Desafios para o ensino das temáticas afro-brasileira e indígena na disciplina de História em escolas de Campo Grande / MS

Resumen

O presente artigo tece algumas reflexões sobre o ensino das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em escolas das redes pública e privada do município de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Para a obtenção e produção dos dados e informações aqui apresentados, utilizamos, prioritariamente, entrevistas semiestruturadas e observação direta de atividades escolares realizadas no ensino remoto emergencial. Nesse sentido, buscamos observar experiências de professores no ensino das temáticas e identificar as abordagens desses temas nas aulas de História na Educação Básica. Na percepção dos interlocutores da pesquisa, alguns dos desafios para o ensino das referidas temáticas se concentram na persistência do preconceito racial e religioso em nosso país; nas deficiências da formação docente (inicial e continuada), e na necessidade de maior colaboração entre profissionais da Educação Básica, pesquisadores das universidades e ativistas dos movimentos sociais pela igualdade de direitos.

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Biografía del autor/a

Evelyn de Souza Santiago Candido da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Licenciada em História pela UFMS.

Victor Ferri Mauro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Citas

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Publicado
2025-01-02
Cómo citar
Silva, E. de S. S. C. da, & Mauro, V. F. (2025). Desafios para o ensino das temáticas afro-brasileira e indígena na disciplina de História em escolas de Campo Grande / MS. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 111-129. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i30.21240