A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano

Resumo

Devido a Didática estar vinculada ao fazer docente, muitas reflexões vêm constituindo-se, desde a sua gênese no século XVII, a partir das ideias de Comenius, com a Didática Magna, até os dias atuais acerca da construção da Identidade Didática (ID) do licenciando, propositivo deste estudo. A Didática, nas últimas décadas, tem merecido destaque ao [re]pensar o processo formativo do estudante Pedagogo, seja na formação inicial ou em serviço. Neste estudo de abordagem qualitativa, optou-se pela técnica descritiva ao apresentar e discutir as características que constituem a ID do professor/graduando no curso de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior baiano. Almeja-se ampliar as discussões sobre a importância de constituir a ID do licenciando em Pedagogia como dispositivo para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base a inquietação: quais as concepções de Didática os estudantes de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior da Bahia apresentam para constituir sua Identidade Didática? Os dados foram formados com a realização do questionário diagnóstico efetivado na disciplina de “Didática: competências e habilidades docentes”, ministrada pelo autor deste artigo. A análise dos dados aconteceu mediante orientação do Método Pragmático, a partir da Tríade metodológica – Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Analisou-se os dados, tendo como base as pesquisas de Candau (2012), Geraldo (2014) e Libâneo (2006). A efetivação da pesquisa possibilitou significativas reflexões que contribuíram com a construção da Identidade Didática dos licenciandos em Pedagogia, de forma a superar a visão tecnicista de Didática que os alunos apresentaram.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Marinho de Araujo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UEBA). Especialista em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFBR). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Educacionais. Professor da Educação Básica.

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Marinho de Araujo, L. C. (2022). A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 195-213. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.13615
Seção
Artigos de demanda contínua