Desafios para o ensino das temáticas afro-brasileira e indígena na disciplina de História em escolas de Campo Grande / MS
Resumen
O presente artigo tece algumas reflexões sobre o ensino das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em escolas das redes pública e privada do município de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Para a obtenção e produção dos dados e informações aqui apresentados, utilizamos, prioritariamente, entrevistas semiestruturadas e observação direta de atividades escolares realizadas no ensino remoto emergencial. Nesse sentido, buscamos observar experiências de professores no ensino das temáticas e identificar as abordagens desses temas nas aulas de História na Educação Básica. Na percepção dos interlocutores da pesquisa, alguns dos desafios para o ensino das referidas temáticas se concentram na persistência do preconceito racial e religioso em nosso país; nas deficiências da formação docente (inicial e continuada), e na necessidade de maior colaboração entre profissionais da Educação Básica, pesquisadores das universidades e ativistas dos movimentos sociais pela igualdade de direitos.
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Citas
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