Tecnologia assistiva em perspectiva: abordagens interdisciplinares e educacionais em teses de doutoramento

Resumo

Esta pesquisa objetiva mapear teses de doutorado que tenha como foco o estudo de recursos de Tecnologia Assistiva (TA), por meio de levantamento realizado em 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal da CAPES. A metodologia utilizada foi a Pesquisa e Desenvolvimento Experimental (P&D), fundamentada no Manual de Frascati (OCDE) e no modelo de Níveis de Maturidade Tecnológica (TRL), associada a revisão bibliográfica e documental. Vale destacar que este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa em nível de doutorado Intitulada  “APP-ACESSA-PCDA:   Aplicativo   de Smartphones para   Mapeamento,   Informação   e Avaliação de Acessibilidade para Pessoas Surdas e Pessoas com Deficiência Auditiva em Equipamentos Sociais Públicos de Cidadania”. O mapeamento evidenciou que a produção de TA articulada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é interdisciplinar, envolvendo áreas como engenharia elétrica, artes, saúde, arquitetura e educação. Observou-se também a necessidade de padronizar o uso do termo “Tecnologia Assistiva” no singular, conforme recomendação do Catálogo Nacional de Tecnologia Assistiva por se tratar de uma área de conhecimento. Os resultados das teses analisadas destacam contribuições positivas da TA na inclusão educacional, social e cultural. Assim, aponta-se a importância de a área educacional não apenas utilizar, mas também produzir recursos de TA, ampliando possibilidades de inovação e acessibilidade.

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Biografia do Autor

Luana Almeida Ayala, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Professora do Atendimento Educacional Especializado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS ORCID: org/0000-0003-4159-3482. Dourados-MS, Brasil. Email: luanadoc19@gmail.com

Suzana Marssaro Santos Sakaue , Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda em Educação, Universidade da Grande Dourados. Assessora pedagógica do município de Navirai-MS. ORCID: org/0000-0002-9565-3893. Naviraí-MS, Brasil. Email:suzanamarsaro@outlook.com.

Reinaldo dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutor em Sociologia Política e Pós-Doutorado em Educação pela Unesp e USP. Professor do Programa   de Pós-Graduação   em   Educação da   UFGD- ORCID:org/0000-0003-4357-0655. Dourados-MS, Brasil. Email:docrei@gmail.com

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Publicado
2025-12-12
Como Citar
Ayala, L. A., Sakaue , S. M. S., & dos Santos, R. (2025). Tecnologia assistiva em perspectiva: abordagens interdisciplinares e educacionais em teses de doutoramento. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(33), 190-204. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.24425
Seção
Artigos de fluxo contínuo