A Judicialização da Educação Inclusiva em Campos dos Goytacazes / RJ

Resumo

Tendo em vista as garantias constitucionais que permitem a exigência do direito à educação ao Poder Público, o presente trabalho tem como objetivo geral compreender como tem sido a atuação do Judiciário de Campos dos Goytacazes no que diz respeito à educação inclusiva. A investigação foi realizada a partir da análise bibliográfica e documental, na qual buscou-se: contextualizar as legislações referentes à educação inclusiva no Brasil, tanto no âmbito constitucional quanto infraconstitucional; verificar quais são as principais demandas da educação inclusiva no município através do levantamento das ações judiciais; identificar qual é a interpretação dos juízes acerca da legislação educacional por meio de análise jurisprudencial e, ainda, verificar se tais decisões estão dando novos contornos as políticas educacionais do município. O referencial teórico do estudo foi construído a partir de pesquisas realizadas nos bancos de dados do Portal de Periódicos da CAPES e da SciELO, nos quais foi possível observar que houve um aumento nos estudos com o presente escopo no decorrer dos últimos anos, porém, inexiste um estudo específico acerca do município de Campos dos Goytacazes no que diz respeito à judicialização da educação inclusiva. Os dados levantados a partir da análise jurisprudencial no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro possibilitaram a conclusão de que o judiciário de Campos dos Goytacazes vem sendo chamado a atuar em casos pontuais e, principalmente, em caráter de urgência, a fim de que sejam garantidas as condições de acesso ao direito à educação por parte do poder público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Passos Manzoli, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Mestranda em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Bolsista Nota-10 FAPERJ.

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Associada II Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Luana Leal Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutoranda em Políticas Sociais e Mestra em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.

Referências

AINSCOW, Mel. Understanding the development of inclusive education system. Electronic Journal of Research in Educational Psychology. Manchester, v. 3, n. 7, p. 5-20, dez. 2005.

AMARAL, Claudia Tavares do; BERNARDES, Maria Francisca Rita. Judicialização da Educação Inclusiva: uma análise do contexto do estado de Goiás. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, v. 11, n. 25, p. 173-188, abr./jun. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/6875/pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.

BARROSO, Luís Roberto. Judicialização, Ativismo Judicial. Legitimidade Democrática. Revista Eletrônica da OAB, Rio de Janeiro, s/n, 2012. Acesso em: 04 out. 2020.

BAUER, Martin W. Análise de Conteúdo Clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 189-215.

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index for inclusion. Developing learning and participation in schools (3º ed). Bristol: CSIE, 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República, Atos do Poder Legislativo, Brasília, jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm Acesso em: 10 out. 2020.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, 1962.

BRASIL. Decreto n. 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União: Brasília, 2020.

CARVALHO, Diana. Porque a nova política de Educação Especial é vista como um retrocesso. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/10/23/por-que-nova-politica-de-educacao-especial-e-vista-como-retrocesso.htm. Acesso em: 05 dez. 2020.

COSTA, Roseli Maritan de Aboim. Judicialização da educação no contexto do capitalismo neoliberal. – Rio de Janeiro, 2019. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, 2019. Acesso em: 17 out. 2020.

CORRÊA, Luiza Andrade. Judicialização da política pública de educação infantil no Tribunal de Justiça de São Paulo. 2014. 234f. Dissertação (Mestrado em Direito do Estado) - Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. O Direito à Diferença. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2009.

CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. A judicialização da Educação. Revista CEJ, Brasília, ano XIII, n. 45, p. 32-45, abr./jun. 2009. Disponível em: http://www.jf.jus.br/ojs2/index.php/revcej/article/download/1097/1258 Acesso em:27 jul. 2017. Acesso em: 13 out. 2020.

DUARTE, Clarice Seixas. A educação como um direito fundamental de natureza social. Educ. Soc. [online]. 2007, vol.28, n.100, pp.691-713.

FIGUEIRA, Emilio, Caminhando em Silêncio: Uma introdução à trajetória da pessoa com deficiência na história do Brasil. São Paulo, Giz Editorial, 2008

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (2018). Resultados finais do Censo escolar (redes estaduais e municipais). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 29 nov. 2020.

LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2020.

MAIOR, Izabel. Breve trajetória histórica do movimento da pessoa com deficiência. Secretaria do Estado dos Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, São Paulo, 2015. Disponível em: http://violenciaedeficiencia.sedpcd.sp.gov.br/pdf/textosApoio/Texto2.pdf. Acesso em: 25 out. 2020.

MENDES, Enicéia Gonçalves. Breve historia de la educación especial en Brasil. Revista Educación Y Pedagogía, 22(57), 93-109. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9842. Acesso em 17 out. 2020.

NORONHA, Eliane Gonçalves; PINTO, Cibele Lemes. Educação Especial e Educação Inclusiva: aproximações e convergências. Disponível em: https://www.bonsucessomt.com.br/sws/Pasta-PDF-livro/EDUCA%C3%87%C3%83O%20ESPECIAL%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA.pdf. Acesso em: 07 ago. 2021.

OLIVEIRA, Rafaela Reis Azevedo de. Judicialização da Educação: a atuação do Ministério Público como mecanismo de exigibilidade do direito à educação no município de Juiz de Fora. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Educação e cidadania: o direito à educação na Constituição de 1988 da República Federativa do Brasil, 1995. Tese (Doutorado), São Paulo, FEUSP, 1995.

PEDOTT, Larissa Gomes Ornelas; ANGELUCCI, Carla Biancha. Análise de Solicitações ao Ministério Público sobre o Direito das Pessoas com Deficiência à Educação. Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 26, n. 3, p. 437-452, julho 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0143. Acesso em: 02 nov. 2020.

RIO DE JANEIRO - TJ/RJ – Disponível em: http://www4.TJ/RJ.jus.br/ejuris/ConsultarJurisprudencia.aspx. Acesso em: 13 out. 2020.

ROCHA, Manuela Lima Carvalho da, PIRES, Samia Marcia Araujo Monteiro, SILVA, Simone Souza da Costa; PONTES, Fernando Augusto Ramos. (2020). Rede de Conhecimento e Educação Especial: uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, n. 3, p. 527-544, Epub ago. 2020. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0168. Acesso em: 17 out. 2020.

RODRIGUES, Olga; MARANHE, Elisandra; CAPELLINI, Vera. Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente. 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/284714615_EDUCACAO_ESPECIAL_HISTORIA_ETIOLOGIA_CONCEITOS_E_LEGISLACAO_VIGENTE. Acesso em: 13 out. 2020.

SILVA, Camila. Escola de Campos denunciada por atriz em redes sociais. Campos dos Goytacazes, 19 fev. 2019. Disponível em:http://www.folha1.com.br/_conteudo/2019/02/geral/1244763-escola-de-campos-denunciada-por-atriz-em-redes-sociais.html. Acesso em: 13 out. 2020.

SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. O direito à educação de crianças e adolescentes: análise da atuação do Tribunal de Justiça de São Paulo (1991-2008). 2010. 304f. Tese (Doutorado em Eduação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

SILVEIRA, Adriana Aparecida Dragone. Judicialização da educação para a efetivação do direito à educação básica. Jornal de Políticas Educacionais, Paraná, v. 5, n. 9, 2011.

UNESCO. Declaração de Salamanca Sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais 1994. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ images/0013/001393/139394por.pdf. Acesso: 24 nov. 2020.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Passos Manzoli, J., Maldonado da Silva, R., & Leal Ribeiro, L. (2022). A Judicialização da Educação Inclusiva em Campos dos Goytacazes / RJ. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 122-139. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.13819
Seção
Artigos de demanda contínua