O ideário neoliberal e a individualização dos processos educativos na América Latina: cidadania e direitos humanos

  • Lindomar Wessler Boneti Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Filinto Jorge Eisenbach Neto Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Cézar Bueno de Lima Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Neoliberalismo. Processos Educativos. Individualização

Resumo

Trata-se de uma análise teórica em relação as consequências de um modelo econômico, social e político implementado no âmbito da ótica neoliberal de diminuição das prerrogativas do Estado-nação no atendimento das demandas sociais. O argumento que se constrói  é que o Estado-nação se apresenta cada vez mais fragilizado frente ao projeto de expansão das relações econômicas internacionais, com sérias consequências sociais. Trata-se de uma frente capitaneada especialmente por dois agentes com atuação conjunta e colaborativa, as empresas multinacionais no gerenciamento dos investimentos, e as instituições internacionais que atuam no sentido de dar guarida “legal” a esta prática. A partir desta dupla ação evidencia-se um processo de redefinição das normativas quanto ao papel do Estado-nação especialmente em relação ao papel educacional, trazendo significativas mudanças no conjunto social. No contexto deste cenário, a prerrogativa do ser cidadão ou cidadã deixa de ser de responsabilidade do Estado, passando a recair sobre as prorrogativas e capacidades individuais. Implementa-se uma diferenciação entre trabalho e emprego, atribuindo-se à instituição escolar a responsabilidade pelo aprender fazer em lugar do aprender pensar. Na América Latina, e mais particularmente no Brasil, o resultado desta lógica faz surgir, especialmente nas periferias urbanas das grandes cidades, um contingente populacional fragilizado, sem qualquer vínculo institucional sem emprego e sem assistência do Estado e, portanto, agindo de forma individualizada na busca pela sobrevivência. A partir deste quadro, analisa-se o potencial  da teoria crítica dos direitos humanos enquanto papel de resistência ao processo da individualização e de precarização dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Lindomar Wessler Boneti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Professor e pesquisador do Progrma de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação e do Mestrado em Direitos Humanos e Polítricas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Filinto Jorge Eisenbach Neto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Doutorando no Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Professor do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Cézar Bueno de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Professor e pesquisador do Curso de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Professor do Curso de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

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Publicado
2019-03-19
Como Citar
Boneti, L. W., Eisenbach Neto, F. J., & Bueno de Lima, C. (2019). O ideário neoliberal e a individualização dos processos educativos na América Latina: cidadania e direitos humanos. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 5(10), 33-56. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6752
Seção
Artigos de demanda contínua