Editorial

Resumo

A Revista “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade” (PDRES), dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)-Campus de Naviraí (CPNV), encerra o ano de 2022 com o Dossiê temático “Lutas e Resistências em Michel Foucault”, homenagem ao filósofo, filólogo, historiador, crítico literário, teórico social e professor Michel Foucault (1926-1984), ao legado de seu pensamento e às duradouras sementes de resistência que permanecem frutíferas, conclamando-nos ao debate.

Michel Foucault nos possibilita refletir e indagar sobre diferentes processos e mecanismos de assujeitamento, sobre possibilidades que resgatam o sentido do cuidado de si e formas de resistências em um momento político histórico no Brasil. Com a eleição de 2022, que consagra a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e resgata a esperança em meio às constantes ameaças à democracia, orientadas pela extrema direita, encampadas e difundidas pela elite ultraconservadora, este dossiê é, por si só, uma forma de resistência.

A proposta do dossiê é fazer esse enfrentamento com toda a potência revolucionária presente em Foucault, o filósofo que pensa o poder, o saber e o discurso, o pensador da biopolítica, da luta e da resistência que nos oferece caminhos possíveis a partir das ideias de liberdade, de contracondutas e do cuidado de si como formas de resistência. Foucault nos inspira nas mais diversas áreas do conhecimento conforme podemos conferir nos quinze artigos deste dossiê, manuscritos que discutem os dispositivos de poder em Michel Foucault, a partir de diferentes olhares e perspectivas.

Os textos aqui apresentados são marcados, especialmente, pela produção de Foucault em seus estudos sobre o biopoder, pelo conceitos de governamentalidade, cuidados de si, corpo e corporeidade, buscando interlocuções com problemáticas contemporâneas que perpassam por questões de gênero, racismo, arte e educação.

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Biografia do Autor

Telma Romilda Duarte Vaz, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí. 

Tatiana Braz Ribeiral, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UNB). Professora ajunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Naviraí.

Aldenor da Silva Ferreira, Professor Adjunto I na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Lagoa do Sino.

Referências

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 22ª. Ed. São Paulo: Loyola, 2012.

Publicado
2022-11-08
Como Citar
Duarte Vaz, T. R., Braz Ribeiral, T., & da Silva Ferreira, A. (2022). Editorial . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(21), 1-6. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i21.17586