Concepções docentes sobre práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar, a partir de pesquisas científicas brasileiras, concepções docentes sobre práticas pedagógicas realizadas na educação infantil, tendo em vista o processo de inclusão das crianças, público-alvo da educação especial (PAEE). Realizou-se uma revisão de literatura em artigos de revistas indexadas, disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Scielo. Foram catalogados 10 artigos científicos referentes ao tema da pesquisa no período de 2016 a 2020. Como principais resultados, evidenciou-se a necessidade e urgência de estudos e debates acerca da inclusão de crianças PAEE, principalmente no que tange ao acesso à aprendizagem. Os resultados demonstram que os docentes têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todos. Entretanto, verifica-se a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória.
Downloads
Referências
ABDALLA, Ana Paula. Representações de professores sobre a inclusão escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2016.
ALVES, Fabíola Fernanda Patrocínio. A inclusão das crianças com deficiência na educação infantil: processo em construção. Revista Educação, v. 41, n. 2, p. 270-279, mai. /ago. 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/26786/17263 Acesso em: 20 jan. 2021.
BAPTISTA, Claudio Roberto. Ação Pedagógica e Educação Especial: para além do AEE. In: JESUS, Denise Meyreles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; CAIADO, Katia Regina Moreno. Prática pedagógica na educação: multiplicidade do atendimento educacional especializado. Araraquara: Junqueira & Marins Editores; Brasília. 2013, p. 43 – 61.
BATISTA, Bruna Rafaela de; MANZOLI, Luci Pastor. Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp. 2, p. 881-894, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8932/5874 Acesso em: 15 jan. 2021.
BEZERRA, Giovani Ferreira. Preparando a primavera: contribuições preliminares para uma crítica superadora à pedagogia da inclusão. Revista Histedbr On-line, Campinas, n. 68, p. 272-287, jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8646499 Acesso em: 15 jan. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm Acesso em: 5 jan. 2021.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em: 12 jan. 2021.
BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso: 15 jan. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 12 jan. 2021.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em: 15 jan. 2021.
BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, na modalidade Educação Especial. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica, Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso: 20 jan. 2021.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca – Espanha, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf Acesso em: 20 jan.2021.
FACHINETTI, Tamiris Aparecida; NASCIMENTO, Beatriz Aparecida Barboza do; GIROTO, Claudia Regina Mosca. O trabalho pedagógico para alunos público-alvo da educação especial: investigando a inclusão na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. esp. 2, p. 861–880, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8931 Acesso em: 15 jan. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HEREDERO, Eladio Sebastian. A escola inclusiva e estratégias para fazer frente a ela: as adaptações curriculares. Revista Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 32, n. 2, p. 193-208, 2010. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/9772 Acesso em: 15 jan. 2021.
JOMTIEN. Declaração mundial sobre educação para todos. Unesco, 1990. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por.pdf Acesso em: 20 jan. 2021.
MAGALHÃES, Milena Silva; ACIOLI, Adenize Costa. O professor e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro autista – TEA nas salas de educação. Revista Educação e (Trans)formação, Arapiraca – AL, dez. 2020. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/3024 Acesso em: 15 jan. 2021.
MARIN, Márcia; BRAUN, Patrícia. Ensino colaborativo como prática de inclusão escolar. In: GLAT, Rosana; PLETSH, Márcia Denise. Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades Especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
MARQUES, Jaqueline Belga; GIROTO, Claudia Regina Mosca. Trabalho docente com alunos público-alvo da educação especial na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.11, n. esp. 2, p. 895-910, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8933 Acesso em: 10 jan. 2021.
MASCENA, Cinthya Campos de Oliveira. Educação especial para crianças de zero a três anos: perspectivas e práticas de profissionais da educação infantil. Revista Educação Especial em Debate, v. 5, n. 9, p. 110-130, jan. /jun. 2020. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/reed Acesso em: 10 jan. 2021.
MELO, Josefa Gomes dos Santos; COUTINHO, Diogenes José Gusmão. Educação infantil: Métodos e estratégias para inclusão. Revista Espacios. v. 41, n. 18, p. 4, 2020. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a20v41n18/a20v41n18p04.pdf Acesso em: 15 jan. 2021.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara: Junqueira & Marin Editores; Brasília, 2010.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Sobre alunos “incluídos” ou “da inclusão”: reflexões sobre o conceito de inclusão escolar. In: VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA, Alexandro Braga; OLIVEIRA, Ivone Martins de. Educação especial inclusiva: conceituações, medicalização e políticas – Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2017.
MENDES, Melina Thaís da Silva; GALVANI, Márcia Duarte. O ensino colaborativo como facilitador da educação inclusiva na educação infantil. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 4, n. 1, p. 45-60, 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7329 Acesso em: 10 jan. 2021.
PLETSCH, Márcia Denise; GLAT, Rosana. Plano Educacional Individualizado (PEI): um diálogo entre práticas curriculares e processos de avaliação escolar. In: GLAT, Rosana; PLETSCH, Marcia Denise (Org.). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013, p. 17-32.
SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira dos. Planejamento de estratégias para o processo de inclusão: desafios em questão. Revista Educação e Realidade, v. 40, n. 2, p. 485-502, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317238458009.pdf Acesso: 05 mar. 2021.
SANTOS; Cristiane Sousa; ALMEIDA, Yara de Souza. Inclusão na educação infantil: desafios e possibilidades através das práticas pedagógicas. RPGE– Revista de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. 3, p. 1423-1432, set. /dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10170/7099 Acesso em: 15 jan. 2021.
SOMOS EDUCAÇÃO. Raio-x da educação inclusiva no Brasil: um panorama da educação especial sob a perspectiva da inclusão no país, 2020. Disponível em: https://www.somoseducacao.com.br/conteudos-para-download/categoria/e-book/ Acesso: 05 jan. 2021.
SOUSA, Antonia Josiane de; SILVA, Jáderson Cavalcante da; LIMA, Nágila Rabelo. Educação especial dos surdos: o que dizem os docentes em uma escola de educação infantil no Município de Itapipoca/CE. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, v. 7, n. 2, p. 23-38, jul. /dez. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/9746 Acesso em: 15 jan. 2021.
SOUZA, Maewa Martina Gomes da Silva; PEREIRA, Adriana Alonso; LINDOLPHO, David Marcos Perrenoud. Mudanças de atitudes sociais de professores em relação à inclusão de alunos com deficiência. In: PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; ARAUJO, Mariane Andreuzzi de; PAIXÃO, Kátia de Moura Graça; SILVA, Glacielma de Fátima da (Orgs.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
VAGULA, Edilaine. O Planejamento como elemento articulador da prática pedagógica. In: OLIVEIRA, Diene Eire de Mello Bortotti de; SANTOS, Adriana Reina de Jesus; REZENDE, Aparecida de. Formação de professores e ensino aspectos teóricos metodológicos. Londrina: UEL, 2011.
VILARONGA, Carla Ariela Rios. MENDES Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. Bras. Estud. Pedagog. , Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n239/a08v95n239.pdf Acesso em: 15 fev. 2021.
VÍLCHEZ Iván Carlos Curioso. Uma escola em transformação: reflexões essenciais de uma educação inclusiva para estudantes com deficiência. In: PAPIM, Angelo Antonio Puzipe; ARAUJO, Mariane Andreuzzi de; PAIXÃO, Kátia de Moura Graça; SILVA, Glacielma de Fátima da (Orgs.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas - Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.