O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo
Atualmente em um contexto de educação que vivencia um processo de transformação, entra em cena o uso das TIC como recursos auxiliadores que além de implementar, fortificam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo realizar uma intervenção para fins de investigação e contribuição na formação continuada com professores de diferentes formações de uma escola da rede estadual de ensino médio na Região Centro-Sul do Estado do Ceará. No momento da intervenção foi apresentado as plataformas PhET, StoryboardThat e Padlet, nas quais os participantes além de conhecerem a interface, fizeram simulações e construções para a compreensão de suas utilizações. Para sondagem do conhecimento, foram analisadas através de um questionário, a validação para a necessidade de formação e estudos que proporcionem aos professores capacitação voltadas para a utilização de recursos tecnológicos no contexto da sala de aula. Os resultados evidenciaram que mesmo inseridos em uma conjuntura em que prevalece o uso da tecnologia, alguns professores acreditavam que, por utilizar ferramentas como computadores e celulares em suas aulas, estavam ofertando o uso de TIC, desconhecendo o propósito da utilização destas. Por fim, o uso das TIC modificou a concepção dos professores e com elas podemos expandir de maneira satisfatória que favoreça o dinamismo no processo de ensino e aprendizagem.
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