Atuação em classes multisseriadas em uma escola do campo e a parceria comunitária

Resumo

O presente estudo tem a intenção de discorrer sobre as práticas pedagógicas de uma escola do campo com organização multisseriada, a formação das professoras e como ocorre o desenvolvimento no ensino-aprendizagem. A pesquisa tem ênfase no foco qualitativo, pois envolve a representação de um determinado grupo social. A mesma ocorreu em uma escola do campo do interior paranaense, em que o município tem uma porcentagem elevada da população na área rural. Os dados foram coletados através de entrevistas junto as professoras e sistematizados pela análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram que embora não se tenha políticas públicas voltadas para a Educação do Campo, assim como os professores não tem uma formação específica para atuar em classes multisseriadas, o processo de ensino aprendizagem acontece pela dinâmica e protagonismo dos professores juntamente com a comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Andrieli Alves da Cruz Santin, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Mestra em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora nos anos iniciais na Educação do Campo. E-mail: cruzandrieli@gmail.com.

Cristina Ide Fujinaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Doutora Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto). Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). E-mail: cifujinaga@gmail.com.

 

 

Elaine Cristina Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada II da Universidade Federal da Bahia (UFBA), vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia. E-mail: elaineoliveira1009@gmail.com.

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
Alves da Cruz Santin, A., Ide Fujinaga, C., & Oliveira, E. C. (2021). Atuação em classes multisseriadas em uma escola do campo e a parceria comunitária. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 85-98. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.12878