A educação física legalizada na educação infantil em Cuiabá / MT: uma análise a partir da dança enquanto ferramenta pedagógica

Resumo

Atualmente a Educação Física (EF) é um componente curricular obrigatório com igual relevância em relação às demais disciplinas, possuindo diversas abordagens pedagógicas possíveis para além dos consagrados esportes e lutas, como o movimento livre e a dança. Nesse contexto, surgiu o questionamento que norteou esse estudo: como a EF, com o suporte da dança, contribui com o desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Sendo assim, esse artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado, com o objetivo de analisar as contribuições da EF e seus conteúdos no desenvolvimento da criança na Educação Infantil, na perspectiva da unidade temática dança. De natureza qualitativa, a abordagem metodológica envolveu a pesquisa bibliográfica e a análise documental, em que foram apreciados documentos oficiais do Município de Cuiabá, como Leis, Diretrizes e Políticas Educacionais; Projetos Políticos Pedagógicos de Unidades Educacionais que atendem a Educação Infantil e planos de aula de professores que atuam com a disciplina. Os resultados apontam para a priorização das atividades que envolvem jogos e brincadeiras, sendo a dança mais utilizada em representações de datas comemorativas. As considerações finais destacam a necessidade de as atividades pedagógicas da EF para a Educação Infantil se pautarem mais na relação entre ambiente, cultura e conhecimento, inserindo a dança também como suporte à aprendizagem infantil, na perspectiva da interação entre movimento e expressões corporais com o desenvolvimento cognitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Creverson Luam de Oliveira, Professor da rede Pública do Estado de Mato Grosso

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, da associação ampla entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade de Cuiabá (UNIC). Especialista em Gestão Escolar. Licenciado em Educação Física.

Cleonice Terezinha Fernandes, Universidade de Cuiabá - UNIC

Doutora em Ciências da Motricidade, com pós-doutorado em Conhecimento Especializado do Professor (Huelva/Espanha). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da associação ampla entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade de Cuiabá (UNIC).

Rosilene Maria Tessari, Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, da associação ampla entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade de Cuiabá (UNIC). Especialista em Mídias Digitais para a Educação. Licenciado em Pedagogia.

Referências

ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de; Educação Infantil: Discurso, Legislação e Práticas Institucionais. – São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 194p. http://hdl.handle.net/11449/109136 Acesso em 18 jun. 2021.

APOLINARIO, Poliana Cristina Gulhak; GRANDO, Daiane. Dança e ritmo nas aulas de Educação Física. 10º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF 5º Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física UEL - Londrina – 2021. Disponível em http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/2021.pdf Acesso em 30 nov. 2021

BAECKER, Ingrid M. “Identitätsfördrung im Bewegungsunterricht Brasilianischer Grundschulen”. 1996. (Doutorado). Tradução Autora. Universidade de Hamburgo, República Federal da Alemanha.

BARILLI, Daniele. CINTRA, Rosana Carla Gonçalves Gomes. Dança na Educação Infantil: uma estratégia pedagógica para a educação sustentável. XI Congresso nacional de Educação-Educere, 2013. Disponível em https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/13432_6725.pdf. Acesso em 01 dez. 2021.

BARRETO, Débora. Dança... Ensino, sentidos e possibilidades na escola. São Paulo: autores associados, 2008. 161p.

BATISTA, Danielle. Formação Continuada de Professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT: entre o ideal e o vivido. 255f. Dissertação (Mestrado em Educação).Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFMT_cf3105b6d2c92eb53d79e7a5bd22bf0d

Acesso em 15 set. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmera dos Deputados, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Brasília, 1996.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. V. 1. Ministério da Educação e do desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução n. 5 de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, CNE/CEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Infantil/Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997, 96p.

BREGOLATO, Roseli Aparecida. A. Cultura Corporal da Dança. 3ª ed. São Paulo: Ícone, 2007.

CHIZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

CINTRA, Dulce Maria Rosa. The inserted of the school dance how a possibility of integral education. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007. Disponível em: < http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/922> Acesso em: 15 Jun. 2021.

CUIABÁ. Lei nº 5871 de 30/09/2014. 2014. Disponível em https://leismunicipais.com.br/lei-organica-cuiaba-mt. Acesso em 22 Jun. 2021.

CUIABÁ, SME/DGE/CTE/CTPO. Referencial teórico-metodológico para (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico na perspectiva da Escola Cuiabana. 2021.

DAMÁSIO, António Rosa. O Sentimento de Si: O Corpo, a Emoção e a Neurobiologia da Consciência. 5ed. Mira-Cintra: Europa-América. 2000.

DELORS, Jacques. Educação: Um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI. Rio Tinto: Asa, 1996.

ESCOLA CUIABANA: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão./ Edilene de Souza Machado e Mabel Strobel Moreira da Silva (organizadoras). 1ª edição. Cuiabá-MT: Print Gráfica e Editora, 2019.

ESCOLA, EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva. Projeto Político Pedagógico, 2021.

FACHIN, Odilia. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2003.

MACHADO, Edilene de Souza.; SILVA, Mabel Strobel Moreira da. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. 1ª edição. Cuiabá-MT: Print Gráfica e Editora, 2019. 256p

MARTINS, Gilberto de Andrade.; THEOPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Documento de Referência Curricular para Educação Infantil de Mato Grosso. Cuiabá: Gráfica Print, 2018. 76p.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica/Secretaria de Estado de Educação e Mato Grosso. Cuiabá: Gráfica Print, 2012. 128p.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Normas Legais Para Os Dirigentes Empreendedores/Superintendência de Gestão Escolar. 2004. 453p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 34 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

NANNI, Dionísia. Dança-Educação: pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

PINTADO, Sheila. Bienestar emocional, imagem corporal, autoestima y sexualidad em mujeres com cancer de mama. 2009. Dialnet, v. 233. (Doutorado em Psicologia). Universidade de Valência, Valencia 2013.

SACRISTÁN, José. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel. Compreender e transformar o ensino, 4.ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 2002.

SANTO, Loredana Patricia Espirito; FERNANDES, Cleonice Terezinha; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; REIS Filho, Adilson. As contribuições da dança no desenvolvimento motor de crianças da educação infantil. Arquivos em Movimento, v. 11, n.2, p. 20-46, 2015. Disponível em:< https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9257/pdf_59> Acesso em: 07 jul. 2021.

SILVA, Gabriel Gomes de Souza.; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes; FERNANDES, Cleonice Terezinha.; FONTES, Tania Aparecida de Oliveira. As contribuições da dança (do ventre) no ensino-aprendizagem para crianças: uma óptica neurocientífica. Educação Pública, v. 20, n.4, 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/4/as-contribuicoes-da-danca-do-ventre-no-ensino-aprendizagem-para-criancas-uma-optica-neurocientifica> Acesso em: 08 jun. 2021.

SOARES, Andressa et. al. Improvisação e dança: conteúdo para a dança na educação física. Florianópolis: UFSC, 1998.

SCARPATO. Marta Thiago. Dança Educativa: um fato em escolas de São Paulo. Caderno CEDES, Campinas, SP, v.21, n.53, p.57-68; 2001.

SCHWARTS, Gisele Maria. Linguagem Corporal de Expressão Da Criatividade e Seu (Des) Envolvimento na Educação Física. Motriz, v. 3, n. 2, 1997.

STEINHIBER, Jorge. Dança para acabar com a discussão. Conselho Federal de Educação Física- CONFEF, Rio de Janeiro, n. 5, nov/dez. 2000.

TRIGUEIRO, Rodrigo de Menezes. RICIERI, Marilucia. FREGONEZE, Gisleine Bartolomei. BOTELHO Joacy; Metodologia Científica. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Oliveira, C. L. de, Fernandes, C. T., & Tessari, R. M. (2022). A educação física legalizada na educação infantil em Cuiabá / MT: uma análise a partir da dança enquanto ferramenta pedagógica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 60-83. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.14434
Seção
Artigos de demanda contínua