Bullying no ambiente escolar: um olhar a nossa volta

Resumo

Este estudo objetiva investigar a prática e as consequências do bullying no ambiente escolar em uma escola pública de ensino localizada no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, adotou os recursos procedimentais da observação, aplicação de questionário aos alunos e entrevista semiestruturada aos gestores. Ao final do estudo, apontam-se alguns resultados, tais como: As práticas de bullying adentram os muros da escola e se fazem presentes na vida dos estudantes de forma traumatizante; Cem por cento dos alunos pesquisados foram vítimas de bullying e destes, quarenta e três por cento relatam se sentirem medrosos e assustados no ambiente escolar enquanto outros silenciam e não revelam aos adultos a perseguição sofrida. E, por fim, trinta e seis por cento afirmaram o desejo de abandonar a escola em decorrência das violências sofridas pelo bullying. Com base nas evidências são apontadas possibilidades de práticas a serem adotadas pela escola com vistas a uma educação emancipatória, sem espaço para qualquer tipo de violência. Vítimas de bullying na infância podem demonstrar comprometimento dos rendimentos escolares, e, possivelmente, há abertura de brechas a transtornos psíquicos na vida adulta em consequência desse tipo de violência, ao que se sugere, em continuidade a esta pesquisa, estudos de caráter longitudinal.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Garcia , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Educação pela Universidade Estaudal de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus CERES / Caicó.

Nathany Morais de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Campus CERES / Caicó.

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Garcia , M. de F., & Morais de Souza, N. (2022). Bullying no ambiente escolar: um olhar a nossa volta. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 140-158. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.12771
Seção
Artigos de demanda contínua