Auto-heteroecoformação de professores da educação básica à luz da epistemologia da complexidade
Resumo
Este artigo tem por objetivo descrever e interpretar a natureza do fenômeno da formação de professores de inglês da rede pública que atuaram no Programa Residência Pedagógica, visando à formação percebida pelos participantes por meio da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) (Freire, 2010; 2012; 2017), linha metodológica de natureza qualitativa. Este estudo ampara-se na epistemologia da complexidade (Morin, 2000; 2003; 2005; 2007), que busca a (re)ligação dos saberes, articulada à auto-heteroecoformação (Freire, 2009; Freire; Leffa, 2013; Brauer; Freire, 2023). A pesquisa contou com três participantes e seus respectivos relatos textuais como instrumentos de investigação por conter suas reflexões acerca das experiências vividas quando questionados sobre formação de professores. A partir desses registros textualizados, iniciamos a rotina de organização e interpretação. Refinamos, ressignificamos e alcançamos as unidades de significado. Como resultado, os textos revelaram que a formação docente se manifesta por meio das experiências (tema 1) e os desafios (tema 2) em sala de aula, além da necessidade (tema 3) de planejamento (subtema do tema 3) e de prática (subtema do tema 3), aliado à falta (tema 4) de preparação (subtema do tema 4) para o uso de tecnologia (subtema do tema 4). Os temas confirmam que a auto-heteroecoformação aponta para a responsabilidade do professor pela própria formação em interação com o outro em determinado ambiente em que estão inseridos, possibilitando ao pesquisador momentos de reflexão apontando que a relevância desse estudo reside nas novas formas de olhar as experiências individuais e/ou coletivas à luz da epistemologia da complexidade.
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Referências
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