Análise da percepção discente sobre o uso do software educacional Aprimora no ensino de Língua Portuguesa

Resumo

As constantes transformações nas práticas linguísticas decorrentes do avanço tecnológico influenciam não só as interações sociais, mas também na inserção de ferramentas digitais no contexto escolar. Assim, professores buscam potencializar processos de ensino e aprendizagem por meio da inserção dessas ferramentas em sala de aula, fomentando o mercado de Softwares Educacionais (SE). Por isso, esta pesquisa analisa a percepção de discentes sobre o uso em Língua Portuguesa do SE Aprimora na temática História em Quadrinhos (HQs). Para tanto, apresentam-se concepções sobre tecnologia (Veraszto et al., 2009), letramento digital (Zacharias, 2016) e composição multissemiótica das HQs (Santos; Côrrea; Tomé, 2012). Ainda, utilizam-se os trabalhos de Gamez (1998) e Silva (2012) para definição dos conceitos e critérios de avaliação de SE. A partir desses dois autores, desenvolve-se um questionário avaliativo a ser respondido por discentes do 6º ano de uma escola pública na pesquisa de campo. Por fim, por meio da análise do corpus coletado, os principais resultados apontam para a desmotivação dos estudantes ao utilizarem o SE Aprimora nas aulas de Língua Portuguesa. Isso decorreu, principalmente, da falta de legibilidade dos recursos imagéticos, da repetição de informações e do baixo nível informacional das questões. Portanto, faz-se necessário aperfeiçoar o Software em estudo para motivação discente e potencialização do ensino de Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Lavínia Aparecida Batista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Pós-graduanda em Tecnologias Educacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora corregente de Língua Portuguesa no Colégio Bom Jesus Aldeia

Karina Pacheco dos Santos Vander Broock, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Estudos de  Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Letras Português pela PontifíciaUniversidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora do curso de Letras Português-Inglês da PUCPR.

Rosane de Mello Santo Nicola, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Letras pela
Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do curso de Letras Português-Inglês da PUCPR

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Aparecida Batista, L., Pacheco dos Santos Vander Broock, K., & de Mello Santo Nicola, R. (2024). Análise da percepção discente sobre o uso do software educacional Aprimora no ensino de Língua Portuguesa. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 201-224. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20104