O Ensino Remoto Emergencial em uma escola rural de Minas Gerais sob a perspectiva dos estudantes

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar os resultados da análise de um estudo de caso, fruto de uma dissertação de mestrado que abordou os aspectos da sociabilidade de estudantes de uma escola rural do estado de Minas Gerais, por meio de tecnologias digitais, durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foram realizadas entrevistas síncronas com estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e da EJA por meio da plataforma Google Meet, e analisadas através do método de análise de conteúdo. Como principais resultados identificamos que dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, os smartphones assumiram um importante papel em ser mediadores da sociabilidade e da comunicação em momentos de apoio pedagógico junto aos professores, apesar da redução significativa do contato entre os entrevistados. Conclui-se através dos relatos a perspectiva predominante de que o contato virtual não tem as mesmas potencialidades do que a interação presencial, nem no sentido pedagógico, nem no sentido da sociabilidade, por isso, para a maior parte dos entrevistados o ERE não trouxe resultados positivos.

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Biografia do Autor

Daniela Alves de Alves, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Sociologia pela UFRGS; Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da UFV; Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFV.

Luciana Alves da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Licenciada em Geografia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Alves de Alves, D., & Alves da Silva, L. (2024). O Ensino Remoto Emergencial em uma escola rural de Minas Gerais sob a perspectiva dos estudantes. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 391-414. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20134