Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual

Resumo

A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.

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Biografia do Autor

Felipe Reis Pereira, Universidade do Sagrado Coração (UNISAGRADO)

Licenciado em Letras, Pedagogia e Bacharel em Comunicação pelo Universidade do Sagrado Coração (UNISAGRADO). Professor dos anos iniciais, finais e ensino médio. Gestor escolar da Rede Pública Estadual de Ensino de São Paulo.

Danielle da Silva Pinheiro Wellichan, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marilia SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Marilia. Professora Especialista e Mestra em Ciência da Informação pela UNESP de Marília SP.

Fernanda de Carvalho Gejão, Universidade Paulista (UNIP) Campus Bauru SP

Graduada em Psicologia na Universidade Paulista (UNIP) Campus de Bauru SP.

Nathália Medina Garcia, Universidade Paulista (UNIP) Campus de Bauru SP

Graduada em Psicologia na Universidade Paulista (UNIP) Campus Bauru. Pós-graduanda em "Psicanálise Clínica" e Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica pelo Instituto Pedagógico Brasileiro (IPB) e Faculdade Famart.

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Publicado
2024-01-03
Como Citar
Pereira, F. R., Wellichan, D. da S. P., Gejão, F. de C., & Garcia, N. M. (2024). Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 227-240. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.19189
Seção
Artigos de demanda contínua