Chamada para o dossiê temático: “FRONTEIRAS DAS/NAS DIFERENÇAS E(M) EDUCAÇÕES”

2022-01-25

As experiências das diferenciações têm sido tematizadas de maneira recorrente em várias pesquisas na área da Educação, comumente sendo teorizadas de forma a contribuir para novas abordagens, recortes temáticos ousados, perspectivas de análises e proposições político-didáticas ampliadoras, críticas e/ou transformadoras. Ainda que muito tenha sido produzido envolvendo as diferenças das/nas educações, a produção das diferenciações na vida sociocultural está sempre nos convidando a mais reflexões. 

Tanto nos processos de diferenciações sociais, como no modo como a área da Educação tem analisado a diferença, há fronteiras que precisam ser mais discutidas e problematizadas. Referimo-nos às fronteiras teórico-metodológicas, mas também dos corpos, dos territórios, das identidades, das ilegalidades, dos direitos, das experiências estéticas, das instituições, das moralidades, das inclusões e exclusões, das políticas públicas, das subjetividades e tantas outras que configuram as produções das diferenças.

Os temas das fronteiras nas/das educações que essa chamada para dossiê temático da revista “Perspectiva em Diálogo - revista de Educação e Sociedade” busca reunir têm ligação direta com o que ocorre a partir das fronteiras ou nelas próprias, citadas no parágrafo anterior, envolvendo marcadores sociais das diferenças como, por exemplo: classe, raça/etnia, sexualidade, gênero, geração, religiosidade/espiritualidade, escolaridade, nacionalidade, territorialidade, entre outros.

Teoricamente, interessa-nos reunir resultados parciais ou finais de pesquisas na perspectiva pós-crítica em Educação, como aqueles envolvendo Teoria Queer, Estudos Culturais, Estudos Subalternos, Filosofia da Diferença, Estudos Feministas, Estudos Pós-coloniais, Estudos de(s)-coloniais, etc. Convidamos a todas as pessoas interessadas em pensar essa temática a se juntar a nós enviando propostas de artigos para a construção de um dossiê que se pretende um espaço de publicização das potencialidades fronteiriças da diferença enquanto categoria analítica nas/das educações.

 

Organizadores/as do dossiê temático: Dra. Elenise Cristina Pires de Andrade (UEFS), Dr. Washington César Shoiti Nozu (UFGD) e Dr. Tiago Duque (UFMS)

Submissão dos artigos: até 20 de dezembro de 2022

Publicação: v. 10, n. 23, maio./ago., 2023

Normas editoriaishttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/about/submissions