O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Palavras-chave: Docentes, Ensino e Aprendizagem, TIC

Resumo

Atualmente em um contexto de educação que vivencia um processo de transformação, entra em cena o uso das TIC como recursos auxiliadores que além de implementar, fortificam o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo realizar uma intervenção para fins de investigação e contribuição na formação continuada com professores de diferentes formações de uma escola da rede estadual de ensino médio na Região Centro-Sul do Estado do Ceará. No momento da intervenção foi apresentado as plataformas PhET, StoryboardThat e Padlet, nas quais os participantes além de conhecerem a interface, fizeram simulações e construções para a compreensão de suas utilizações. Para sondagem do conhecimento, foram analisadas através de um questionário, a validação para a necessidade de formação e estudos que proporcionem aos professores capacitação voltadas para a utilização de recursos tecnológicos no contexto da sala de aula. Os resultados evidenciaram que mesmo inseridos em uma conjuntura em que prevalece o uso da tecnologia, alguns professores acreditavam que, por utilizar ferramentas como computadores e celulares em suas aulas, estavam ofertando o uso de TIC, desconhecendo o propósito da utilização destas. Por fim, o uso das TIC modificou a concepção dos professores e com elas podemos expandir de maneira satisfatória que favoreça o dinamismo no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Cícera Janete Alves de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Cedro (2018). Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC/CE, especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela FAVENI (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia no ensino e aprendizagem de Matemática e Tecnologias no ensino de Matemática. Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES.

Fernando Henrique Nogueira Amaral, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Civil (2015) e em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2013) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atualmente cursa pós-graduação na Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (EAD) pelo Instituto Federal da Paraíba.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferenciais especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

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Publicado
2022-09-25
Como Citar
Alves de Oliveira, C. J., Nogueira Amaral, F. H., & Lavor, O. P. (2022). O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 2(1), 1-19. https://doi.org/10.55028/edutec.v2i1.15300