Reuso de águas cinzas na escola do campo irmã Tereza Cristina: uma proposta em construção

Resumo

O semiárido brasileiro é caracterizado pelas condições de escassez hídrica, com chuvas irregulares, concentradas em pequeno período e alta evaporação, o que demanda o desenvolvimento de tecnologias sociais. Nesse sentido, a EEM do Campo Irmã Tereza propos reúso das águas cinzas como instrumento laboratorial de pesquisa dos educandos no campo experimental. E essa proposta objetiva apresentar para as famílias dos educandos uma tecnologia de baixo custo que pode ser replicada nos seus quintais produtivos para amenizar a deficiência hídrica e maior segurança nutricional. Quanto ao gênero, a pesquisa é teórica por aprimorar teorías de educação do campo e empírica por oportunizar estudos a partir da vivência na temática por estes pesquisadores. A pesquisa foi exploratória, cujo objetivo foi o de buscar maior familiaridade com o problema proposto; é descritiva porque oportuniza descrever fatos e fenômenos da realidade que se busca estudar através de uma abordagem qualitativa.  As informações coletadas e produzidas tiveram a participação e colaboração da gestão escolar e professor de OTTP através de questionário semiestruturado, utilizando-se do google formulário, coleta de documentos sobre a escola, consubstanciada pela pesquisa bibliográfica. A análise dos resultados mostrou que a proposta é viável e necessária para as comunidades dos territórios camponeses em face da escassez da água. Conclui-se a partir das análises da pesquisa de campo, que a proposta da utilização de águas cinzas no campo experimental está vinculada às condições de existência dos sujeitos do campo a partir de um processo de ensino contextualizado.        

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Biografia do Autor

Luis Moreira de Oliveira Filho, Secretaria de Estado da Educação do Ceará (SEDUC-CEARÁ)

Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção-CE. Professor da Rede Pública Estadual do Ceará. Email: professorluismoreira@gmail.com.

Érikson Alves Soares, Secretaria de Estado da Educação do Ceará (SEDUC-CEARÁ)

Graduado em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnología (IFCE). Professor da Escola do Campo Irmã Tereza. E-mail: erikson3045@gmail.com.

Maria Ivanilda de Aguiar, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da UNILAB, Redenção-CE, Brasil. E-mail: ivanilda@unilab.edu.br.

Olienaide Ribeiro de Oliveira Pinto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realiza estágio de pós-doutorado como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD)/CAPES vinculado ao (MASTS) da (UNILAB). E-mail: agron.olienaide@gmail.com.

 

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Publicado
2021-12-15
Como Citar
de Oliveira Filho, L. M., Alves Soares, Érikson, de Aguiar, M. I., & Ribeiro de Oliveira Pinto, O. (2021). Reuso de águas cinzas na escola do campo irmã Tereza Cristina: uma proposta em construção. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 99-122. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.13433

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