Comunidades de prática de professores de ciências na perspectiva da teoria do agir comunicativo e o ChatGPT

Resumo

Este trabalho envolve pesquisa-ação em uma comunidade de prática (CoP) online de professores de ciências, abrangendo Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), na ótica da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Jürgen Habermas. A presente pesquisa é parte da tese de doutoramento profissional em Ensino de Ciências e Matemática e, neste artigo, apresenta-se a análise de uma reunião, entendida como um episódio de análise, no qual houve a discussão das inteligências artificiais e sua repercussão no contexto do ensino de Ciências. Para tanto, analisaram-se os atos de fala emitidos pelos participantes, em que se evidenciaram as expectativas e os entendimentos preliminares quanto à inteligência artificial. As conexões dialógicas presentes na CoP, nesse episódio, buscaram o desenvolvimento de possibilidades de utilização das ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, na educação, bem como refletir sobre os riscos e alertas referentes ao uso desse recurso tecnológico. Esse recorte da pesquisa tem como resultado preliminar a potencialidade da instauração e acompanhamento de CoP de professores de ciências como modelo formativo profissional, de perfil crítico e emancipatório. Essa possibilidade fortalece uma docência crítica e autônoma, perpassando experiências de aprendizagem no ensino de ciências, com a utilização de tecnologias digitais como o ChatGPT, sob a perspectiva CTSA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea da Silva Castagini Padilha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda do PPGFCET/UTFPR, professora de ciências da rede pública estadual do Paraná

Noemi Sutil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Física, professora do PPGFECT/UTFPR

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianchini de. Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: uma experiência na pós-graduação. Práxis Educacional, [S.L.], v. 17, n. 45, p. 1-29, 1 abr. 2021. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edicoes UESB. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8324. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8324. Acesso em: 12 abr. 2024.

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph David; HANESIAN, Hellen. Psicologia educacional. New York: Holt, Rinehart and Winston. Publicado em português pela Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.

BACON, Jono. A arte das comunidades virtuais. São Paulo: Novatec. 2010.

BARATTO, Silvana Simão; CRESPO, Luís Fernando. Cultura digital ou cibercultura: definições e elementos constituintes da cultura digital, a relação com aspectos históricos e educacionais. Rev. Científica Eletrônica UNISEB, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 16-25, ago. 2013. Disponível em: https://cursosextensao.usp.br/pluginfile.php/51965/mod_folder/content/0/jul-2.pdf?forcedownload=1. Acesso em: 11 mar. 2024.

BATISTA, P. Formar professores para os desafios profissionais futuros: O potencial das comunidades de prática e do prático investigador. Educação, Sociedade & Culturas, [S. l.], n. 67, p. 1–20, 2024. DOI: 10.24840/esc.vi67.776. Disponível em: https://www.up.pt/revistas/index.php/esc-ciie/article/view/776. Acesso em: 27 abr. 2024.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências – tendências e inovações. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CONTÉ, Elaine; HABOWSKI, Adilson C. O agir comunicativo na educação como dispositivo e autoridade epistêmica à práxis tecnológica. Educação e Sociedade, v. 40, p.327-345, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/rwp87Z3c85KpQgCqvmfd9gy/?lang=pt. Acesso em: 07 jan. 2024.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores / José Contreras; Tradução Sandra Trabuco Valenza; revisão técnica, apresentação e notas à edição brasileira Selma Garrido Pimenta. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GILLARD, Sharlett; BAILEY, Denice; NOLAN, Ernest. “Ten Reasons for IT Educators to Be Early Adopters of IT Innovations.” Journal of Information Technology Education: Research, v. 7, p.21-33, 2008. Disponível em: http://www.jite.org/documents/Vol7/JITEv7p021-033Gillard257.pdf. Acesso em: 14 abr. 2024.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo I: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

HOLLAND, Kaylah E., Transformational Learning Experiences: How Google Innovators Are Transforming K12 Education Using Active Learning.2019. 155p. Dissertação (Doutorado em Educação). University of Memphis. 2019. Disponível em: https://digitalcommons.memphis.edu/etd/2588 Acesso em: 14 abr. 2024.

KEMMIS, Stephen; MCTAGGART, Robin; NIXON, Rhonda.The Action Research Planner: Doing Critical Participatory Action Research. Springer, 2014.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge University Press: New Your, 1991.

LEE, Gyeong-Geon; ZHAI, Xiaoming. Using ChatGPT for Science Learning: A Study on Pre-service Teacher’s Lesson Planning. Arxiv. Preprint, submetido em 2024. Disponível em: https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/2402/2402.01674.pdf Acesso em: 14 abr. 2024.

LEMOS, André. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 4ª ed. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2002.

MALIZIA, Pierfranco. Comunidades virtuais de aprendizagem e de prática. In: SCHLEMMER, Eliane; MALIZIA, Pierfranco; BACKES, Luciana; MORETTI, Gaia (Orgs.). Comunidades de aprendizagem e de prática em metaverso. Editora Cortez: São Paulo, 2012, p. 25-59.

MAY, Duong Thi Thuy; DA, Can Van; HANH, Nguyen Van. The Use of ChatGPT in Teaching and Learning: A Systematic Review Through SWOT Analysis Approach. Frontiers in Education, v. 9, fev. 2024. Disponível em: https://doaj.org/article/ee16431f012d4124bf79690a67d3d705 Acesso em: 14 abr. 2024.

MOISÉS, Christiane; SANTOS, Gilberto Lacerda. Professores empoderando professores: construtos de inovação como foco para a integração das tecnologias digitais. In: CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/775. Acesso em: 27 abr. 2024.

MONTEIRO, Fabio Ferreira; SOUZA, Paulo Victor Santos; SILVA, Marcelo Castanheira; MAIA, José Robson; SILVA, Wagner Ferreira; GIRARDI, Daniel. ChatGPT in Brazilian K-12 science education. Frontiers in Education, v. 9. 2024. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2024.1321547. Acesso em: 14 abr. 2024.

MOURA, Filipe Antônio Araújo; NUNES, Andrea Karla Ferreira; VASCONCELOS, Carlos Alberto. Youtube: tessituras que perfazem a formação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16003, 2024. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16003. Acesso em: 13 abr. 2024.

MÜHL, Eldon Henrique. Habermas: ação pedagógica como agir comunicativo. Passo Fundo: UPF, 2003.

OLIVEIRA, André Luiz. A formação continuada de professores para uso pedagógico de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão por meio de uma comunidade de prática: um estudo de caso em torno do Grupo de Educadores Google. 2018. 183 p. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/32392. Acesso em: 10 fev. 2024.

PADILHA, Andrea da Silva Castagini; SUTIL, Noemi. Constituição de comunidade virtual de prática de professores de Ciências para ações colaborativas e emancipatórias. In: SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2023. Anais [...]. Universidade Federal da Fronteira Sul -UFF. 2023. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SSAPEC/article/view/19026. Acesso em: 14 abr. 2024.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PEDRETTI, Erminia; NAZIR, Joanne. Currents in STSE Education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.20435. Acesso em: 14 abr. 2024.

PERALTA, Deise A.; GONÇALVES, Harryson J. L. Teoria da Ação Comunicativa: considerações sobre interdisciplinaridade na educação profissional. Zetetiké, Campinas, v. 24, n. 3, p. 378-394, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648089. Acesso em: 07 jan. 2024.

PINHEIRO, Generosa; ALVES, José Joaquim Maria. COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM: EFEITOS E DESAFIOS - UMA SCOPING REVIEW. Formação e Trabalho Docente - Cadernos de Pesquisa, v. 53, p. e10136, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/KcFrgC94kC8TzdvFyQRnZfC/#. Acesso em: 14 abr. 2024.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RODRIGUES, Olira Saraiva; RODRIGUES, Karoline Santos. A Inteligência Artificial Na Educação: Os Desafios Do ChatGPT. Texto Livre, v. 16, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/rxWn7YQbndZMYs9fpkxbVXv/#. Acesso em: 14 abr. 2024.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SILVA, João Ricardo Neves da; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de. Contribuições das Concepções de Jürgen Habermas para a Construção de um Dispositivo de Análise das Interações Linguísticas Voltado à Pesquisa em Ensino de Ciências. Alexandria (UFSC), v. 10, p. 239-258, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n2p239. Acesso em: 14 abr. 2024.

THAPALIYA, Pratima; LUITEL, Bal Chandra. Reflection-on-/in-/for-actions: Deconstructing hegemonic pedagogical culture in science education. Culture of Science. v.7, n.1, p.64-76, abr. 2024. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/epub/10.1177/20966083241241351. Acesso em: 14 abr. 2024.

TORRE, Saturnino de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. São Paulo: Madras, 2008.

VAVITSA, Theodoros. Dialogue As A Tool For Intercultural Coexistence In The Multicultural Classroom: Teachers’ Views. European Journal Of Social Sciences Studies, v. 9, Issue 4. 2024. Disponível em: https://oapub.org/soc/index.php/EJSSS/article/view/1629/2203. Acesso em: 14 abr. 2024.

WENGER, Etienne. Communities of Practice: Learning, Meaning, and Identity. Cambridge University Press, 2007.

WENGER, Etienne; McDERMOTT, Richard; SNYDER, William M. Cultivating Communities of Practice: A Guide to Managing Knowledge. Harvard Business School Press. Boston, Massachusetts. 2002.

WENGER-TRAYNER, Etienne; WENGER-TRAYNER, Beverly. Introduction to communities of practice. A brief overview of the concept and its uses. 2015. Disponível em: https://wenger-trayner.com/introduction-to-communities-of-practice/. Acesso em: 14 abr. 2024.

YU, Hao. The application and challenges of ChatGPT in educational transformation: New demands for teachers’ roles. Heliyon, v. 10, n.2, E24289, jan. 2024. Disponível em: https://www.cell.com/heliyon/pdf/S2405-8440(24)00320-7.pdf. Acesso em: 14 abr. 2024.

Publicado
2024-06-28
Como Citar
da Silva Castagini Padilha, A., & Sutil, N. (2024). Comunidades de prática de professores de ciências na perspectiva da teoria do agir comunicativo e o ChatGPT . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 289-309. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20231