A ideologia neoliberal na educação brasileira: considerações a partir Christian Laval

Resumo

O presente artigo tem como tema central a reforma educacional estruturada no Brasil entre os anos de 2016 e 2022, a partir da aceleração do projeto neoliberal. Nossos objetivos podem ser resumidos em três tópicos: 1) explicitar o caráter neoliberal das políticas públicas adotadas no campo da educação básica; 2) desvelar as estratégias e subterfúgios retóricos utilizados pelos reformadores e; 3) proporcionar uma contribuição crítica para o enfrentamento teórico e prático do neoliberalismo na educação brasileira. Para tanto, utilizamos a análise documental e a revisão bibliográfica como recursos metodológicos. Desse modo, o exame de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim como a utilização de conceitos e ideias do sociólogo francês Christian Laval, constituem o referencial teórico-metodológico basilar deste trabalho. Destarte, foi possível observar que tanto o “aprendizado ao longo da vida” quanto a chamada “pedagogia das competências” são artifícios ideológicos empregados por organismos multilaterais – como o Banco Mundial, e fundações privadas nacionais – como o Instituto Ayrton Senna. Ao final, concluímos que a reforma não visa promover uma educação emancipatória, mas sim, objetiva conformar os estudantes à instabilidade e precariedade do mundo do trabalho – servindo à sua utilidade e eficácia. Neste caminho reformador, os saberes teóricos, acadêmicos e contemplativos perdem a legitimação. Para os autores, é necessário conter este modelo através da denúncia e da análise crítica de suas consequências.

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Biografia do Autor

Rafael Lopes Batista, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é aluno do curso de Especialização em Ensino de Sociologia na mesma instituição. 

Diego Dalla Pria Blanco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é aluno do curso de Especialização em Ensino de Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

João Pedro Gomes Chama, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é aluno do curso de Especialização em Ensino de Sociologia na mesma instituição.

Tatiana Braz Ribeiral

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciência Política (UnB). Professora universitária e pesquisadora na área de educação política e direitos políticos comparados. Coordenadora Substituta do Curso de Ciências Sociais do Campus de Naviraí/UFMS. 

Referências

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Publicado
2022-11-11
Como Citar
Lopes Batista, R., Dalla Pria Blanco, D., Pedro Gomes Chama, J., & Braz Ribeiral, T. (2022). A ideologia neoliberal na educação brasileira: considerações a partir Christian Laval. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 453-469. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15357
Seção
Artigos de demanda contínua