e características específicas. Para isso, realizamos uma breve recapitulação da história da EaD, desde seus primórdios, com o ensino por correspondência, até sua consolidação com o uso de tecnologias digitais. Em seguida, exploramos conceitos fundamentais para a compreensão do aprendizado mediado por plataformas de streaming, como comunidade virtual, ciberespaço e cibercultura. A EaD tem evoluído ao longo do tempo, beneficiando-se dos avanços tecnológicos que ampliaram seu alcance e impacto. Atualmente, as plataformas de streaming desempenham um papel crescente nesse cenário, proporcionando flexibilidade e acessibilidade ao ensino. No entanto, seu uso levanta questões sobre a qualidade da educação, a interação entre os participantes e o potencial pedagógico dessas ferramentas. A partir da revisão bibliográfica e da análise dessas novas práticas de ensino, discutimos as vantagens e desafios do aprendizado via streaming e sua possível equiparação ao modelo tradicional de EaD. Por fim, o artigo busca contribuir para o debate sobre as transformações no ensino a distância, avaliando as implicações do uso de plataformas de streaming para a democratização do conhecimento e a inclusão educacional.
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