Tecnologia assistiva em perspectiva: abordagens interdisciplinares e educacionais em teses de doutoramento
Resumo
Esta pesquisa objetiva mapear teses de doutorado que tenha como foco o estudo de recursos de Tecnologia Assistiva (TA), por meio de levantamento realizado em 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no portal da CAPES. A metodologia utilizada foi a Pesquisa e Desenvolvimento Experimental (P&D), fundamentada no Manual de Frascati (OCDE) e no modelo de Níveis de Maturidade Tecnológica (TRL), associada a revisão bibliográfica e documental. Vale destacar que este estudo trata-se de um recorte de uma pesquisa em nível de doutorado Intitulada “APP-ACESSA-PCDA: Aplicativo de Smartphones para Mapeamento, Informação e Avaliação de Acessibilidade para Pessoas Surdas e Pessoas com Deficiência Auditiva em Equipamentos Sociais Públicos de Cidadania”. O mapeamento evidenciou que a produção de TA articulada às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é interdisciplinar, envolvendo áreas como engenharia elétrica, artes, saúde, arquitetura e educação. Observou-se também a necessidade de padronizar o uso do termo “Tecnologia Assistiva” no singular, conforme recomendação do Catálogo Nacional de Tecnologia Assistiva por se tratar de uma área de conhecimento. Os resultados das teses analisadas destacam contribuições positivas da TA na inclusão educacional, social e cultural. Assim, aponta-se a importância de a área educacional não apenas utilizar, mas também produzir recursos de TA, ampliando possibilidades de inovação e acessibilidade.
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Referências
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