Leitura estética nas práticas docentes e a compreensão do desenho infantil

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a leitura do desenho infantil nas práticas docentes de professores/as atuantes nas/com as infâncias, compreendendo-o como mapa sensível de comunicação. A leitura do desenho infantil é fundamental para que se possa captar pistas e efeitos, que por vezes na linguagem oral da criança não são evidenciados. A pesquisa de cunho bibliográfico rastreou estudos e investigações que apontam modos de ler o desenho infantil, reiterando sua relevância no campo das práticas docentes. Os resultados, a partir de estudos e análise de livros e periódicos, mostram que o desenho infantil foi amplamente pesquisado em décadas passadas, em especial no campo da Psicologia. No entanto, os resultados apresentados apontam que atualmente a leitura estética do desenho infantil  tem sido pouco explorada e de modo reduzido. Este fato é preocupante, pois o mundo visual e seus símbolos são meios de comunicação e interação humana. Conclui-se que a dimensão estética do desenho encontra consonância entre a criança e o/a docente, possibilitando vínculos afetivos, potencializados pelos processos de aprendizagem. Deste modo, é imprescindível a inserção da leitura estética nas práticas docentes como dispositivo para o diálogo entre professor/a e criança, bem como sua contribuição nos processos cognitivos e sensíveis.

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Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Pós-Doutorado em Estudos da Infância na Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. Professora/Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação (PPGE) e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) da Universidade da Região de Joinville (Univille)

Rita de Cássia Fraga da Costa, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Pós-doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade da Região de Joinville (PPGE/Univille), Joinville, Santa Catarina, Brasil; Doutora em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville ; Mestre em Educação (PPGE/Univille), Licenciada em Artes Visuais (Univille). Segunda licenciatura em Pedagogia (Uniasselvi). Pesquisadora membro do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/PPGE/Univille). Bolsista FAPESC.

Maura Maria Roth, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville (PPGE/Univille), Joinville, Santa Catarina (SC), Brasil. Pós-graduada em Educação Ambiental, pelo Instituto Brasileiro de Programa de Extensão (IBPEX). Graduada em Geografia - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil. Cursando Psicologia na Faculdade Anhanguera, Brasil. Professora da Faculdade de Tecnologia Assessoritec (FTA), Joinville, SC. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/Univille). Bolsista CAPES.

Ana Clara Lucri Alves, Universidade da Região de Joinville (Univille)

Graduanda em Psicologia, da Univille (Universidade da Região de Joinville). Pesquisadora membro do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE/Univille). Bolsista CNPq.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Pillotto, S. S. D., Costa, R. de C. F. da, Roth, M. M., & Alves, A. C. L. (2025). Leitura estética nas práticas docentes e a compreensão do desenho infantil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 378-392. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22725