Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual

Resumo

A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Reis Pereira, Universidade do Sagrado Coração (UNISAGRADO)

Licenciado em Letras, Pedagogia e Bacharel em Comunicação pelo Universidade do Sagrado Coração (UNISAGRADO). Professor dos anos iniciais, finais e ensino médio. Gestor escolar da Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo.

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marilia SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marilia. Professora Especialista e Mestra em Ciência da Informação pela UNESP de Marília SP.

Fernanda de Carvalho Gejão, Universidade Paulista (UNIP) Campus Bauru SP

Graduada em Psicologia na Universidade Paulista (UNIP) Campus de Bauru SP.

Nathália Medina Garcia, Universidade Paulista (UNIP) Campus de Bauru SP

Graduada em Psicologia na Universidade Paulista (UNIP) Campus Bauru. Pós-graduanda em "Psicanálise Clínica" e Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (IPB) e Faculdade Famart.

Referências

ABRAMOVAY, Miriam.; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. 2.ed.

Brasília: UNESCO, 2002. v.1.

ABRAMOVAY, Miriam (Coord); NETO, Miguel Farah; MELO, Rosa Virgínia;

ROCA, Maria Eugênia Carvalho de la; MONTEIRO, Claudio Dantas;

FEFFERMANN, Marisa; CARVALHO, Luis Felipe de. Conversando sobre violência e convivência nas escolas. Rio de Janeiro: FLACSO - Brasil, OEI, MEC, 2012. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32101-conversando-sobre-violencia-nas-escolas-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 10 jun. 2023.

ANSER, Maria Aparecida Carmona Ianhes; JOLY, Maria Cristina Rodrigues

Azevedo; VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação do conceito de

violência no ambiente escolar: visão do professor. Psicol. teor. prat., São

Paulo, v. 5, n. 2, p. 67-81, dez. 2003. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v5n2/v5n2a07.pdf Acesso em: 15 jul.2023.

APEOESP (Sindicato de Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

Educação em Notícias (clipping). Março, 2023. Disponível em:

http://www.apeoesp.org.br/noticias/educacao-em-noticias/educacao-em-noticias-30-03-2023-5-feira/ Acesso em: 10 jul. 2023.

AYALA CARRILLO, María del Rosario. Violencia escolar: Um problema complejo.

Ra Xinhai: revista científica de sociedad, cultura y desarrollo sostenible, v. 11,

n. 4, p. 493-509, 2015. Disponível em:

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7915494 Acesso em: 20 jul.2023.

BENTO, António; MENDES, Guida; PACHECO, Dulce. Relação Escola-Família:

Participação dos Encarregados de Educação na Escola. ATAS – Investigação

Qualitativa em Educação, v. 1, 2016. Disponível em:

https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/648 Acesso

em: 20 jul. 2023.

BHERING, Eliana; MICHELS, Lísia. Psicologia escolar: tendências para o século

XXI. Psicologia escolar e educacional, v.3, n.2, p.133-138, 1999. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/pee/a/pQ4Vzdm67MVPHqv4qMMLdsR/?lang=pt#

Acesso em: 15 jul.2023.

BRASIL. Lei n.13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de

Combate à Intimidação Sistemática (bullying). Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm

Acesso em: 15 jul. 2023.

FERNANDES, Flávia Emília Cavalcante Valença; SILVA, Alexsandro da.

Repercussões da violência na comunidade escolar sobre a saúde mental dos

professores da Educação Básica e estratégias para seu enfrentamento.

Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. 1-11, jan./abr. 2023. Disponível em:

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8937463 Acesso em: 10 jul.2023.

GUIMARÃES, Eloisa. Escola, galeras e narcotráfico. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.248 p.

MARCOLINO, Emanuella de Castro; CAVALCANTI, Alessandro Leite; PADILHA,

Wilton Wilney Nascimento; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de;

CLEMENTINO, Francisco de Sales. Bullying: prevalência e fatores associados à

vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto Enfermagem, v.27, n.1, p.e5500016, 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/tce/a/3zS6tSTHCvCRsC6g6bCpxCH/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 16 jul. 2023.

MEIRELES, Jacqueline; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Violência substantivada:

perspectivas de estudantes de uma escola pública. Psicologia & Sociedade,

v.31, p. e214359, 2019. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/psoc/a/cNqwbn9Y5ZB59JjjnLBML6m/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 jul.2023.

MIRANDA, Antônio Carlos; BERTAGNA, Regiane Helena; FREITAS, Luiz Carlos

de. Fatores que afetam o clima da escola: a visão dos professores. Pro-

posições, Campinas, SP, v.30, e.201600102, 2019. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/pp/a/GF7k6ngYYR9GcxDp7Sfjhgy/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 18 jul.2023.

MOREIRA, Laísa Rodrigues; PALUDO, Simone dos Santos. A violência mora ao

lado? Violência Familiar e comunitária entre adolescentes. Psicologia: teoria e

pesquisa, v.38, p. e38314, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/7DrSLV4qzsbphg4mm6XdtYF/ Acesso em: 10 jun. 2023.

NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Violência na escola:

identificando pistas para a prevenção. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.7, n.13, p.119-34, 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/icse/a/N3tnPvbdhp83dfLP97fmCWz/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 jul.2023.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria.

Psicologia escolar: cenários atuais. Estud. Pesqui. Psicol., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 2009. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v9n3/v9n3a07.pdf Acesso em: 26 jun. 2023.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Jorge Luiz da; BRAGA, Iara Falleiros;

ROMUALDO, Claudio; CARAVITA, Simona Carla Silvia; SILVA, Marta Angélica

Iossi. Modos de explicar o bullying: análise dimensional das concepções de

adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, v.23, n.3, p.751-761, 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csc/a/Fvh7kkcm4z88wBnFfxvsWFt/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 19 jul.2023.

PINTO, Isabella Vitral; BARUFALDI, Laura Augusta; CAMPOS, Maryane Oliveira;

MALTA, Deborah Carvalho; SOUTO, Rayone Moreira Costa Veloso; FREITAS,

Mariana Gonçalves de; LIMA, Cheila Marina de; ANDREAZZI, Marco Antonio

Ratzsch de. Tendencias de situações de violência vivenciadas por adolescentes

brasileiros: pesquisa nacional de saúde do escolar 2009, 2012 e 2015. Revista

Brasileira de Epidemiologia, v.21, p.e180014, 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbepid/a/gWj76CJm7LMvqT7zw6zGTnM/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 jul.2023.

SALAS, Paula. Ataques a escolas: promover cultura de paz pode ser caminho a

longo prazo. Nova Escola, 14/04/2023. Disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/21649/ataques-a-escolas-cultura-de-paz

Acesso em: 15 jul.2023.

SILVA, Sandra Coelho Barreto; MENDES, Mônica Hoehne. Dinâmicas, jogos e

vivências: ferramentas úteis na (re)construção psicopedagógica do ambiente

educacional. Rev. Psicopedag., São Paulo, v. 29, n. 90, p. 340-355, 2012.

Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v29n90/08.pdf Acesso em: 26 jun. 2023.

SILVA, Jorge Luiz da; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; MELLO, Flávia Carvalho

Malta de; ANDRADE, Luciane Sá de; BAZON, Marina Rezende; SILVA, Marta

Angélica Iossi. Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying

em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, v.22, n.7, p.2329-2340, jul.2017.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csc/a/WLQVDC8GDKzmyjVxnYgtKrc/?lang=pt# Acesso em: 20 jul.2023.

SILVA, Flaviany Ribeiro da; ASSIS, Simone Gonçalves. Prevenção da violência

escolar: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, v.44, p.1-13, 2018.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ep/a/gyWkfTDCdCVP5QdsS3PCWpb/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 jul.2023.

SILVA, Georgia Rodrigues Reis e; LIMA, Maria Luiza Carvalho de; ACIOLI,

Raquel Moura Lins; BARREIRA, Alice Kelly. A influência da violência familiar e

entre pares na prática do bullying por adolescentes escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v.26, p. 4933-4943, out. 2021. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csc/a/yyDS4xFjTVpz3szVmW4jzRD/?lang=pt# Acesso

em: 18 maio 2023.

TEIXEIRA, Evandro Camargo; KASSOUF, Ana Lúcia. Impacto da violência nas

escolas paulistas sobre o desempenho acadêmico dos alunos. Economia

aplicada, v.19, n.2, p.221-240, abr.2015. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/ecoa/a/PVRNb54dJcgN9BnSjbvwZdv/?lang=pt# Acesso em: 05 jun. 2023.

TERRIBELE, Flora Beatriz Proiette; MUNHOZ, Tiago Neuenfeld. Violência contra

escolares no Brasil: Pesquisa Nacional da Saúde do escolar (PENSE, 2015).

Ciência & Saúde Coletiva, v.26, n.1, p.241-254, jan. 2021. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/csc/a/9hvz8xthsDZsrXHDvR5Xyfj/?lang=pt# Acesso

em: 08 jul. 2023.

ZIMERMAN, David Epelbaum. Aplicação da dinâmica de grupo à escola. Rev.

SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 5, n. 5, p. 6-15, 2004. Disponível

em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v5n5/v5n5a03.pdf Acesso em: 26 jun. 2023.

Publicado
2024-01-03
Como Citar
Pereira, F. R., Wellichan, D. da S. P., Gejão, F. de C., & Garcia, N. M. (2024). Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 227-240. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.19189
Seção
Artigos de fluxo contínuo