Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência

Resumo

Observando o cenário atual e a necessidade de se discutir as relações das masculinidades com a construção do profissional docente homem, este artigo apresenta a partir de buscas de análise bibliográficas iniciais realizadas, os resultados apresentados sobre o “Professor Homem e/ou Docência Masculina nos Anos Iniciais” permitindo reflexões e o desdobramento da temática, assim como sua relevância para o cenário cientifico-acadêmico. Como base para o presente estudo fora realizado o levantamento bibliográfico abrangendo as consultas realizadas nas seguintes bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Google Scholar e do Repositório Instrucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir dos resultados, pode-se constatar uma quantidade considerável sobre Gênero, Masculinidades e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, mas com pouquíssimas produções que apresentavam os recortes específicos e direcionadas a temática principal. Os trabalhos indexados resultados das buscas e selecionados para esta revisão de literatura, foram e são de grande relevância para os estudos direcionados para a temática proposta, ainda que não tenham aparecido com tanta frequência/destaque em todos os trabalhos (Tese e Dissertações). Conclui-se, por intermédio deste, a importância dos estudos direcionados a temática de forma mais aprofundada, possibilitando ressaltar a relevância de tais discussões, permitindo o debate, a pesquisa e a análise das mais diversas formas de construção da identidade do profissional docente homem, independente da raça, gênero, classe e/ou religião.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Martins Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas - MS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas/MS. Endereço eletrônico: prof.luis_fernando@hotmail.com

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Lopes, L. F. M. (2022). Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 213-228. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.14994