Igualdade de gênero: levando a Lei Maria da Penha as escolas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a importância da violência de gênero na atualidade e promover uma reflexão sobre o objetivo da desconstrução de uma violência de gênero como uma ferramenta de ensino e aprendizagem no ambiente escolar. Além de ressaltar, na prática inclusive, que no ensino a reflexão deve ser trabalhada pelo ambiente escolar de maneira dinâmica e produtiva explorando a percepção, a comunicação, a concentração, a criatividade, a responsabilidade, a sensibilidade. O artigo reflete sobre a utilização de Projetos, como “Maria da Penha vai à Escola”, como importante estratégia junto aos estudantes. Trata-se de uma revisão bibliográfica. O artigo evidencia que os profissionais da educação podem contribuir para garantir o direito e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulheres e dos demais indivíduos que necessitam de proteção.

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Biografia do Autor

Mayara Christine Duarte Biscarra, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista CAPES. Especialista em Ensino de Sociologia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Marco Antonio Costa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus de Naviraí (CPNV).

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Publicado
2024-01-03
Como Citar
Biscarra, M. C. D., & Silva, M. A. C. da. (2024). Igualdade de gênero: levando a Lei Maria da Penha as escolas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 64-74. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.16393
Seção
Artigos de fluxo contínuo