A relação entre EaD e o aprendizado não-formal via plataformas de streaming

Palavras-chave: EaD, Aprendizado, Streaming

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a relação entre a Educação a Distância (EaD) e o aprendizado via plataformas de streaming, com o objetivo de verificar se esse tipo de aprendizado pode ser considerado uma modalidade de EaD, à luz de seus desafios e características específicas. Para isso, realizamos uma breve recapitulação da história da EaD, desde seus primórdios, com o ensino por correspondência, até sua consolidação com o uso de tecnologias digitais. Em seguida, exploramos conceitos fundamentais para a compreensão do aprendizado mediado por plataformas de streaming, como comunidade virtual, ciberespaço e cibercultura. A EaD tem evoluído ao longo do tempo, beneficiando-se dos avanços tecnológicos que ampliaram seu alcance e impacto. Atualmente, as plataformas de streaming desempenham um papel crescente nesse cenário, proporcionando flexibilidade e acessibilidade ao ensino. No entanto, seu uso levanta questões sobre a qualidade da educação, a interação entre os participantes e o potencial pedagógico dessas ferramentas. A partir da revisão bibliográfica e da análise dessas novas práticas de ensino, discutimos as vantagens e desafios do aprendizado via streaming e sua possível equiparação ao modelo tradicional de EaD. Por fim, o artigo busca contribuir para o debate sobre as transformações no ensino a distância, avaliando as implicações do uso de plataformas de streaming para a democratização do conhecimento e a inclusão educacional.

Biografia do Autor

Freddy Studart de Souza Brasil, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorando em Educação, Mestre em Educação (2021), especialista em Ensino das artes, técnicas e procedimentos (2020), graduado em Design Gráfico (2012) e artes visuais (2024). Possui formação em desenho, pintura, softwares de design, computação gráfica, ilustração fotografia e filmagem. Profissionalmente tem experiência de mais de 15 anos como ilustrador e professor de desenho, pintura e computação gráfica. Deu aula em diversos cursos, online e presenciais, para alunos de áreas de moda, arquitetura, belas artes, design, ilustradores entre outros. Como ilustrador trabalhou para o Brasil e internacionalmente nos mercados editorial, publicitário e de jogos digitais. Portfolio digital de produção artística em: https://www.artstation.com/fredstudart e https://www.behance.net/freddystudart.

Ana Valéria de Figueiredo, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora Adjunta da UERJ no Instituto de Artes, Licenciatura em Artes Visuais e PPGArtes-UERJ. Professora Titular II na UNESA, Licenciaturas e PPGE-UNESA. Cursa Estágio Pós-doutoral pela Universidade Nova de Lisboa - CICS Nova. Líder de Pesquisa dos Grupos PAVIS Pesquisa em Arte e Visualidades (UERJ) e GEPA Estratégias Pedagógicas de Aprendizagem (UNESA). Pesquisadora Seraphicus (UERJ), Estudos Culturais em Educação, Artes e Saúde (UERJ), Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Educação e Cultura (LEPTEC UNESA). Coordenadora do Laboratório Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu. Membra da RIA Rede Internacional de Ações Coletivas. Doutora em Ciências Humanas-Educação (PUC-Rio); Mestre em Educação (PUC-Rio); especialista em: Diversidade Étnica e Ensino Superior (UFRRJ ênfase no estudo das leis 10.639/03 e 11.645/08); Planejamento, Gestão e Implementação de EAD (PIGEAD UFF); Mediação Pedagógica em EAD (PUC-Rio); Gestão da Escola Pública (UFJF); Educação Especial (UNIG); Arte-terapia, Educação e Saúde (UCAM). Graduada em Licenciatura em Educação Artística (EBA UFRJ). Tem experiência na área de Artes e Educação: Ensino de Artes, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Estudos do/sobre o Lúdico, Prática de Pesquisa em Artes e Educação, Cultura Visual, Educação Especial/ Inclusiva, Educação Musical, Disciplinas Pedagógicas na Educação Básica e na Educação Superior (graduação e pós-graduação). Atuou como Docente Orientadora Residência Pedagógica em Artes UERJ-CAPES e Pedagogia UNIG-CAPES. Atuou como avaliadora do MEC em Artes Visuais e no PNLD Artes em 2015 e 2016. Compõe a Comissão Técnica ENADE Artes Visuais INEP-MEC.

Thiago Cardoso Sardenberg, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestre em Educação na IES UNESA / Estácio de Sá, RJ (2023). Estudando e pesquisando sobre criatividade, métodos criativos, processo criativo e ferramentas de estímulo a criatividade em busca das origens dos estudos sobre a temática da criatividade, em publicações antigas e recentes e de autores consagrados e novos e como os métodos mais conhecidos de ensino e estímulo são usados nos processos de Design e Educação (total, pontual e projetual). Bolsista Capes, CNPQ (de 08/2022 até 07/2023). Editor da Revista Científica do PPGE UNESA RJ REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA (de 09/2022 até 02/2023). Pós Graduado em Design Estratégico pela ESPM RJ (2012). Design Estratégico, Marketing, Gestão de Equipes e Projetos de Design. Docência no Ensino Superior AVM / UCAM RJ (2016 - incompleto). Graduado em Desenho Industrial pelo Centro Universitário da Cidade (2009). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico (impressão). Cursos em Artes Digitais: Modelagem e Animação 3D para audiovisual (jogos digitais e afins).

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Publicado
2025-06-10
Como Citar
BRASIL, F. S. DE S.; FIGUEIREDO, A. V. DE; SARDENBERG, T. C. A relação entre EaD e o aprendizado não-formal via plataformas de streaming. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 10 jun. 2025.
Seção
Artigos Científicos