Apontamentos iniciais acerca da presença de profissionais homens na educação infantil no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra

Resumo

Este artigo apresenta um estudo acerca do exercício profissional de homens na educação infantil, etapa em que prevalecem as profissionais mulheres, devido ao processo histórico de feminização do magistério e do cuidado nessa etapa. Com metodologia quantitativa, apresenta-se um breve resgate histórico da educação infantil, particularmente quanto à feminização nesse âmbito profissional. Buscou-se, pois, ponderar o processo em distintas realidades históricas, de modo a subsidiar alguns apontamentos iniciais para um estudo comparado sobre os distintos processos históricos da atuação profissional de homens na educação infantil - no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Identifica-se que, não obstante as múltiplas determinações que sustentam o predomínio de mulheres em creches e pré-escolas, resistindo à superação dessa realidade, as políticas públicas precisam intensificar o combate à segregação de gênero nos espaços de educação infantil, favorecendo novas sociabilidades, pautadas na diversidade, no respeito e na igualdade de gênero.

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Biografia do Autor

Irene Silva Abreu, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora pedagógica de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia - GO.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Naviraí - MS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

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Publicado
2022-05-27
Como Citar
Abreu, I. S., & Gonçalves, J. P. (2022). Apontamentos iniciais acerca da presença de profissionais homens na educação infantil no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(20), 161-177. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i20.15275