O USO DAS TDIC NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ – BAHIA

Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino Médio, Prática Pedagógica, Interdisciplinaridade

Resumo

Trata-se de um trabalho realizado com o objetivo investigar, junto a professores do Ensino Médio de uma escola pública, no município de Caetité-BA, experiências em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação - TDIC, analisando-as de acordo com as propostas do governo do estado da Bahia e referenciais teóricos do tema, no ano de 2017. Os conteúdos digitais educacionais são disponibilizados pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no portal institucional. A pesquisa de campo foi desenvolvida, tendo como abordagem principal a concepção de praxiologia de Gramsci (1979) e Vázques (2007), a qual propõe a ação mediada pelo problema de pesquisa e pertence a um contexto social e histórico. O instrumento utilizado foi o questionário. As informações obtidas ao longo da pesquisa foram analisadas com base em referenciais teóricos como Vigotski (2007) e Moran (2018). Os resultados, apresentados demonstram que a infraestrutura encontrada na escola destoa do que se pretende realizar no processo de ensino-aprendizagem com mediação das TDIC. Aos professores são oferecidas formações continuadas e um acervo de recursos didáticos digitais que, pelas condições com que se deparam no contexto escolar, não é possível que toda essa produção de conhecimento seja aplicada em sua prática pedagógica.

Biografia do Autor

Pollyana Pereira Fernandes, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Modelagem Computacional (SENAI CIMATEC). Especialista em Práticas Docentes Interdisciplinares (UNEB). Graduada em Pedagogia (UNEB). É Analista Universitária, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus VI da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, atuando como Secretária Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade, em nível de Mestrado Profissional, no município de Caetité – BA.

Eliana Márcia dos Santos Carvalho, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Pós-doutorado em Educação: Currículo – PUC/SP. É Professora Titular do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus VI da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, atuando no curso de Letras/Inglês e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, no município de Caetité – BA.

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Publicado
2023-12-29
Como Citar
Pereira Fernandes, P., & Márcia dos Santos Carvalho, E. (2023). O USO DAS TDIC NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CAETITÉ – BAHIA. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 3(1), 33. https://doi.org/10.55028/edutec.v3i1.15403