Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola

Resumo

A escola é um espaço de aprendizado e construção social que, ao longo do tempo, apresenta um crescente número de ocorrências violentas. Neste ambiente, uma das principais ferramentas de interação é a comunicação verbal, e esta tem sido moldada de acordo com o contexto que a cerca. Este artigo tem como objetivo descrever como a violência se expressa a partir da comunicação verbal entre alunos. Para isto, entrevistamos oito estudantes do Ensino Médio Regular e de Educação para Jovens e Adultos de uma escola pública federal da região metropolitana de Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil. Foi realizada Análise de Conteúdo na Modalidade Temática. A partir deste estudo qualitativo, identificou-se percepções dissonantes quanto à existência da violência verbal no espaço escolar. Foram registrados relatos de bullying, racismo e preconceito quanto à orientação sexual, entre outras formas de violência. Notou-se um reconhecimento do potencial violento de algumas falas entre colegas, porém este é minimizado com justificativas baseadas em parâmetros de intimidade e consentimento. Tais constatações evidenciam um processo de banalização e naturalização das falas desrespeitosas e violentas que ocorrem, mas não deveriam ocorrer, no ambiente escolar. Para o enfrentamento dessas situações de comunicação violenta, a escola deve possibilitar a toda a comunidade escolar espaços de discussão e reflexão sobre estratégias para que a comunicação possa contribuir para a construção de relações respeitosas e afetivas, de forma a impactar positivamente na vida de todos.

 

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Gemelli, A. P., Guimarães Alves, G., & Schubert, C. (2020). Brincadeira ou Violência? Uma análise da comunicação verbal dos alunos na escola. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 130-141. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10069
Seção
Artigos de demanda contínua