Bullying no ambiente escolar: um olhar a nossa volta
Resumo
Este estudo objetiva investigar a prática e as consequências do bullying no ambiente escolar em uma escola pública de ensino localizada no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. A pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, adotou os recursos procedimentais da observação, aplicação de questionário aos alunos e entrevista semiestruturada aos gestores. Ao final do estudo, apontam-se alguns resultados, tais como: As práticas de bullying adentram os muros da escola e se fazem presentes na vida dos estudantes de forma traumatizante; Cem por cento dos alunos pesquisados foram vítimas de bullying e destes, quarenta e três por cento relatam se sentirem medrosos e assustados no ambiente escolar enquanto outros silenciam e não revelam aos adultos a perseguição sofrida. E, por fim, trinta e seis por cento afirmaram o desejo de abandonar a escola em decorrência das violências sofridas pelo bullying. Com base nas evidências são apontadas possibilidades de práticas a serem adotadas pela escola com vistas a uma educação emancipatória, sem espaço para qualquer tipo de violência. Vítimas de bullying na infância podem demonstrar comprometimento dos rendimentos escolares, e, possivelmente, há abertura de brechas a transtornos psíquicos na vida adulta em consequência desse tipo de violência, ao que se sugere, em continuidade a esta pesquisa, estudos de caráter longitudinal.
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Referências
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