Educação a distância no ensino jurídico brasileiro: abordagens e perspectivas
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura, que teve como objetivo mapear as abordagens e as perspectivas das pesquisas relacionadas à oferta da educação a distância, no ensino jurídico brasileiro. Os cursos de Direito no Brasil, atualmente, são oferecidos apenas na modalidade de ensino presencial. No entanto, há diversos movimentos para que eles sejam implementados também na modalidade a distância, bem como já existem as práticas de oferta de disciplinas com carga horária a distância, nos cursos presenciais. Para a realização das buscas de publicações, limitou-se às produções dos últimos dez anos (2012-2022), registradas nas bases Google Scholar, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Foram selecionados para análise um total de dezenove publicações, e os resultados indicam três abordagens de discussão, sendo: a) Ensino-aprendizagem: perspectiva docente; b) Ensino-aprendizagem: perspectiva discente; c) EaD e ensino jurídico e d) Evolução do ensino superior (geral e ensino jurídico). Quanto às perspectivas de estudos, concluiu-se que há uma lacuna de pesquisa relacionada ao conhecimento sobre o perfil e o interesse dos discentes, pelo que se torna de salutar importância o desenvolvimento de pesquisas futuras sobre o assunto.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marcella Pinto de. Política pública educacional na área do Direito: a reestruturação do processo de ensino-aprendizagem jurídico a partir da abordagem dialógica com a arte. 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em Direito, Governança e Políticas Públicas), Universidade Salvador, Laureate International Universities, Salvador, 2018. Disponível em: https://tede. unifacs.br/handle/tede/670. Acesso em: 03 abr. 2023.
ANDRADE, Pollyana Vieira de; SANTOS, Nivaldo dos. Graduação em Direito na modalidade de Educação a Distância: desafios, dilemas e possibilidades. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3. 2020, Brasília, DF. Anais eletrônicos [...] Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/ index.php/seadco/article/view/14645. Acesso em: 05 maio 2023.
ARANTES, Valéria Amorim; VALENTE, José Armando; MORAN, José Manuel. Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus Editorial, 2011.
ARAÚJO, Christine Veloso Barbosa. Ensino superior brasileiro: expansão e transformação a partir dos anos 1990. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Social), Universidade Estadual de Montes Claros, Monte Claros, 2014. Disponível em: https://www.posgraduacao.unimontes.br/u ploads/sites/20/2019/05/1-Christine-Veloso-Barbosa-Ara%C3%BAjo.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
BARBOSA, Bruna Carolina Gonçalves. Metodologias Ativas na Educação Jurídica e a Educação à Distância (EaD). 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Direito), Centro Universitário Eurípedes de Marília, Marília, 2020. Disponível em: https://www.posgraduacao.unimontes.br/uploads/sites/20/201 9/05/1-Christine-Veloso-Barbosa-Ara%C3%BAjo.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria nº. 4.059, 10 de dezembro de 2004. Regulamenta o art. 81 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e art. 1º do Decreto no 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Brasília, DF, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/port4059-2004.pdf. Acesso em: 3 maio 2023.
BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78741-d9235-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 9 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da educação. Resolução nº 05, de 17 de dezembro de 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman /dezembro-2018-pdf/104111-rces005-18/file. Acesso em: 5 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 05/2018 CNE/CES. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104111-rces005-18/file. Acesso em: 3 maio 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº. 2.117, 06 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.117-de-6-de-dezembro-de-2019-232670913. Acesso em: 3 maio 2023.
CARRILHO, Silvania Lucia da Silva. O iEAD e os processos de aprendizagem no Ensino superior: a importância dos fatores individuais. 2014. 152 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/12345678 9/10922/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Silvana%20Lucia%20da%20Silva%20Carrilho.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie: uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Cortez, 2020.
COSTA, Bárbara Silva. Educação a distância e ensino jurídico no brasil: um debate necessário. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rpej/article/vi ew/4063. Acesso e: 3 maio 2023.
CREADO, Raíssa Stegemann Rocha; CARDOSO, Letícia Delfim da Mota Galvão de Assis. Ensino jurídico contemporâneo sob a perspectiva da educação a distância (EaD) e do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICS). In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias: Encontro De Pesquisadores em Educação a Distância, 1, 2020, São Carlos. Anais eletrônicos [...] São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, ago. 2020, p. 1-11. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submiss ao/index.php/2020/article/view/1625. Acesso em: 5 maio 2023.
FERENHOF, Helio Aisenberg; FERNANDES, Roberto Fabiano. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB, v. 21, n. 3, p. 550-563, 2016. Disponível em: https://revista.acbsc.org. br/racb/article/view/1194. Acesso em: 3 maio 2023.
FRANCO, Aline Fonseca; COSTA FILHO, José de Oliveira. As metodologias ativas como instrumento para se atingir uma aprendizagem significativa, reflexiva e interdisciplinar no ensino jurídico. Colloquium Socialis, Presidente Prudente, v. 01, n. Especial, p.510-516 jan/abr 2017.
INEP. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indic adores/censo-da-educacao-superior/resultados . Acesso em: 5 mai. 2023.
LIMA, Luiz Paulo Moreira. A educação superior em instituições privadas: um negócio comercial e uma relação permissiva. 2013. 304 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/co leta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=370337. Acesso em: 5 mai. 2023.
LOPES, Antonia Osima. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, 2011.
LUIZ, José Alexandre da Silva. O curso de direito na educação à distância e a sua não aprovação no brasil. In: ANNUNZIATA, Luiz (org.). Revista Científica Pós-graduação em EAD, n. 07, 2018, p. 85-114. Disponível em: https://d1p480y8ywg81t.cloudfront.net/media/signorelli/faculdade/docs/revista_signorelli_7.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
MAGALHÃES, Daniella Santos. O ensino jurídico no Brasil: uma crítica à luz do discurso. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9307/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20pr%C3%A9-textual.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
MAIA, Adriano Menezes Hermida. O curso de direito à distância (EaD): oferta, viabilidade e diretrizes curriculares. Ius Gentium, v. 11, n. 3, p. 51-70, 2020. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/iusgentium/index.php/iusgent ium/article/view/602. Acesso em: 3 maio 2023.
MATOS, Luis Miguel Barudi de. Fronteiras do ensino jurídico: entre o marco regulatório e as tecnologias emancipatórias. 2020. 239 f. Tese (Doutorado Sociedade, Cultura e Fronteiras), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/5107. Acesso em: 3 abr. 2023.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 101–116, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 3 out. 2023.
NALESSO, Thiago Fernando Cardoso. Educação jurídica brasileira: entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Exame de Ordem. Tese (Doutorado em Direito), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://tede.pucsp.br/bitstream/handle/24661/1/Thiago%20Fer nando%20Cardoso%20Nalesso.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Ofício/Conselho Federal/ 925/202 1/GAC-CNEJ. OAB, 07 dez. 2021. Disponível em: https://s.oab.org.br/arqui vos/2021/12/d838802f-d92a-4039-a2f2-9c9552919b93.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.
OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação à distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus Editora, 2014.
PACHANE, Giusti Graziela. Teoria e Prática na formação de professores universitários: elementos para discussão. Publ. UEPG Ci. Hum., Ci. Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, Ponta Grossa, v.13, n. 1, p. 13-24, jun. 2005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/humanas/article/view/531/533. Acesso em: 3 abr. 2023.
PEREIRA, Geiza Basualdo Bogado. O estudante da EAD (Educação a Distância): um estudo de perfil e interação geracional. 2015. 133 p. Dissertação (Mestrado em Administração), Faculdade de Administração e Economia, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1470/2/GeizaBo gado.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.
RESENDE, Gisele Silva Lira de; GOMES DA SILVA, Luana. A aplicação do método PBL (aprendizagem baseada em problemas) no ensino jurídico em oposição ao modelo tradicional. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 7, n. 15, p. 142-152, nov. 2020. Disponível em: https://desafio online.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10299. Acesso em: 3 maio 2023.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. Tecnologias digitais na formação inicial de professores: percepções dos estudantes sobre a inovação pedagógica. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 6, n. 12, p. 28-50, out. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ persdia/article/view/9169. Acesso em: 3 maio 2023.
RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira (Orgs). Docência na educação superior: Brasília, 1º e 2 de dezembro de 2005. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/diversas/temas_da_educacao_superior/docencia_na_educacao_superior.pdf. Acesso em: 5 maio 2023.
SALUM, Yádia Machado. Curso de Direito na modalidade EAD. Revisra Jurisfib, v. 3, p. 57-68, 2012. Disponível em: https://revistas.fibbauru.br/jurisfib/article /view/141. Acesso em: 3 maio 2023.
SANTOS, Flávio Roberto dos. Ensino-aprendizagem no período de pandemia (COVID-19): reflexos do ensino a distância no curso de direito em Teixeira de Freitas-BA. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação), Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2020.
SOUZA, Amanda Alves de. Prática, extensão ou clínica no direito: limites e possibilidades de (re)invenção do campo do ensino jurídico brasileiro. 2020. 328 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Disponível em: https://ppgd.direito.ufrj.br/index.php/pt-br/dissertacoes-teses/91-autoraamanda-alves-de-souza-para-uma-pedagogia-do-ensino-juridic o-uma-analise-de-experiencias-inovadoras-desenvolvidas-em-atividades-de-ex tensaouniversitaria Acesso em: 3 abr. 2023.
SIQUEIRA, Luiz Eduardo Alves de. Ensino jurídico a distância: reflexões sobre sua viabilidade no âmbito do MERCOSUL. 2015. Tese (Doutorado em Integração da América Latina), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-10122018-171404/public o/2015_LuizEduardoAlvesDeSiqueira_VCorr.pdf. Acesso em: 3 maio 2023.
TORTATO, Naia Paula Yolanda Bittencourt. A educação a distância e o ensino jurídico das universidades públicas do Paraná. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/69302 /R%20-%20D%20-%20NAIA%20PAULA%20YOLANDA%20BITTENCOURT%20T ORTATO.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 5 maio 2023.
STRECK, Danilo R. Streck; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.