Artesanias de uma experiência narrativa tecida com imagens de si
Resumo
A proposta do artigo é tecer reflexões analíticas sobre os entremeios das narrativas de si artesaniadas em uma proposta educativa sensível decorrente de uma pesquisa com idosos que resultou num panô têxtil costurado como expressão de si e num diário de campo da pesquisadora sobre seis oficinas de artesanias, com 11 idosos, em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A abordagem é um exercício cartográfico desencadeado por experiências artesaniadas narrativamente com imagens em uma produção têxtil (auto)biográfica de um panô de memórias.
Downloads
Referências
ADAMS, Karen; FAULKHEAD, Shannon. This is not a guide to Indigenous research partnerships. In: Journal Information, Communication & Society, v. 15, n. 7, p. 1016-1036, 2012. Disponível em: https://ir.lib.uwo.ca/aprci/164/ Acesso em: 20 set. 2020. http://dx.doi.org/10.1080/1369118X.2012.709260
BARTHES, Roland. O rumor da língua. 3. ed. Tradução Mario Laranjeira. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. 4. ed. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2. ed. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.
COSTA, Rita de Cássia Fraga da. Artesania: formação cultural, construções identitárias e experiências sensíveis na terceira idade. 2019. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade da Região de Joinville, Joinville, 2019. Disponível em: https://www.univille.edu.br/account/mestradoedu/VirtualDisk.html/downloadDirect/1502804/Rita_de_Cassia_Fraga_da_Costa.pdf . Acesso em: 5 nov. 2021.
DEAN, Cheree. A yarning place in narrative histories. History of Education Review. v. 39, Issue. 2, p. 5-26, 2010. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/08198691201000005/full/html?skipTracking=true Acesso em: 10 maio 2020.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 1, 2. ed. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. v. 3, 2. ed. Tradução de Antônio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.
DIAS, Marília. Bordaduras: processo construtivo da Exposição Coisas de Alice. Curitiba: Edição do Autor, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas: ensaios sobre a aparição 2. Tradução de Antônio Preto, Eduardo Brito, Mariana Pinto dos Santos, Rui Pires Cabral e Vanessa Brito. [Coleção Imago]. Lisboa: KKYM, 2015.
FAULKHEAD, Shannon; THORPE, Kirsten. Dedicatória: arquivos e comunidades indígenas. In: GILLILAND, Anne J.; MCKEMMISH, Sue; LAU, Andrew J. (org.). Pesquisa no Multiverso Arquivístico. Tradução Ana Cristina Rodrigues. Salvador: 9 Bravos, 2019. p. 9-20.
FRAGO. Viñao Antonio. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Tradução Alfredo Veiga Neto. Rio de Janeiro: DP &A, 2001.
GRYSCHEK, Christine; NEUBARTH; Barbara E. É preciso saber inventar as coisas. In: FONSECA, Tania Mara Galli; CAIMI, Claudia Luiza; COSTA, Luis Artur; SOUSA, Edson Luiz André de. (org.) Imagens do fora: um arquivo da loucura. Porto Alegre: Sulina, 2018. p. 165-172.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Revista Psicologia & Sociedade, Rio de Janeiro, v. 1, n. 19, p. 15-22, jan/abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/8rWQrJSBTg7w8zTV47svGTq/abstract/?lang=pt
Acesso em 20 out. 2021.
LIMA, Estefania (org.). Textus - Mapeamento de Referências em artes manuais têxteis. Curitiba: Urdume, 2020. Disponível em: https://www.urdume.com.br/textum . Acesso em 10 fev. 2021.
MACHADO, Ana Maria. O Tao da teia: sobre textos e têxteis. Revista Mulher, Mulheres Estudos Avançados, São Paulo, v. 49, n. 17, p. 173-196, dez. 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9951/11523 Acesso em: 08 nov. 2021.
NEUBARTH, Barbara E. Bordando a vida: agulhas, linhas, panos e tesoura como objetos transicionais. Revista Brasileira de Psicoterapia, Porto Alegre, v. 4 (suplemento), p. 23-37, 2002.
OLIVEIRA, Roberta Ceres Antunes Medeiros de; PASSEGGI, Maria da Conceição. Escritas de si e desenvolvimento profissional em classe hospitalar: memórias, capital autobiográfico e ethos docente. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de; BARBOSA; Tatyana Mabel Nobre. ( org.). Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. [e-book] 1. ed. Natal: EDUFRN, 2021. p. 41- 73 . Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/31810/1/EducacaoeExperiencia_Passeggi_SaJunior_Barbosa_2021.pdf Acesso em: 05 out. 2021.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (org.). Invenções de vidas, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 103-130.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais auto-bio-gráficos: a arte profissional de tecer uma figura pública de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (org.). Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 27-42.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Experiência vivida, experiência narrada: potencialidades da pesquisa-formação. Faculdade de educação UNICAMP. Vídeo do YouTube, em 12 out. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b1nb9O9JkQ8 . Acesso em: 12 out. 2020.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil. Revista Investigacion Cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6- 26, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/33544160/O_Movimento_Auto_Biogr%C3%A1fico_no_Brasil_Esbo%C3%A7o_de_suas_Configura%C3%A7%C3%B5es_no_Campo_Educacional Acesso em: 10 fev. 2021. DOI:
http://dx.doi.org/10.23935/2016/01032
PETRYKOWSKI PEIXE, Rita Inês. et al. Projeto Desol na promoção da inovação social de empreendimentos em artesania. In: SIMPÓSIO PARANAENSE DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 5, 2014, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Anais do 5º Simpósio Paranaense de Design Sustentável, 05 de dezembro 2014, p. 41-47. Disponível em: http://media.wix.com/ugd/1c59dd_80ca92a1c5834b6594197c5fdf73ce1f.pdf Acesso em: 14 abr. 2020.
ROCHA, Simone Maria da; PASSEGGI, Maria da Conceição. Ser professora de classe hospitalar: entre vivências e narrativas de si. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SÁ JÚNIOR, Lucrécio Araújo de; BARBOSA; Tatyana Mabel Nobre. ( org.). Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos. [e-book] 1. ed. Natal: EDUFRN, 2021. p. 13-40. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/31810/1/EducacaoeExperiencia_Passeggi_SaJunior_Barbosa_2021.pdf Acesso em: 05 out. 2021.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Prefácio. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de (org.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2017. p. 9-12.
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.