Memórias da pandemia de Covid-19 sobre infância e tecnologias digitais em imagens

Resumo

O presente artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo refletir sobre formação docente e o uso das tecnologias na educação infantil no contexto pandêmico, no biênio 2020-2021. Dente os resultados encontrados nesta pesquisa, algo que nos suscitou questionamentos diz respeito a como os profissionais da educação da primeira infância se sentiram ao observarem imagens de crianças pequenas e bebês manipulando aparelhos tecnológicos digitais. Por meio dos dados construídos em rodas de conversas com imagens, nosso objetivo é analisar as narrativas destes profissionais sobre esses textos imagéticos. A partir desta análise, percebemos que embora as tecnologias digitais estejam cada vez mais presentes nas rotinas das crianças, estes profissionais entendem que o uso deliberado de tecnologias por crianças é prejudicial em diversos aspectos, mas que há a possibilidade do uso pedagógico e consciente destes artefatos pelas crianças desde que haja mediação adequada.

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Biografia do Autor

Carla Antunes Pereira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (PPGE-UNESA). Professora de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ). Tutora EAD do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pelo Consórcio CEDERJ

Adriana Maria de Assumpção , Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE-UNESA). Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologias (GECULT)

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Antunes Pereira, C., & de Assumpção , A. M. (2024). Memórias da pandemia de Covid-19 sobre infância e tecnologias digitais em imagens. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 369-390. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20149