ANÁLISE DE AÇÕES DE UM SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Este artigo apresenta a análise de depoimentos de professores especializados de um centro de apoio especializado sobre os “saberes” que julgam necessários para atender alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classes comuns de uma rede de ensino municipal paulista. Foram entrevistados, com roteiro semi-estruturado, 21 professores que trabalhavam, em 2004, em salas de recursos e de apoio, em serviço de itinerância, na sala de estimulação essencial e no atendimento à comunidade. Muitos destacaram que atuar no
centro de apoio demanda terem domínio da estrutura e da organização do ensino regular, pois são essas normativas que regem a vida escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados nas classes comuns. Para atuar em serviço de itinerância, recomendam que os conhecimentos do professor especializado sejam mais abrangentes, pois não atendem apenas um único tipo de necessidade educacional especial. Reivindicam a ampliação dos momentos de formação coletiva para que possam funcionar como momentos de
compartilhar seus conhecimentos, experiências e práticas; outra proposta indica que professores com especializações distintas podem atender juntos uma escola, principalmente quando a necessidade do aluno assim o exigir. Os resultados sugerem que os cursos de formação inicial e continuada de professores de educação especial devem ser repensados à luz das demandas atuais da inclusão escolar.