Contribuições da vivência de campo em aquicultura para educandos de curso técnico do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

Resumo

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, viabiliza a educação básica e técnica para jovens e adultos inseridos nas políticas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, promovendo a democratização do conhecimento no campo. Esta pesquisa investigou o aprendizado sobre as condições de utilização dos espaços, os saberes e práticas empregadas e como o cotidiano confronta as experiências de educandos do curso de Técnico em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia em Serra Talhada/PE. Para tal, foram utilizadas experiências em campos da aquicultura. Por observação participativa, foram realizadas visitas, caminhada transversal e exposição dialogada sobre as condições de ocupação fundiária, organização social, idealização e capacitação produtiva, manejo técnico, comercialização e dificuldades encontradas pelos produtores. Compartilhando-se as observações, os educandos foram empáticos com os conflitos agrários, que os remetem a mazelas similares. Abordaram temas voltados a organização social, práticas convencionais e agroecológicas encontradas nos tratos culturais. Teceram críticas ao grande aporte de insumos externos necessários para a alimentação dos peixes e os impactos por eles gerados, o que permitiu levantar proposições sobre utilização de insumos locais na adequação de formulações mais eficientes. Perceberam o potencial de replicação das experiências em suas próprias glebas. Avalia-se que a práxis utilizada pelo PRONERA instiga os educandos a pensar sobre a realidade e, sobretudo, a complexidade do mundo rural, tornando-os aptos a julgar criticamente a replicação das práticas e a definir ajustes metodológicos às condições de seus agroecossistemas.

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Biografia do Autor

Ivo Thadeu Lira Mendonça, Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA

Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Extensionista rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). E-mail: ivothadeu@gmail.com. 

Ugo Lima Silva, Universidade Federal de Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor Adjunto da Universidade Federal de Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mail: ugolimas@gmail.com.

Walter Santos Evangelista Júnior, Universidade Federal de Rural de Pernambuco

Doutor em Entomologia. Coordenação do PRONERA/UFRPE. Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mail: pronera.uast.ufrpe@gmail.com

Luciano Pires de Andrade, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).. Docente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial e Professor Adjunto da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). E-mail: luciano.andrade@ufape.edu.br

 

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Lira Mendonça, I. T., Lima Silva, U., Santos Evangelista Júnior, W., & Pires de Andrade, L. (2021). Contribuições da vivência de campo em aquicultura para educandos de curso técnico do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 139-158. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.12749