Auto-heteroecoformação de professores da educação básica à luz da epistemologia da complexidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e interpretar a natureza do fenômeno da formação de professores de inglês da rede pública que atuaram no Programa Residência Pedagógica, visando à formação percebida pelos participantes por meio da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) (Freire, 2010; 2012; 2017), linha metodológica de natureza qualitativa. Este estudo ampara-se na epistemologia da complexidade (Morin, 2000; 2003; 2005; 2007), que busca a (re)ligação dos saberes, articulada à auto-heteroecoformação (Freire, 2009; Freire; Leffa, 2013; Brauer; Freire, 2023). A pesquisa contou com três participantes e seus respectivos relatos textuais como instrumentos de investigação por conter suas reflexões acerca das experiências vividas quando questionados sobre formação de professores. A partir desses registros textualizados, iniciamos a rotina de organização e interpretação. Refinamos, ressignificamos e alcançamos as unidades de significado. Como resultado, os textos revelaram que a formação docente se manifesta por meio das experiências (tema 1) e os desafios (tema 2) em sala de aula, além da necessidade (tema 3) de planejamento (subtema do tema 3) e de prática (subtema do tema 3), aliado à falta (tema 4) de preparação (subtema do tema 4) para o uso de tecnologia (subtema do tema 4). Os temas confirmam que a auto-heteroecoformação aponta para a responsabilidade do professor pela própria formação em interação com o outro em determinado ambiente em que estão inseridos, possibilitando ao pesquisador momentos de reflexão apontando que a relevância desse estudo reside nas novas formas de olhar as experiências individuais e/ou coletivas à luz da epistemologia da complexidade.

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Biografia do Autor

Welson Luiz dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestrando em Linguística Aplicada no Programa de pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em 2021 em Letras-inglês pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é professor de Língua Inglesa e de Leitura e Produção de Texto na rede pública do município de Atalaia/AL e professor de Língua Inglesa na rede privada do mesmo município. Participa do grupo de pesquisa: Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET/UFAL).

Cátia Veneziano Pitombeira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutora e mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, ambos na linha de pesquisa de Linguagem, Tecnologia e Educação. Graduada em 1992 em Letras: Português/Inglês com habilitação em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-americana e em 1993 em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Atuou no curso de Letras da PUC Campinas de 2014 a 2016, na graduação da FATEC Praia por 6 anos. De 2012 a junho de 2013 liderou a coordenação geral de tutoria do curso Inglês Online da EVESP/SEE e Fundação Padre Anchieta. Foi professora de língua inglesa na graduação da Universidade Metodista e coordenou os cursos presenciais de graduação em Letras e Tradutor e Intérprete por 6 anos e de Letras Espanhol a distância por 1 ano. Lecionou no ensino fundamental II e médio dos colégios Metodista de São Bernardo do Campo e São Vicente de Paula. Atualmente é professora efetiva de Linguística Aplicada e ensino de língua inglesa na Universidade Federal de Alagoas na FALE/UFAL e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/FALE/UFAL). Realizou a coordenação pedagógica de Inglês do Programa de Línguas Estrangeiras no Interior em 2019, do Idiomas sem Fronteiras e nos programas Capes PIBID (2024-2026 e 2020-2022) e RP (2022-2024). Orientou PIBIC (2024-2025 e 2020-2021). Estuda a epistemologia da complexidade, a formação tecnológica do professor de línguas adicionais, recursos digitais e tecnológicos aplicados ao ensino-aprendizagem de línguas adicionais, desenho de material didático para o ensino de línguas em contexto presencial e a distância e Línguas para fins específicos (LinFE), participando dos grupos de pesquisa: Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET/UFAL), Observatório da língua em uso (Observu/UFAL) e Grupo de pesquisa da Abordagem hermenêutico-fenomenológica Complexa (AHFC/PUCSP)

Referências

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
dos Santos, W. L. dos S., & Pitombeira, C. V. (2025). Auto-heteroecoformação de professores da educação básica à luz da epistemologia da complexidade. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 208-222. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22770