Políticas de não-repetência na educação básica: uma revisão da literatura brasileira

Resumo

As políticas de não-repetência constituem uma alternativa para manter os alunos nas escolas e garantir que concluam os anos/séries escolares na idade adequada. Os objetivos deste estudo são, por meio de revisão da literatura brasileira: (i) apresentar uma delimitação de conceitos relacionados às políticas de não-repetência; e (ii) investigar quais são os principais achados de artigos que avaliaram experiências de implantação dessas medidas no Brasil. Para tanto, foram realizadas buscas na Plataforma on line Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Adicionalmente, foram realizadas pesquisas no campo de busca de alguns periódicos científicos disponibilizados on line. O principal critério para seleção dos artigos foi o conteúdo se adequar a uma das seguintes categorias: análise teórica, revisão de literatura, levantamento sobre sistemas de ensino ou avaliação de experiências. Após a seleção, restaram 75 artigos. Em geral, os trabalhos concluem que, em um contexto no qual não são garantidas as condições necessárias para um ensino de qualidade, essas políticas não têm conseguido provocar mudanças estruturais na escola. Aliado a isso, os estudos demonstram que a cultura da repetência ainda é dominante nas escolas brasileiras. Contudo, a instituição de ciclos escolares associados à política de progressão continuada parece iniciar um processo de questionamento do paradigma vigente e de reflexão sobre o novo papel de uma escola que pretende ser para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Nogales Vasconcelos, Universidade de Brasília

ANA MARIA NOGALES VASCONCELOS – doutora em demografia pela Universite Catholique de Louvain. Professora da Universidade de Brasília (UnB). E-mail: nogales@unb.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7589-107X. Endereço completo para correspondência: SHIN QL 13, Conj. 2, casa 8, Lago Norte, Brasília/DF, CEP: 71535-025.

Referências

AGUIAR, Denise Regina da Costa. O estado do conhecimento sobre progressão escolar e ciclos de aprendizagem: contribuições do legado freireano. Revista e-Curriculum, São Paulo/SP, v. 14, n. 1, p. 108-126, jan./mar. 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/26352/0. Acesso em: 21 ago. 2019.

ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 14, n. 40, p. 35-50, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000100004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

ARCAS, Paulo Henrique. Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo/SP, v. 21, n. 47, p. 473-488, set./dez. 2010. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2459. Acesso em: 21 ago. 2019.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 20, n. 68, p. 143-162, dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300008. Acesso em: 21 ago. 2019.

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; MITRULIS, Eleny. Os ciclos escolares: elementos de uma trajetória. Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, n. 108, p. 27-48, nov. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15741999000300002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; SOUSA, Sandra Zákia. Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, São Paulo/SP, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022004000100003. Acesso em: 21 ago. 2019.

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; SOUSA, Sandra Zákia. Reflexões sobre as políticas de ciclos no Brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, v. 35, n. 126, p. 659-688, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742005000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

BERTAGNA, Regiane Helena. Ciclos, Progressão Continuada e Aprovação Automática: contribuições para a discussão. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro/SP, v. 18, n. 31, p.73-86, jul./dez. 2008. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/download/2203/1928/. Acesso em: 18 set. 2020.

BERTAGNA, Regiane Helena. Avaliação e progressão continuada: o que a realidade desvela. Pro-Posições, Campinas/SP, v. 21, n. 3 (63), p. 193-218, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072010000300012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 06 nov. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 mai. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 7/2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14906. Acesso em: 16 ago. 2019.

CARVALHO, Marília Pinto de. Estatísticas de desempenho escolar: o lado avesso. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 22, n. 77, p. 231-252, dez. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302001000400011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

CHRISTOFARI, Ana Carolina; SANTOS, Kátia Silva. Políticas locais de reestruturação curricular por ciclos: avanços e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 17, n. 50, p. 399-500, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782012000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

CIANFLONE, Ana Raquel Lucato; ANDRADE, Érika Natacha Fernandes de. Práticas avaliativas no ensino fundamental e cultura escolar. Paidéia, Ribeirão Preto/SP, v. 17, n. 38, p. 389-402, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2007000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

COUTO, Cremilda Barreto.; MARCONDES, Maria Inês. Cotidiano escolar, política de ciclos e heterogeneidade: dados de uma investigação. Espaço do Currículo, João Pessoa/PB, v. 3, n. 1, p. 440-450, mar./set. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/9104/4792. Acesso em: 21 ago. 2019.

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Os ciclos de formação como alternativa para a inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 14, n. 40, p. 66-82, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000100006&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

DELGADO, Adriana Patrício. O impacto das políticas públicas nas práticas escolares sob a ótica da avaliação de aprendizagem. Espaço do Currículo, João Pessoa/PB, v. 4, n. 2, p. 162-171, set. 2011/mar. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/download/12333/7109. Acesso em: 21 ago. 2019.

DURAN, Marília Claret Geraes; ALVES, Maria Leila; PALMA FILHO, João Cardoso. Vinte anos da política do ciclo básico na rede estadual paulista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, v. 35, n. 124, p. 83-112, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742005000100006. Acesso em: 21 ago. 2019.

FERNANDES, Anoel. A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília/DF, v. 96, n. 242, p. 162-179, jan./abr. 2015. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1618. Acesso em: 18 set. 2020.

FERNANDES, Cláudia de Oliveira. A promoção automática na década de 50: uma revisão bibliográfica na RBEP. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília/DF, v. 81, n. 197, p. 76-88, jan./abr. 2000. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1321. Acesso em: 21 ago. 2019.

FERNANDES, Cláudia de Oliveira. Escolas em Ciclos: particularidades evidenciadas a partir dos dados do Saeb. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo/SP, v. 15, n. 30, p. 83-106, jul./dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2152. Acesso em: 21 ago. 2019.

FERNANDES, Cláudia de Oliveira. A escolaridade em ciclos: a escola sob uma nova lógica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, v. 35, n. 124, p. 57-82, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742005000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

FERNANDES, Cláudia de Oliveira. A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória. Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, v. 40, n. 141, p. 881-894, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742010000300011&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 21 ago. 2019.

FERNANDES, Cláudia de Oliveira. Uma breve análise das políticas de avaliação e sua relação com a organização escolar por ciclos: resultados de pesquisa. Educar em Revista, Curitiba/PR, Edição Especial, n. 1, p. 17-33, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602015000500017&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

FERRÃO, Maria Eugênia; BELTRÃO, Kaizô Iwakami; SANTOS, Denis Paulo dos. Políticas de não-repetência e a qualidade da educação: evidências obtidas a partir da modelagem dos dados da 4a série do SAEB-99. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo/SP, n. 26, p. 47-73, jul./dez. 2002. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2185/0. Acesso em: 21 ago. 2019.

FETZNER, Andréa Rosana. Ciclos: provocações políticas e pedagógicas na organização do tempo escolar. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 2, n. 4, p. 119-122, dez. 2007. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1518. Acesso em: 21 ago. 2019.

FETZNER, Andréa Rosana. A implementação dos ciclos de formação em Porto Alegre: para além de uma discussão do espaço-tempo escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 14, n. 40, p. 51-65, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

FETZNER, Andréa Rosana. Ciclos & Currículo: à procura de sentidos. Espaço do Currículo, João Pessoa/PB, v. 7, n. 1, p. 5-12, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/19405. Acesso em: 21 ago. 2019.

FRANCO, Creso. Ciclos e letramento na fase inicial do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, n. 25, p. 30-38, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782004000100004&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

FREITAS, Luiz Carlos de. A internalização da exclusão. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 23, n. 80, p. 299-325, set. 2002a. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302002008000015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos de progressão continuada: vermelho para as políticas públicas. EccoS Revista Científica, São Paulo/SP, v. 4, n. 1, pp. 79-93, jun. 2002b. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=294. Acesso em: 21 ago. 2019.

GAMA, Zacarias Jaegger. Avaliação nos ciclos de formação: mudanças e novas direções nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo/SP, v. 17, n. 33, p. 105-118, jan./abr. 2006. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2129. Acesso em: 21 ago. 2019.

GLÓRIA, Dília Maria Andrade. A “escola dos que passam sem saber”: a prática da não retenção escolar na narrativa de alunos e familiares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, n. 22, p. 61-76, jan./abr. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782003000100007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

GLÓRIA, Dília Maria Andrade; MAFRA, Leila de Alvarenga. A prática da não retenção escolar na narrativa de professores do ensino fundamental: dificuldades e avanços na busca do sucesso escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo/SP, v. 30, n. 2, p. 231-250, maio/ago. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022004000200003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

GOMES, Candido Alberto. Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: um balanço das pesquisas sobre a sua implantação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, n. 25, p. 39-52, jan./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782004000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

GOMES, Candido Alberto. Desseriação Escolar: Alternativa para o Sucesso? Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 13, n. 46, p. 11-38, jan./mar. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362005000100002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

GORNI, Doralice Aparecida Paranzini. SANTOS, Alini Falcão dos. Das séries aos ciclos de estudos: o desafio da (des)continuidade. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 17, n. 65, p. 675-694, out./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362009000400007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

HAMMEL, Ana Cristina; BORGES, Liliam Faria Porto. Ciclos de Formação Humana no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. Revista HISTEDBR On-line, Campinas/SP, n. 59, p .251-271, out. 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640361. Acesso em: 21 ago. 2019.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Educação 2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101576_informativo.pdf. Acesso em: 06 nov. 2018.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Planilhas de Taxas de distorção idade-série. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais. Acesso em: 17 nov. 2018.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Planilhas de Taxas de Rendimento. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais. Acesso em: 17 ago. 2019.

JACOMINI, Márcia Aparecida. A escola e os educadores em tempo de ciclos e progressão continuada: uma análise das experiências no estado de São Paulo. Educação e Pesquisa, São Paulo/SP, v. 30, n. 3, p. 401-418, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022004000300002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

JACOMINI, Márcia Aparecida. Educar sem reprovar: desafio de uma escola para todos. Educação e Pesquisa, São Paulo/SP, v. 35, n. 3, p. 557-572, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022009000300010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

JACOMINI, Márcia Aparecida. Por que a maioria dos pais e alunos defende a reprovação? Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, v. 40, n. 141, p. 895-919, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742010000300012&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

JACOMINI, Márcia Aparecida. Os ciclos e a progressão continuada na opinião de pais e alunos. Educação em Revista, Belo Horizonte/MG, v. 27, n. 1, p. 161-180, abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982011000100008&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

JACOMINI, Márcia Aparecida. Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010). Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 22, n. 84, p. 807-828, jul./set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362014000300010&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

LARA, Viridiana Alves de; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação da aprendizagem na escola organizada em ciclos: concepções dos professores. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo/SP, v. 27, n. 64, p. 36-68, jan./abr. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3731. Acesso em: 21 ago. 2019.

LEITE, Dante Moreira. Promoção automática e adequação do currículo ao desenvolvimento do aluno. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília/DF, v. 84, n. 206/207/208, p. 187-196, jan./dez. 2003. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1380. Acesso em: 18 set. 2020.

MACHADO, Laêda Bezerra. Eles “passam de bolo” e ficam cada vez mais analfabetos: discutindo as representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Psicologia da Educação, São Paulo/SP, v. 24, p. 111-128, 1º sem. de 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-69752007000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2019.

MACHADO, Laêda Bezerra. Aproximações em torno da zona muda das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. ETD: Educação Temática Digital, Campinas/SP, v. 14, n. 2, p.186-201, jul./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1229. Acesso em: 21 ago. 2019.

MACHADO, Laêda Bezerra; ANICETO, Rosimere de Almeida. Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 18, n. 67, p. 345-364, abr./jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362010000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

MACHADO, Laêda Bezerra; SANTOS, Jaqueline Andréa Lira Cordeiro. Escola organizada em ciclos: as representações sociais de professores considerados bem-sucedidos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 23, n. 89, p. 843-868, out./dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362015000400843&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

MAINARDES, Jefferson. A promoção automática em questão: argumentos, implicações e possibilidades. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília/DF, v. 79, n. 192, p. 16-29, maio/ago. 1998. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1231. Acesso em: 18 set. 2020.

MAINARDES, Jefferson. Organização da escolaridade em ciclos no Brasil: revisão da literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo/SP, v. 32, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022006000100002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

MAINARDES, Jefferson. A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 14, n. 40, p. 7-23, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100002. Acesso em: 21 ago. 2019.

MAINARDES, Jefferson. A organização da escolaridade em ciclos: implicações para a gestão educacional e escolar. Revista Pedagógica, Chapecó/SC, v. 17, n. 35, p. 66-78, maio/ago. 2015. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3055. Acesso em: 21 ago. 2019.

MARCONDES, Keila Hellen Barbato; SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato. Baixo rendimento escolar e progressão continuada: concepções de alunos, professores e responsáveis. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara/SP, v. 3, n. 1 e 2, p. 48-58, 2008. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2681. Acesso em: 21 ago. 2019.

MASSABNI, Vânia Galindo; RAVAGNANI, Maria Cecília Arantes Nogueira. Progressão Continuada: qual construtivismo está em jogo? Paidéia, Ribeirão Preto/SP, v. 18, n. 41, p. 469-484, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-863X2008000300005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

MENDES, Mônica de Almeida; MÜLLER, José Luiz. Modificações do processo avaliativo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop/MT, v. 2, n. 1 (2. ed. rev. e aum.), p. 240-249, jan./jul. 2011. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/124. Acesso em: 21 ago. 2019.

MIRANDA, Marília Gouvea de. Sobre tempos e espaços da escola: do princípio do conhecimento ao princípio da socialidade. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 26, n. 91, p. 639-651, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302005000200017&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

MIRANDA, Marília Gouvea de. A organização escolar em ciclos e a questão da igualdade substantiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 14, n. 40, p. 24-34, jan./abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782009000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

MONFREDINI, Ivanise. Progressão Continuada, Trabalho e Profissão Docente. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, Arizona/USA, v. 17, p. 1-19, jan./dez. 2009. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/2750/275019727006.pdf. Acesso em: 21 ago. 2019.

NAIFF, Luciene Alves Miguez; NAIFF, Denis Giovani Monteiro. Organização da escolaridade em ciclos: representações sociais de professores. Psicologia & Sociedade, Recife/PE, v. 25, n. 3, p. 538-548, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-71822013000300008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

NEDBAJLUK, Lidia. Formação por ciclos. Educar em Revista, Curitiba/PR, n. 28, p. 247-261, 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623. Acesso em: 21 ago. 2019.

NEGREIROS, Paulo Roberto Vidal de. Séries no ensino privado, ciclos no público: um estudo em Belo Horizonte. Cadernos de Pesquisa, São Paulo/SP, v. 35, n. 125, p. 181-203, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742005000200010. Acesso em: 21 ago. 2019.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Avaliação da aprendizagem e progressão continuada: bases para construção de uma nova escola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo/SP, n. 18, p. 7-11, 1998. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2249. Acesso em: 21 ago. 2019.

PARO, Vitor Henrique. Progressão continuada, supervisão escolar e avaliação externa: implicações para a qualidade do ensino. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, v. 16, n. 48, p. 695-815, set./dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a09.pdf. Acesso em: 21 ago. 2019.

PETRENAS, Rita de Cássia; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Ciclos de aprendizagem e reprovação escolar: reflexões sobre representações sociais de professores. Práxis Educativa, Ponta Grossa/PR, v. 2, n. 2, p. 161- 168, jul./dez. 2007. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/317. Acesso em: 21 ago. 2019.

RESENDE, Tarcísio Renan Peireira Sousa; SOUZA, Igor Araújo de; RESENDE, Gisele Silva Lira de. Vygotsky: uma base teórica para a proposta do ensino por meio de ciclos. Revista Educação e Emancipação, São Luís/MA, v. 10, n. 3, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7723. Acesso em: 21 ago. 2019.

SAPELLI, Marlene Lucia Siebert. Ciclos de Formação Humana com Complexos de Estudo nas Escolas Itinerantes do Paraná. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 38, n. 140, p. 611-629, jul./set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302017000300611&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

SILVA, Anuska Andréia de Sousa. O contexto da produção de texto da política dos ciclos no ensino fundamental I da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Salvador. Espaço do Currículo, João Pessoa/PB, v. 7, n. 3, p. 586-598, set./dez. 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/22227. Acesso em: 21 ago. 2019.

SILVA, Zoraide Inês Faustinoni da. Um estudo avaliativo sobre o Ciclo Básico de Alfabetização em quadro escolas de São Paulo. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo/ SP, n. 3, p. 49-69, 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2383. Acesso em: 21 ago. 2019.

STREMEL, Silvana; MAINARDES, Jefferson. A organização da escolaridade em ciclos: aspectos de sua emergência, desenvolvimento e discussões atuais. Acta Scientiarum. Education, Maringá/PR, v. 33, n. 2, p. 227-238, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4864679.pdf. Acesso em: 21 ago. 2019.

TEIXEIRA, Anísio. Nota preliminar ao artigo “A evasão escolar no ensino primário: estudos referentes ao Brasil, em geral, e às escolas rurais e urbanas do Rio Grande do Sul e São Paulo”. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília/DF, v. 84, n. 206/207/208, p. 185-186, jan./dez. 2003. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/download/895/870. Acesso em: 21 ago. 2019.

TEIXEIRA, Edival Sebastião. Relações temporais entre aprendizagem e desenvolvimento e periodização da escolarização: uma reflexão na perspectiva vigotskiana. Educar em Revista, Curitiba/PR, n. 26, p. 215-231, 2005. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/4735. Acesso em: 21 ago. 2019.

TEIXEIRA, Edival Sebastião. A delimitação dos ciclos de aprendizagem e a periodização do desenvolvimento psicológico. Revista Pedagógica, Chapecó/SC, n. 20, p. 59-76, jan./jun. 2008. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/92. Acesso em: 21 ago. 2019.

TIGGEMANN, Iara. Do regime seriado para a organização em ciclos: mais do mesmo. Educação Unisinos, São Leopoldo/RS, v. 14, n. 1, p. 27-34, jan./abr. 2010. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/149. Acesso em: 21 ago. 2019.

TURA, Maria de Lourdes Rangel; MARCONDES, Maria Inês. Heterogeneidade, ciclos e a prática pedagógica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília/DF, v. 89, n. 222, p. 242-258, maio/ago. 2008. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1504. Acesso em: 19 set. 2020.

VIÉGAS, Lygia de Sousa. Progressão continuada em uma perspectiva histórica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília/DF, v. 90, n. 225, p. 489-510, maio/ago. 2009. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1439. Acesso em: 19 set. 2020.

VIÉGAS, Lygia de Sousa; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. Promoção automática nos anos 1950: a experiência pioneira do Grupo Experimental da Lapa (São Paulo). Educação e Pesquisa, São Paulo/SP, v. 38, n. 2, p. 499-514, abr./jun. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022012000200015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 ago. 2019.

Publicado
2020-11-24
Como Citar
Riani Costa Machado, M., & Nogales Vasconcelos, A. M. (2020). Políticas de não-repetência na educação básica: uma revisão da literatura brasileira. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 164-184. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10135
Seção
Artigos de demanda contínua