A Gazeta Infantil e as contribuições da literatura na formação do pequeno leitor (1929-1930)

Resumo

Este texto tem como objetivo investigar como o suplemento A Gazeta Infantil, publicado em formato de tabloide no jornal A Gazeta, veiculava questões relacionadas à literatura infantil durante a sua primeira fase de circulação (1929-1930). Temos a intenção de destacar as contribuições do suplemento para o florescimento e solidificação da literatura infantil brasileira e a formação de novos leitores. Isso ocorreu em um período em que se sobressaíam os interesses de uma nova massa urbana, impulsionada, principalmente, pelo processo de imigração e industrialização incipiente. Para isso, tomamos como fonte de pesquisa, as 57 primeiras edições do suplemento A Gazeta Infantil que foram publicadas entre os anos de 1929 e 1930. Assim, identificamos várias concepções de infância, desde a criança inocente, ignorante “jeca”, suja, mal-educada, preguiçosa, desobediente e má, que precisava ser conduzida e educada para transformar a sociedade e atender aos auspícios do desenvolvimento econômico, político e social até à criança sacralizada, idealizada nos moldes românticos. Em outras palavras, aquela criança estudiosa, obediente, bondosa, zelosa, religiosa, limpa e educada, lapidada o suficiente para garantir o crescente processo de modernização que vivia a pátria brasileira.

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Biografia do Autor

Gizeli Fermino Coelho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora efetiva do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Maracaju. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE)-GT HISTEDBR Maringá.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular na Universidade Estadual de Maringá (UEM).  É coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação na UEM. Líder no Grupo de Estudos e Pesquisas História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE) - GT HISTEDBR Maringá, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Publicado
2025-09-17
Como Citar
Coelho, G. F., & Machado, M. C. G. (2025). A Gazeta Infantil e as contribuições da literatura na formação do pequeno leitor (1929-1930). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 126-144. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22793
Seção
Artigos de fluxo contínuo