A Gazeta Infantil e as contribuições da literatura na formação do pequeno leitor (1929-1930)
Resumo
Este texto tem como objetivo investigar como o suplemento A Gazeta Infantil, publicado em formato de tabloide no jornal A Gazeta, veiculava questões relacionadas à literatura infantil durante a sua primeira fase de circulação (1929-1930). Temos a intenção de destacar as contribuições do suplemento para o florescimento e solidificação da literatura infantil brasileira e a formação de novos leitores. Isso ocorreu em um período em que se sobressaíam os interesses de uma nova massa urbana, impulsionada, principalmente, pelo processo de imigração e industrialização incipiente. Para isso, tomamos como fonte de pesquisa, as 57 primeiras edições do suplemento A Gazeta Infantil que foram publicadas entre os anos de 1929 e 1930. Assim, identificamos várias concepções de infância, desde a criança inocente, ignorante “jeca”, suja, mal-educada, preguiçosa, desobediente e má, que precisava ser conduzida e educada para transformar a sociedade e atender aos auspícios do desenvolvimento econômico, político e social até à criança sacralizada, idealizada nos moldes românticos. Em outras palavras, aquela criança estudiosa, obediente, bondosa, zelosa, religiosa, limpa e educada, lapidada o suficiente para garantir o crescente processo de modernização que vivia a pátria brasileira.
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