Ensino híbrido no contexto da expansão do ensino superior brasileiro

Resumo

Este artigo tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o panorama educacional do Ensino Superior brasileiro sob o aspecto da intensificação do uso das TDIC, por meio do ensino híbrido, para discutir alguns efeitos da expansão do uso destas tecnologias. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória em que os resultados foram analisados por meio de abordagem qualitativa, explorando a Teoria da Complexidade como principal referencial teórico. Os resultados permitem a inferência de que a expansão do uso das TDIC está correlacionada ao cenário privatista e híbrido no Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Katiuscia Akemi Nasu Nogueira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Metodologias e Gestão para Educação a Distância (Anhanguera-Uniderp) e em Saúde Pública (UNIGRAN). Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Odontologia (UFMS). Atua nas áreas de saúde, educação e gestão, com ênfase em ensino digital, programas e projetos educacionais. Atualmente atua na unidade educacional do SENAR – AR/MS. E-mail: katiuscianasu@hotmail.com

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá, Department of Family Social Science - Faculty of Human Ecology. Possui graduação em Letras pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED). Pesquisadora Produtividade CNPq. E-mail: cristina@ucdb.br

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Nasu Nogueira, K. A., & Paniago, M. C. L. (2024). Ensino híbrido no contexto da expansão do ensino superior brasileiro. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 122-134. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20152