No contexto de flexibilização da pandemia de Covid-19: aulas de danças de salão no projeto de extensão em uma universidade pública

Resumo

Este artigo versa sobre as experiências de um grupo muito específico: pessoas frequentadoras do projeto de extensão “Dança de salão”, vinculado ao curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), localizado no bloco VIII da Cidade Universitária, e tendo como marco temporal o estabelecimento de certas ações práticas restritivas entendidas como necessárias para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Tem-se como objetivo a contextualização dessas experiências ao considerar os reflexos/impactos sociais a partir desse determinado período histórico, marcado por restrições e flexibilizações. Para tanto, como procedimentos metodológicos nos valemos dos relatos de experiência do professor coordenador e de um bolsista professor, de modo que acionamos suas memórias desse período a partir de conversas informais, bem como recorremos a documentos oficiais, artigos, revistas, entre outras publicações on-line presentes em nossas referências bibliográficas. A partir dessas memórias, resgatamos conhecimentos e experiências que versam sobre os processos de ensino e aprendizagem da dança de salão em tempos pandêmicos e pós-pandêmicos. Como considerações, apresentamos um pouco das articulações desse seleto grupo diante dos impactos da pandemia como uma forma de dar continuidade ao projeto de extensão, cumprindo assim com seus compromissos didáticos antes estabelecidos.

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Biografia do Autor

Adriana Cristiane Lopes Lino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando em Estudos Culturais (PPGCult) e bacharel em Educação Física, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professor do curso de Educação Física da Faculdade de Educação (FAED) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/FAED), do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult /CPAQ), Coordenador do Núcleo de Estudos Néstor Perlongher (NENP/UFMS/CNPq) e pesquisador no Impróprias - Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (UFMS/CNPq).

Anderson Santos Peres, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Discente do curso de Educação Física (Bacharelado) UFMS.

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Lopes Lino, A. C., da Rosa, M. V., & Santos Peres, A. (2024). No contexto de flexibilização da pandemia de Covid-19: aulas de danças de salão no projeto de extensão em uma universidade pública. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 439-451. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20200