O acolhimento e a afetividade nos anos iniciais: fatores essenciais para o período pós-pandemia

Resumo

A pandemia do Coronavírus (COVID-19) trouxe ao mundo novas realidades. Na Educação, escolas estiveram fechadas e o ensino emergencial foi estabelecido, alterando a rotina de estudantes, famílias e profissionais em busca de continuar os estudos em um período tão singular para a sociedade. Após o longo período, a escola reabriu e, em meio aos protocolos de segurança, deparou-se com estudantes com defasagem de aprendizagem e saúde mental abalada, e especialistas da educação apontam que resultados do período serão sentidos ainda por muitos anos. Diante disso, objetiva-se identificar o que está sendo realizado nas escolas para reparar, amenizar e ressignificar o estudo, o espaço escolar e a convivência. Por meio de uma breve pesquisa bibliográfica, observou-se que o acolhimento e a afetividade, há tempo, já são tratados na educação e se mostram, mais do que nunca, essenciais no processo de retorno e readaptação ao ambiente escolar, além de influenciar no desenvolvimento dos estudantes e auxiliar toda uma geração marcada por esse triste episódio mundial.

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Biografia do Autor

Júlia Gabrielle Carrilho Diniz, Facuminas

Especialista em Educação Especial Inclusiva e Transtornos do Espectro Autista (TEA) e Neurolinguística (FACUMINAS). Licenciatura em Pedagogia (BRAZCUBAS).

Janete Cardoso de Souza, Faculdades Itaqua

Professora especialista (Unijales), Pós graduada em Transtorno do Espectro Autista (Faculdades Itaqua); Psicopedagogia Institucional /Clínica e Alfabetização e Letramento (Faculdades Itaqua).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4876-1047 

 

Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Especialista, Mestra em Ciência da Informação e Doutora em Educação (UNESP/ Campus de Marília). 

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Diniz, J. G. C., Souza, J. C. de, & Wellichan, D. D. S. P. (2024). O acolhimento e a afetividade nos anos iniciais: fatores essenciais para o período pós-pandemia . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 483-501. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.19196