Parcerias profissionais em uma escola pública dos anos finais do ensino fundamental: ações necessárias para a realidade atual
Resumo
A Educação na atualidade tem sido alvo de grandes desafios e a violência tem sido um deles. Independentemente do tipo, ela compromete o aprendizado, as relações entre professores, estudantes e a comunidade escolar como um todo. Com este cenário, as escolas estão buscando ações que possam prevenir, amenizar e superar tais momentos e, para isso, estabelecer parcerias tornou-se essencial. Assim, objetivou-se compartilhar no relato de experiência a seguir, as medidas realizadas em uma escola pública de ensino fundamental - anos finais, que realizou com o auxílio de psicólogos parceiros, ações de enfrentamento à violência e comunicação não violenta. Por meio de atividades em grupo com dinâmicas e debates, os profissionais realizaram intervenções necessárias envolvendo estudantes e promovendo a conversa e a reflexão. Os resultados mostraram que estudantes estão fragilizados devido a inúmeros fatores e isso pode ocasionar atitudes agressivas e de muito sofrimento em toda comunidade escolar. Conclui-se que existe uma necessidade evidente em modificar a realidade como dever e compromisso de cada escola e uma gestão participativa pode contribuir diretamente para transformar e proporcionar ambientes mais seguros para o aprendizado e a convivência.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Miriam.; RUA, Maria das Graças. Violências nas escolas. 2.ed.
Brasília: UNESCO, 2002. v.1.
ABRAMOVAY, Miriam (Coord); NETO, Miguel Farah; MELO, Rosa Virgínia;
ROCA, Maria Eugênia Carvalho de la; MONTEIRO, Claudio Dantas;
FEFFERMANN, Marisa; CARVALHO, Luis Felipe de. Conversando sobre violência e convivência nas escolas. Rio de Janeiro: FLACSO - Brasil, OEI, MEC, 2012. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32101-conversando-sobre-violencia-nas-escolas-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 10 jun. 2023.
ANSER, Maria Aparecida Carmona Ianhes; JOLY, Maria Cristina Rodrigues
Azevedo; VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação do conceito de
violência no ambiente escolar: visão do professor. Psicol. teor. prat., São
Paulo, v. 5, n. 2, p. 67-81, dez. 2003. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/ptp/v5n2/v5n2a07.pdf Acesso em: 15 jul.2023.
APEOESP (Sindicato de Professores de Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
Educação em Notícias (clipping). Março, 2023. Disponível em:
http://www.apeoesp.org.br/noticias/educacao-em-noticias/educacao-em-noticias-30-03-2023-5-feira/ Acesso em: 10 jul. 2023.
AYALA CARRILLO, María del Rosario. Violencia escolar: Um problema complejo.
Ra Xinhai: revista científica de sociedad, cultura y desarrollo sostenible, v. 11,
n. 4, p. 493-509, 2015. Disponível em:
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7915494 Acesso em: 20 jul.2023.
BENTO, António; MENDES, Guida; PACHECO, Dulce. Relação Escola-Família:
Participação dos Encarregados de Educação na Escola. ATAS – Investigação
Qualitativa em Educação, v. 1, 2016. Disponível em:
https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/648 Acesso
em: 20 jul. 2023.
BHERING, Eliana; MICHELS, Lísia. Psicologia escolar: tendências para o século
XXI. Psicologia escolar e educacional, v.3, n.2, p.133-138, 1999. Disponível
em: https://www.scielo.br/j/pee/a/pQ4Vzdm67MVPHqv4qMMLdsR/?lang=pt#
Acesso em: 15 jul.2023.
BRASIL. Lei n.13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de
Combate à Intimidação Sistemática (bullying). Disponível em:
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm
Acesso em: 15 jul. 2023.
FERNANDES, Flávia Emília Cavalcante Valença; SILVA, Alexsandro da.
Repercussões da violência na comunidade escolar sobre a saúde mental dos
professores da Educação Básica e estratégias para seu enfrentamento.
Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, p. 1-11, jan./abr. 2023. Disponível em:
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8937463 Acesso em: 10 jul.2023.
GUIMARÃES, Eloisa. Escola, galeras e narcotráfico. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.248 p.
MARCOLINO, Emanuella de Castro; CAVALCANTI, Alessandro Leite; PADILHA,
Wilton Wilney Nascimento; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de;
CLEMENTINO, Francisco de Sales. Bullying: prevalência e fatores associados à
vitimização e à agressão no cotidiano escolar. Texto & Contexto Enfermagem, v.27, n.1, p.e5500016, 2018. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/tce/a/3zS6tSTHCvCRsC6g6bCpxCH/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 16 jul. 2023.
MEIRELES, Jacqueline; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Violência substantivada:
perspectivas de estudantes de uma escola pública. Psicologia & Sociedade,
v.31, p. e214359, 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/psoc/a/cNqwbn9Y5ZB59JjjnLBML6m/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 jul.2023.
MIRANDA, Antônio Carlos; BERTAGNA, Regiane Helena; FREITAS, Luiz Carlos
de. Fatores que afetam o clima da escola: a visão dos professores. Pro-
posições, Campinas, SP, v.30, e.201600102, 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/pp/a/GF7k6ngYYR9GcxDp7Sfjhgy/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 18 jul.2023.
MOREIRA, Laísa Rodrigues; PALUDO, Simone dos Santos. A violência mora ao
lado? Violência Familiar e comunitária entre adolescentes. Psicologia: teoria e
pesquisa, v.38, p. e38314, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/7DrSLV4qzsbphg4mm6XdtYF/ Acesso em: 10 jun. 2023.
NJAINE, Kathie; MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Violência na escola:
identificando pistas para a prevenção. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.7, n.13, p.119-34, 2003. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/icse/a/N3tnPvbdhp83dfLP97fmCWz/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 jul.2023.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAUJO, Claisy Maria.
Psicologia escolar: cenários atuais. Estud. Pesqui. Psicol., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, 2009. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v9n3/v9n3a07.pdf Acesso em: 26 jun. 2023.
OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; SILVA, Jorge Luiz da; BRAGA, Iara Falleiros;
ROMUALDO, Claudio; CARAVITA, Simona Carla Silvia; SILVA, Marta Angélica
Iossi. Modos de explicar o bullying: análise dimensional das concepções de
adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, v.23, n.3, p.751-761, 2018. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csc/a/Fvh7kkcm4z88wBnFfxvsWFt/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 19 jul.2023.
PINTO, Isabella Vitral; BARUFALDI, Laura Augusta; CAMPOS, Maryane Oliveira;
MALTA, Deborah Carvalho; SOUTO, Rayone Moreira Costa Veloso; FREITAS,
Mariana Gonçalves de; LIMA, Cheila Marina de; ANDREAZZI, Marco Antonio
Ratzsch de. Tendencias de situações de violência vivenciadas por adolescentes
brasileiros: pesquisa nacional de saúde do escolar 2009, 2012 e 2015. Revista
Brasileira de Epidemiologia, v.21, p.e180014, 2018. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbepid/a/gWj76CJm7LMvqT7zw6zGTnM/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 jul.2023.
SALAS, Paula. Ataques a escolas: promover cultura de paz pode ser caminho a
longo prazo. Nova Escola, 14/04/2023. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/21649/ataques-a-escolas-cultura-de-paz
Acesso em: 15 jul.2023.
SILVA, Sandra Coelho Barreto; MENDES, Mônica Hoehne. Dinâmicas, jogos e
vivências: ferramentas úteis na (re)construção psicopedagógica do ambiente
educacional. Rev. Psicopedag., São Paulo, v. 29, n. 90, p. 340-355, 2012.
Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v29n90/08.pdf Acesso em: 26 jun. 2023.
SILVA, Jorge Luiz da; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; MELLO, Flávia Carvalho
Malta de; ANDRADE, Luciane Sá de; BAZON, Marina Rezende; SILVA, Marta
Angélica Iossi. Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying
em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, v.22, n.7, p.2329-2340, jul.2017.
Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csc/a/WLQVDC8GDKzmyjVxnYgtKrc/?lang=pt# Acesso em: 20 jul.2023.
SILVA, Flaviany Ribeiro da; ASSIS, Simone Gonçalves. Prevenção da violência
escolar: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, v.44, p.1-13, 2018.
Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ep/a/gyWkfTDCdCVP5QdsS3PCWpb/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20 jul.2023.
SILVA, Georgia Rodrigues Reis e; LIMA, Maria Luiza Carvalho de; ACIOLI,
Raquel Moura Lins; BARREIRA, Alice Kelly. A influência da violência familiar e
entre pares na prática do bullying por adolescentes escolares. Ciência & Saúde Coletiva, v.26, p. 4933-4943, out. 2021. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csc/a/yyDS4xFjTVpz3szVmW4jzRD/?lang=pt# Acesso
em: 18 maio 2023.
TEIXEIRA, Evandro Camargo; KASSOUF, Ana Lúcia. Impacto da violência nas
escolas paulistas sobre o desempenho acadêmico dos alunos. Economia
aplicada, v.19, n.2, p.221-240, abr.2015. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ecoa/a/PVRNb54dJcgN9BnSjbvwZdv/?lang=pt# Acesso em: 05 jun. 2023.
TERRIBELE, Flora Beatriz Proiette; MUNHOZ, Tiago Neuenfeld. Violência contra
escolares no Brasil: Pesquisa Nacional da Saúde do escolar (PENSE, 2015).
Ciência & Saúde Coletiva, v.26, n.1, p.241-254, jan. 2021. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/csc/a/9hvz8xthsDZsrXHDvR5Xyfj/?lang=pt# Acesso
em: 08 jul. 2023.
ZIMERMAN, David Epelbaum. Aplicação da dinâmica de grupo à escola. Rev.
SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 5, n. 5, p. 6-15, 2004. Disponível
em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rspagesp/v5n5/v5n5a03.pdf Acesso em: 26 jun. 2023.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.