As dívidas com a alfabetização e o letramento no período pós-pandemia
Resumo
O período de pandemia de Covid-19 trouxe diversas dificuldades para a educação brasileira, especialmente para as crianças que vivenciaram essa fase escolar em um momento crucial para sua escolarização, que foi o período de alfabetização. Diante disso, esta pesquisa buscou compreender as “dívidas” que ficaram do período pandêmico e como esse momento afetou a aprendizagem das crianças em relação à leitura e à escrita. Os objetivos específicos do trabalho foram: i) verificar as práticas de leitura e escrita de alunos de um 5° ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Naviraí-MS, que iniciaram a alfabetização durante a pandemia de Covid-19; ii) averiguar as estratégias adotadas pela escola e pela professora para minimizar as dificuldades de aprendizagem das crianças. A pesquisa tem caráter qualitativo-descritivo e a coleta de dados foi realizada por meio de cinco dias de observações e a análise de atividades de produção de textos. Os resultados mostraram que as dificuldades iniciais de apropriação da língua escrita persistem até o final dos anos iniciais, uma vez que o distanciamento social impediu as intervenções necessárias da escola e do professor alfabetizador para que as crianças pudessem avançar em conhecimentos sobre a linguagem que se escrevem. A pesquisa mostrou que as dificuldades podem ser enfrentadas com o incentivo à leitura, às produções textuais e reflexão sobre a língua, por meio de uma frequente mediação/intervenção didática do professor alfabetizador.
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