Apontamentos iniciais acerca da presença de profissionais homens na educação infantil no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra
Resumo
Este artigo apresenta um estudo acerca do exercício profissional de homens na educação infantil, etapa em que prevalecem as profissionais mulheres, devido ao processo histórico de feminização do magistério e do cuidado nessa etapa. Com metodologia quantitativa, apresenta-se um breve resgate histórico da educação infantil, particularmente quanto à feminização nesse âmbito profissional. Buscou-se, pois, ponderar o processo em distintas realidades históricas, de modo a subsidiar alguns apontamentos iniciais para um estudo comparado sobre os distintos processos históricos da atuação profissional de homens na educação infantil - no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra. Identifica-se que, não obstante as múltiplas determinações que sustentam o predomínio de mulheres em creches e pré-escolas, resistindo à superação dessa realidade, as políticas públicas precisam intensificar o combate à segregação de gênero nos espaços de educação infantil, favorecendo novas sociabilidades, pautadas na diversidade, no respeito e na igualdade de gênero.
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