Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar, a partir de pesquisas científicas brasileiras, concepções docentes sobre práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças, público-alvo da educação especial (PAEE). Realizou-se uma revisão de literatura em artigos de revistas indexadas, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Foram catalogados 10 artigos científicos referentes ao tema da pesquisa no período de 2016 a 2020. Como principais resultados, evidenciou-se a necessidade e urgência de estudos e debates acerca da inclusão de crianças PAEE, principalmente no que tange ao acesso à aprendizagem. Os resultados demonstram que os docentes têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todos. Entretanto, verifica-se a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória.

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Biografia do Autor

Ana Paula Almeida Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora da Rede Municipal de Educação de São Luís – MA (SEMED).

Jackson Ronie Sá-Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutor em Educação pela UNISINOS; Pós-Doutor em Educação pela UFRGS; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE – Mestrado Profissional/UEMA). Professor do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professor Adjunto do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DBIO – UEMA) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX/ UEMA).

Marcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Educação (UFPI). Mestre em Educação (UFPI). Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase na Neurociência (FAMART). Especialista em Supervisão Escolar (UFPI). Licenciada em Pedagogia (UFPI). Professora Adjunta do Departamento de Educação, campus Caxias. Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Maritania dos Santos Padilha, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais (INTERVALE). Licenciada em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Professora da Rede Estadual de Educação do Maranhão (SEDUC).

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Ferreira, A. P. A., Jackson Ronie Sá-Silva, Marcia Raika e Silva Lima, & Maritania dos Santos Padilha. (2022). Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 84-104. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.13502
Seção
Artigos de fluxo contínuo