A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
Resumo
Devido a Didática estar vinculada ao fazer docente, muitas reflexões vêm constituindo-se, desde a sua gênese no século XVII, a partir das ideias de Comenius, com a Didática Magna, até os dias atuais acerca da construção da Identidade Didática (ID) do licenciando, propositivo deste estudo. A Didática, nas últimas décadas, tem merecido destaque ao [re]pensar o processo formativo do estudante Pedagogo, seja na formação inicial ou em serviço. Neste estudo de abordagem qualitativa, optou-se pela técnica descritiva ao apresentar e discutir as características que constituem a ID do professor/graduando no curso de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior baiano. Almeja-se ampliar as discussões sobre a importância de constituir a ID do licenciando em Pedagogia como dispositivo para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base a inquietação: quais as concepções de Didática os estudantes de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior da Bahia apresentam para constituir sua Identidade Didática? Os dados foram formados com a realização do questionário diagnóstico efetivado na disciplina de “Didática: competências e habilidades docentes”, ministrada pelo autor deste artigo. A análise dos dados aconteceu mediante orientação do Método Pragmático, a partir da Tríade metodológica – Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Analisou-se os dados, tendo como base as pesquisas de Candau (2012), Geraldo (2014) e Libâneo (2006). A efetivação da pesquisa possibilitou significativas reflexões que contribuíram com a construção da Identidade Didática dos licenciandos em Pedagogia, de forma a superar a visão tecnicista de Didática que os alunos apresentaram.
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Referências
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