Pensamento computacional na educação infantil: interlocuções teóricas sobre a formação continuada como estratégia para desenvolver a linguagem matemática
Resumo
A abordagem tradicional do ensino da matemática parece negligenciar o desenvolvimento do pensamento computacional, competência essencial na atualidade. Em tal contexto, a formação continuada docente exerce atribuição impreterível no alinhamento das habilidades e refinamento das práticas pedagógicas, sobretudo no nível da educação infantil. É imprescindível reexaminar a atuação docente desse nível, e explorar abordagens inovadoras que harmonizem o ensino da matemática com as necessidades contemporâneas, como a integração do pensamento computacional e suas linguagens. Nesse cenário, é relevante ao processo formativo, pois permite aos professores atualizarem e adaptarem suas práticas conforme as demandas educacionais em constante evolução. Este estudo configura-se como uma investigação de natureza qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-social, tendo como objeto o desenvolvimento profissional docente voltado à integração do pensamento computacional no ensino da linguagem matemática. Supõe-se que a busca do aperfeiçoamento pedagógico, voltada à inserção do pensamento computacional nas práticas pedagógicas, potencializa o ensino da linguagem matemática na educação infantil e promove o desenvolvimento de habilidades matemáticas e cognitivas. O objetivo geral da investigação em andamento é analisar como a formação permanente dos professores integra o pensamento computacional no ensino da linguagem matemática influenciando práticas pedagógicas na educação infantil. Para tanto, apresentam-se os resultados da pesquisa inicial documental sobre formação no cotidiano docente, em abordagem interdisciplinar coerente com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Espera-se que os resultados desta investigação contribuam aos processos formativos e na implementação de estratégias pedagógicas inovadoras, com uso do pensamento computacional e ensino da linguagem matemática, no âmbito do desenvolvimento infantil.
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Referências
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