O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR)

  • Fabio Borges Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski UniGuairacá https://orcid.org/0000-0002-6474-0927
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

No presente trabalho, discute-se a Teoria Ator Rede (TAR) com o processo de interação entre o objeto manipulável e o aluno deficiente visual. Tem como objetivo apresentar possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir dessa teoria, de modo a promover o acesso e a apropriação ao conhecimento por alunos com essa deficiência e uma educação de qualidade para todos. O estudo apresenta abordagem qualitativa e faz uso da pesquisa bibliográfica como estratégia de pesquisa, a qual permitiu a discussão acerca desse processo de interação, que em sintonia com a teoria Ator Rede leva à compreensão resultante da rede de associações dos fenômenos que ocorrem no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski , UniGuairacá

Doutora, professora no mestrado do programa de pós-graduação em promoção da saúde, Faculdade Guairacá, e na Escola Profesora Julita-Apadevi (Cedida pela SEED) no trabalho com alunos deficiente visuais. https://orcid.org/0000-0002-6474-0927

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora, professora de mestrado e doutorado no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  https://orcid.org/0000-0002-1548-5739

Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora, professora de mestrado no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. https://orcid.org/0000-0002-2857-4159

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Borges, F., Mamcasz Viginheski , L. V., de Carvalho Rutz da Silva, S., & Silva Avila de Matos, E. A. (2020). O processo de interação entre actante humano x não humano no processo de ensino para aluno com deficiência visual, na teoria ator rede (TAR). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 239-250. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10123
Seção
Artigos de demanda contínua