Análise da pedagogia cultural constituída no vídeo de divulgação de 20 anos do Ministério do Turismo do Brasil

Resumo

O campo de estudos do Turismo como o conhecemos atualmente se molda a partir do período da Revolução Industrial, e esse fenômeno cresce com o passar dos anos ao passo que também cresce a sua relevância para o poder público. O objetivo do presente estudo foi identificar a pedagogia cultural presente no vídeo elaborado pelo Ministério do Turismo, intitulado “Mtur 20 anos”, referente aos 20 anos de sua criação. A metodologia utilizada foi a análise com aportes teóricos produzidos pelos estudos culturais e pelos estudos na área do Turismo, ambos considerados multi/interdisciplinares. Dentre os resultados, observamos a construção de uma pedagogia que liga o poder público à preservação do meio ambiente através do turismo, mesmo com os dados mostrando um aumento crescente do desmatamento e da destruição da nossa fauna e flora. Outra pedagogia apresentada é a que relaciona o governo com o incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento do setor. Tais resultados evidenciam que o vídeo “MTur 20 anos” constitui uma pedagogia cultural complexa e contraditória.

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Biografia do Autor

Guilherme Rodrigues Delmondes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em MBA em Empreendedorismo e Negócios Digitais pela Faculdade Focus. Assistente Administrativo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação (UFMS). Professor nos Programas de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult) e Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher.

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Delmondes, G. R., & Rosa, M. V. da. (2024). Análise da pedagogia cultural constituída no vídeo de divulgação de 20 anos do Ministério do Turismo do Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 69-84. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20183